quarta-feira, 13 de junho de 2012

Respostas aos que sofrem




Nada nos deixa mais perplexos do que o sofrimento de uma pessoa que vive corretamente e tenta agradar a Deus em tudo. A Bíblia registra um caso assim. Estou falando da história de Jó. Nos três primeiros capítulos de Jó, temos um homem próspero e de caráter “íntegro e reto” (Jó 1:1; 2:3,9; 27:5; 31:6). Jó não era perfeito, era sincero em tudo quanto sabia e podia para com Deus. Isso lhe dava extrema segurança para lidar com o Senhor.

Além disso, Jó possuía uma família próspera (Jó 1:2). Sua família era grande e unida. E Jó velava pelo culto dos filhos a Deus. Jó possuía bens em abundância num tempo em que não havia moeda ainda (Jó 1:3). Possuía amigos capazes de vir de longe para tentar acudi-lo no infortúnio (apesar de não serem muito bons nisso – Jó 2:11).

Mas, em um só dia, Jó perdeu todos os seus bens. A adversidade veio sobre ele de repente. Limitado à sua visão terrena, Jó não conseguia entender nada do que tinha acontecido. Entretanto, o autor nos dá uma visão do trono e mostra Satanás como o autor da tentação. Mas seus três amigos sobre a terra culpavam Jó pela tragédia.

Deus não encontrava culpa em Jó, mas o homem não tinha advogado naquele tempo. Antes de Jesus, os homens estavam sem defesa, nascendo em pecado, a dívida os tornava acessíveis ao acusador (Apocalipse 12:10). Como o próprio Jó vai queixar-se em determinado momento: “Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos.” (Jó 9:33). O árbitro era a figura de um juiz daqueles eleitos por Moisés e Josué para procurar conciliação e julgar entre o povo. Ele colocava as mãos nos ombros do oponentes, os escutava e procurava conciliá-los e resolver o acordo conforme a lei.

Em aliança com Jesus, Ele se torna a oferta e o sacerdote pelos nossos pecados e se coloca entre nós e Deus: “5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6  o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” (1Tm 2:5-6). Jesus é o nosso advogado diante do Pai:

1  Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; 2  e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. (1 João 2:1-2)
 
Então, temos que colocar bem as diferenças da situação de Jó para a nossa, hoje, em aliança com Cristo. Mas, a lição de Jó é preciosa, e vamos tentar aprender com ele nesse texto.



O desafio do acusador

Satanás significa “adversário, aquele que se opõe à lei”. A primeira acusação do diabo foi a seguinte:

8 Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. 9  Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? 10  Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. 11  Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 12  Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó 1: 8-11).

Satanás é muito atrevido. Deus havia elogiado Jó e não encontrara pecado nele, mas Satanás insistiu em acusá-lo sem nenhuma evidência. Na verdade, ele tentou usar Jó para atingir a Deus. Se fôssemos parafrasear o que está acima, poderíamos fazer a fala de Satanás assim: “Ora, é muito fácil fazer tudo certo se é para receber a bênção. Ele só é reto porque o convém. Você, Deus, só  ó adorado porque para isso com a bênção. Na realidade, você não é digno de adoração.”

Os amigos de Jó chegaram, ficaram com ele em silêncio sete dias e depois começaram a dizer-lhe que se arrependesse para ser liberado daquele “castigo”. Se Jó não fosse íntegro, teria inventado um para se livrar de tudo aquilo. Mas ele insistia na sua integridade. Ainda que não entendesse o porquê de tudo aquilo, ele se mantinha confiando no caráter de Deus.

As declarações de Jó


Veja as declarações de Jó nesse momento terrível de perda e luto: “e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó  1:21). 

Jó olhou para o passado e viu que tudo vinha das mãos de Deus, olhou para o futuro e viu-se sem nada daquelas coisas na sepultura, nada daquilo, nem mesmo as pessoas que ele amava como seus filhos estaria com ele para sempre. “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.” (1Timóteo 6:7). Por fim, olhou para Deus e seu trono e viu que tudo o que é bom vem do Senhor e Ele está no controle de tudo e o bendisse.

Satanás queria que Jó amaldiçoasse a Deus...   Imagine a sua frustração diante dessa expressão de louvor no meio da adversidade. Nenhuma declaração de amor maior poderia ter sido dada.

Pele por pele...

A dor da alma é terrível, a dor de perder quem ama é impossível de explicar-se em palavras, a dor de não ter o que necessita é dura, mas a dor física constante é uma experiência torturante, sem descanso, ainda que sua mente queira esquecer-se e focar em outra coisa, ela não se esquece de você. O diabo deixou sua última arma para o fim.

3  Perguntou o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa. 4 Então, Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 5  Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face. (Jó 2:3-5).

O desafio do adversário era: “Tira-lhe as forças e ele perderá a esperança. Ainda tem como reconquistar tudo.” Que falta faz um advogado nessas horas... Se Jesus estivesse presente, teria feito como fez com Pedro: “31  Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.” (Lucas 22:31-32). E Pedro se restabeleceu logo após a ressurreição subindo a degraus de maravilha, quando confessou sua fé e três mil aceitaram o Senhor Jesus (Atos 2).

A retidão e a integridade de Jó na doença

Mas, Jó tinha sua retidão e integridade que vinham da fé. A tortura física foi terrível: coceira (Jó 2:8); insônia (Jó 3:13); feridas supurantes (Jó 2:7), o que produz um mal cheiro horrível; mau hálito (Jó 19:17); perda de peso (Jó 19:20); calafrios e febre (Jó 21:6); diarréia (30:7) e pele enegrecida (Jó 30:30). Jó ficou irreconhecível e afastou-se de todos (Jó 2:12; 19:13-20).

Jó mudou-se para o monte de cinzas. Lá era o depósito de lixo da cidade, local dos mendigos, cães e queima do estrume da cidade. O homem que sentava no meio dos anciãos e grandes estava agora vivendo no depósito de lixo com a sociedade marginal. Mas, a última cartada do diabo, a mulher e os três amigos de Jó decidiram assumir o papel de tentadora e acusadores. A mulher de Jó propôs: “[...] Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” (Jó  2:9). 

Meu Deus, a única pessoa que acreditava na integridade dele só queria que ele desistisse e se colocasse contra Deus. Os três amigos trabalhavam para o diabo acusando-o, a esposa assumia o discurso do Satanás tentando-o a ser exatamente o que ele o acusava diante de Deus: só crer enquanto tinha as bênçãos na mão.

A dor da perda dos filhos, dos bens, e da saúde do marido havia cegado a mulher de Jó. Ela não estava suportando esperar a hora em que o marido não resistiria ao sofrimento, queria o fim daquilo. Ela estava com raiva de Deus e dele. É bem comum quando passamos dificuldades e perdas. Sua solução, porém, teria piorado tudo. Sem o Senhor, toda a chance de paz se finda. Jó via a natureza de Deus e se mantinha firme e a mulher de Jó via a situação, o que perdera e o que faltava e se desesperava a ponto de aumentar o tormento do esposo. No momento de dor, Jó se apropriou da bondade dele sem nada ver, a sua esposa se entregou à revolta.

O consolo sem consolação

Se você já esteve numa situação de estar num hospital enfermo sabe que há visitas que você não quer receber. Há pessoas que ficam ao lado da sua cama com pena de você, fazem uma incursão nas possibilidades dos pecados que lhe levaram até à doença e terminam descambando para uma apologia da doença e até em um concurso de doenças sofridas como se dizer que Fulano ou ele mesmo teve algo pior e mais doloroso melhorasse a sua situação de alguma forma.

Apesar de sua boa vontade e terem se deslocado de longe para visitarem o amigo, indo até o pior lugar e suportarem toda a sujeira e fedentina para estarem com ele, o silêncio durante sete dias foi melhor do que quando abriram a boca. Explicações já não curam o coração ferido, mas acusações só aumentam a ferida. Acusações então, terminam o serviço de demolição de qualquer pessoa.

Jó lamenta até de ter nascido (Jó 3:1-26). Jeremias também chora dessa forma na sua angústia:

14  Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe! 15  Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho!, alegrando-o com isso grandemente. 16  Seja esse homem como as cidades que o SENHOR, sem ter compaixão, destruiu; ouça ele clamor pela manhã e ao meio-dia, alarido. 17  Por que não me matou Deus no ventre materno? Por que minha mãe não foi minha sepultura? Ou não permaneceu grávida perpetuamente? 18  Por que saí do ventre materno tão-somente para ver trabalho e tristeza e para que se consumam de vergonha os meus dias? (Jeremias 20:14-18).

A morte pode se apresentar como solução a um coração angustiado, mas não é que Jó estivesse pedindo para morrer, ele estava fazendo o que todos nós fazemos na angústia e que não é eficiente para resolvê-la. Ele repetia para si mesmo: Por quê? Por quê? Por quê? Foi para isso que eu nasci? Para sofrer? Para terminar desse jeito?

Entretanto, Wiersbe (2012, p. 12) faz um comentário excepcional sobre essa tendência de nos concentrarmos na razão das coisas más:

Se o Senhor nos explicasse o motivo de as coisas acontecerem, será que isso aliviaria nossa dor ou sararia nosso coração partido? Ver a radiografia faz passar a dor de uma perna quebrada? Vivemos de promessas e não de explicações, de modo que não devemos gastar muito tempo perguntando a Deus “por quê”.

Por algum momento, a morte pode até se apresentar como solução, mas a promessa de Deus é vida e vida em abundância. Não desista. Deus tem um plano nisso tudo e seu coração vai ser pleno com o que Ele tem para você. Foi a resposta que Ele deu à angústia de Jeremias, o mesmo do texto acima:

11  Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12  Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. (Jeremias 29:11-12)

Ouça a fé no aflito

 Os amigos de Jó não conseguiram ouvi-lo bendizendo a Deus, apenas o escutaram no seu momento de lamento. A fé não é algo fácil, simples de compreender, sem mistérios, sem dificuldades ou surpresas, não é livre de conflitos e sofrimentos, pois a fé começa na cruz.
Jó sabia da existência e da existência de Deus com toda a certeza. Ele se apegava à justiça de Deus diante da sua retidão, mas não sabia como levar isso até ele (Jó 9:14-35). Assim, sem conseguir lidar diretamente com Deus, ele não conseguia entender como seguir vivendo (Jó 10:1-22). Jó necessitava profundamente de um árbitro entre ele e Deus como todos os que sofrem.
Glória a Deus que temos Jesus por nós nessa posição, apaziguando entre nós e Deus. Ele se deu como ponte para nos trazer para perto. Ele VIVE ETERNAMENTE PARA INTERCEDER... Aleluia!

24  este [Jesus], no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. 25  Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. 26  Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, 27  que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. (Hebreus 7:24-27)

Jó não tinha intercessor, nós temos um intercessor eterno; Jó estava devendo, nós temos nossa dívida paga em Jesus. Após capítulos e capítulos de discussão rica com seus amigos, finalmente Deus intervém e estabelece a mesma coisa que fora dita no capítulo 1 e 2: Jó é um homem íntegro e reto. Mas, antes, Ele questiona Jó, mesmo diante de todo o seu sofrimento. Ele faz as seguintes perguntas:

Você é capaz de explicar a minha criação? (Jó 38:1-38)
Você é capaz de supervisioná-la? (Jó 38:39 – 39:30)
Você pode controlar a minha criação? (Jó 40:6-41:34)

Com essas três perguntas, Jó ficou sem respostas e reconheceu que mesmo que ele não compreendesse, Deus era justo e reto. Ele “retirou suas acusações” contra Deus. Por mais íntegro e reto que ele fosse, Deus era ainda mais. Ele só poderia esperar das suas mãos a misericórdia divina. Somente por ela seria restaurado. Em outras palavras, Jó disse: “Eu não dou conta de ser perfeito para merecer nada, Senhor, mesmo que eu faça sempre o meu melhor, diante de ti, ainda sempre será pouco. Conto com tua graça e misericórdia a meu favor.”

 A virada

No momento em que Jó percebeu isso, e seu coração se encheu de alegria e paz. E veja o fim, que foi muito melhor do que o começo:

7  Tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 8  Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
9  Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó. 10 Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. 11  Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. 12  Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13  Também teve outros sete filhos e três filhas. 14  Chamou o nome da primeira Jemima, o da outra, Quezia, e o da terceira, Quéren-Hapuque. 15  Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16  Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. 17  Então, morreu Jó, velho e farto de dias. (Jó 42:7-17).

Deus se levanta, cala a boca dos acusadores, chama Jó de seu servo quatro vezes seguidas e mostra o que Ele faz por seus servos. Deus escreveu o último capítulo do livro do sofrimento com sua caneta de justiça, saúde, prosperidade e paz. E transformou tudo em glória e salvação. Ele mesmo se levantou como juiz pela causa de Jó, assim como Ele levantou a Cristo por nós.

E ele lhe diz, hoje, como prometeu há muito tempo:

5  Perto está a minha justiça, aparece a minha salvação, e os meus braços dominarão os povos; as terras do mar me aguardam e no meu braço esperam. 6  Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada. (Isaías 51:5-6)

Olhei, e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu próprio braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve. (Isaías 63:5)

Ele se levanta do trono em teu favor, creia somente. Ele verá a sua fé em seu coração e lhe ouvirá e calará toda a boca contra você: “Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.” (Isaías 54:17).   

Você pode orar assim:

Querido Deus, fortalece-me para que nos momentos de dificuldade eu tenha sempre em mente que o Senhor está olhando por mim com seus olhos de bondade, justiça e paz e será sempre o Senhor quem escreverá o último capítulo da minha história com sua pena eterna de amor e consolação. Eu te peço em nome de Jesus.

Referências:

WIERSBE, W. H. Comentário bíblico explicado: antigo testamento - poéticos. Santo André: Geográfica, 2012. v. 3.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics