terça-feira, 12 de junho de 2012

Encontrando soluções eficazes para a nossa vida






Problemas todos temos, soluções nem sempre. Às vezes, porque não conseguimos nos organizar para enfrentar os problemas. Mas, além de fazer alguma coisa para resolver, é preciso que esse fazer realmente resolva as situações que ele ataca. Um solução pode ser bem planejada e bem executada, mas não resolver o problema.

Por exemplo,  uma árvore no meio de um local de construção é um problema, cortá-la no nível da raiz é uma solução, mas depois o prédio poderá ruir por causa do elemento vegetal em meio ao seu alicerce. É uma solução... Pode ser feito um corte com eficiência, perfeito, mas não é eficaz. Não resolve o problema. E a casa pode cair por conta dessa eficiência sem eficácia.

Deus propõe soluções eficazes e não apenas eficientes. Não é só fazer bem feito, é preciso resolver as questões verdadeiras, ir ao ponto certo para vencer o problema de uma vez por todas. Veja o que a Palavra de Deus propõe:

7  Dizia ele [João Batista], pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? 8  Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 9  E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 10  Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer? 11  Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. (Lucas 3:7-11)

A raiz é o foco do problema, porque ela sustenta toda a vida da árvore. Enquanto as raízes estiverem no chão, a árvore terá uma chance de crescer novamente. Isso tem perturbado a vida de muitas pessoas. Elas encontram soluções aparentemente eficientes, mas são temporárias. Resolvem o problema paliativamente e o empurram para frente, deixando a raiz nos seus corações e sua vida termina voltando ao mesmo ponto depois de um tempo.

Essas pessoas estão se arriscando a viver todo o ciclo de novo porque não querem se empenhar para arrancar a raiz do chão, afinal este é um trabalho duro. Mas se a raiz não for arrancada, você não resolveu o problema, só o adiou. Você escolhe entre viver uma vida de analgésicos ou fazer o tratamento com Deus até o fim e ter uma vida abundante. Como dizia Einstein: “não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente.” Então, vamos trazer algumas idéias da Palavra sobre eficácia hoje. Vai depender de você tomar suas sessões sobre que tipo de vida você vai querer.



Nenhum problema é “tudo”

É muito difícil ajudar uma pessoa quando perguntamos o que a está afligindo e ela responde: “É tudo!”. Nenhum problema é tudo. Pode estar relacionado a muitas coisas, uma coisa pode prejudicar a outra, podem haver vários focos de conflito, mas nenhum problema é tudo. Deus continua sentado no trono. Ele é tudo. mas para a dificuldade há um limite: “não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13).

Se você atentar nesse versículo, nele já temos muita ajuda... A fidelidade de Deus não permite que os problemas sejam maiores do que a nossa capacidade de lidar com eles. Então, se você está enfrentando a dificuldade, o potencial de solução já lhe foi dado, ainda que você não o reconheça.

Se nós juntarmos esse versículo com outro, veremos a causa dos problemas que enfrentamos: “ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.” (Tiago 1:14). Pense bem, as coisas só nos afligem porque nós somos imperfeitos. Se nós fôssemos perfeitos, não nos angustiaríamos e o problema já estaria resolvido ou não teria sido causado ou não teria importância. Bem, enquanto estivermos aqui seremos imperfeitos, então, é melhor aprender a lidar com os problemas e fazê-lo com eficácia.

A boa notícia é que já existe solução para cada problema, mesmo que não a vejamos por um tempo. Deus já preparou tudo desde a fundação dos tempos. Então, podemos ficar em paz sobre haver uma solução porque estão prontas desde a fundação dos séculos. Deus não tem apenas um plano B, Ele tem o alfabeto completo e se faltar, Ele tem ainda letras e canetas que nós nunca imaginamos que desenharam todas as saídas para a nossa vida com a tinta invisível que só a fé vê. A fé nos leva a entrar descanso de Deus, pois suas obras estão concluídas desde a fundação dos tempos, mas é preciso ter em mente isso:

3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. [...] 9  Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. 10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. (Hebreus 4:3,9-10).

O Descanso da fé está na certeza da bondade e da fidelidade do Senhor.

Vários problemas, várias soluções

Se tem que enfrentar uma situação, não entre em pânico. Separe as várias partes que a compõem. O possível cabe a você, o impossível, Deus garante. Mas, como você é uma pessoa limitada a tempo e espaço, separe por níveis de influência e prioridade. Se algo precisa ser resolvido para possibilitar a resolução de outra situação, ele deve ter prioridade. Liste tudo e ore por cada coisa. Agrupe as situações que estão relacionadas e organize seu dia para atacar o problema.

Verifique se precisa e pode ter ajuda de alguém para compreender o problema e encontrar uma solução. Por exemplo, se as contas estão dando trabalho para pagar, primeiro, veja os princípios de prudência, por exemplo, o planejamento, o orçamento que Jesus manda que tenhamos (Lucas 14:28). Eu já tenho um orçamento das despesas fixas por mês, mas se algo inesperado as extrapola e está difícil de lidar, procuro uma amiga cristã que é contadora. Ela me ajuda a encontrar uma estratégia. “com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.” (Provérbios 24:6). É claro que se você quebra os princípios de prudência e produz o problema, antes de qualquer coisa, precisa reconhecer e arrepender-se para Deus poder consertar a bagunça.

Algumas dicas sobre problemas na área da prosperidade

É preciso esclarecer o problema em todas as suas partes. No caso que citei com prosperidade, é preciso listar todas as contas a pagar e o custo total da dívida e quais as dívidas que geram mais dívidas, como por exemplo os cartões de crédito e cheques especiais. Se for preciso, negocie com os bancos e quebre os cartões, para não entrar em uma espiral de dívidas sem fim que vai consumir sua paz e saúde. Muitos estão em problemas porque querem viver acima do que seu salário permite. Ajuste seu orçamento e gastos ao seu momento real e não ao ideal. Nós precisamos viver como o Senhor diz:

8  A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. 9  Pois isto: [...] não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10  O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Romanos 13:8-10).

Ficar endividado é reter o que é alheio. É contra o amor e por isso é pecado. Uma vergonha para o nome de Jesus, que pagou até o que não devia para não escandalizar ninguém (Mateus 17:25-27). Então, enfrente o problema e ore por socorro ao Senhor, Ele vai lhe enviar meios para cobrir suas necessidades e até lhe curar da necessidade compulsiva de consumir ou de parecer o que não é.

Discernindo o que não funciona

Sei que enquanto o barco balança de um lado para o outro é difícil parar para pensar, mas se a situação em que você está agora tem se repetido várias vezes na sua vida e você sempre está se deparando novamente com ela, você precisa parar para identificá-la. Há um laço do inimigo nessa área de sua vida. Você precisa orar para identificar o que tem provocado isso, corrigir o que for necessário e mudar para uma estratégia eficiente de enfrentamento do problema.

Quando Deus lhe mostrar a raiz do problema, meta-lhe o machado sem pena. Pois se a raiz não sair, sua casa poderá cair. Defenda-se fazendo o que é necessário fazer não somente para melhorar agora, mas para resolver também para continuar bem no futuro e a situação não se repetir mais. Deus não gosta de remendo, tanto é que sua primeira solução foi dar Jesus inteiro, sem meio termo, toda a sua vida derramada na cruz para arrancar a derrota e destruição da sua vida de uma vez para sempre. Deus propõe e apóia soluções eternas.

6 Já o tens ouvido; olha para tudo isto; porventura, não o admites? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, que não conhecias. 7 Apareceram agora e não há muito, e antes deste dia delas não ouviste, para que não digas: Eis que já o sabia. (Isaías 48:6)

As árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as varas do seu jugo e as livrar das mãos dos que as escravizavam. (Ezequiel 34:27)

12  Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto. 13  E há de acontecer, ó casa de Judá, ó casa de Israel, que, assim como fostes maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis bênção; não temais, e sejam fortes as vossas mãos. (Zacarias 8:12-13)


Então, faça do jeito que Deus ensina na Palavra em situações como a que está enfrentando e a solução será eficaz. Quando Deus dá a solução, Ele a dá com poder para fazer o impossível. Enfrente o que precisar enfrentar para esclarecer o que precisa resolver. Não se preocupe com o tamanho do problema, Deus já tem a solução desde a fundação dos tempos. Ele fez uma aliança de provisão com você em Abraão (Gálatas 3:13-14), onde Ele se revela como Jeová Jiré, o Deus da provisão (Gênesis 22:14). 

Essa provisão vai muito além dos bens materiais, mas os alcança. Quando Abraão reconheceu em Deus a sua provisão, estava vendo a substituição da vida do seu próprio filho com uma oferta vinda de Deus, ele já anteviu Jesus na cruz se dando por nós. Preste atenção nesse versículo e verá que não vai lhe faltar solução e provisão: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32).   

Espere o impossível. Ele é a especialidade de Deus. Decida assumir a solução mais radical de todas, Jesus, que é a solução de Deus para trazer o novo dEle para a sua vida. Corte o problema pela raiz, entregando-se totalmente a ele e deixando as meias medidas paliativas. Esqueça os remendos e aparências, peça uma vida nova sem espirais de destruição, mas com uma escada para a Vida plena que Deus tem para nós. Saia do muro do amanhã eu resolvo e ponha os pés nos chão para marchar rumo à terra da promessa que Deus tem para a sua vida.

Você pode orar assim:

Querido Deus, ajuda-me a retirar da minha vida todas as raízes que me prendem à derrota. Ensina-me princípios de vida e paz. Ajuda-me a não repetir ações e atitudes que constroem problemas, mostra-me conselheiros que possam me ajudar a chegar à vitória e dá-me estratégia para resolver esses problemas que estou colocando para Ti. Preciso da Tua ousadia e sabedoria para enfrentá-los. Eu te peço e já te agradeço porque o Senhor prometeu me dar tudo isso na sua Palavra e creio na Tua fidelidade em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics