domingo, 24 de junho de 2012

Não se importe com o barulho



Você tem se deparado com pessoas que se impõem às outras falando alto, sendo donas da verdade, agressivas, falam sem parar e não escutam ninguém? Aqueles e aquelas que tomam todos os espaços, deixando a você o direito de assistir ao espetáculo de falta de entendimento como se fosse o mais habilitado de todos os tempo? Leia essa ilustração e vamos refletir um pouco...

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia.
Perguntei ao meu Pai:
- Como pode saber se é uma carroça vazia se não a vimos.
- Ora - respondeu meu pai - é muito fácil saber se uma carroça está vazia por causa do barulho: quanto mais vazia uma carroça, mais barulho ela faz...

“Quanto mais vazia uma carroça, mais barulho ela faz...” Como quem busca sabedoria a encontra em todo lugar, não é verdade. Há muitos tipos de carroças vazias barulhentas, vamos meditar em alguns:

Os que exaltam seu próprio conhecimento...

A bíblia, com seus conselhos preciosos, já nos instrui: "o homem prudente encobre o conhecimento, mas o coração dos tolos proclama a estultícia."  (Provérbios 12: 23). Se nem o conhecimento deve ser proclamado a toda hora, quanto mais a tolice... Mas há pessoas que não conhecem limites de tempo e lugar para falar tudo o que lhes vem à mente.

Comece a distinguir as pessoas que precisam impor o que pensam a todo instante, ainda que não consigam argumentar com lógica ou coerência, e lhes dê a importância devida de quem não carrega nada, a não ser o vazio que a faz soar alto. Ao invés de fazer isso, tome as seguintes vacinas: “5  Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. [...] 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;” (Provérbios 3:5,7)


A carroça que não carrega coerência


Há muitas pessoas reclamando serem ouvidas como se fossem sábias, mas suas ações as denunciam. A ilustração tem um alerta importante sobre observam a carga das carroças ainda de longe. É fato que nós não escutaremos pessoas que vivem em contradição ao que proclamam por mais alto que falem. Pois, "todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura."  (Provérbios 13: 16).

Você pode ser como aquela mulher que diz que odeia falar mal da vida dos outros e que este é um princípio importante para ela desde a infância, mas não pode deixar de dizer que Fulano disse que Beltrano falou que... Jesus nos ensinou a identificar as pessoas de coração bom com pessoas de língua abençoada, pois essa identificação vem das bases sobre as quais a vida daquela pessoa está realmente construída:

45  O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. 46  Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
47  Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. 48  É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. 49  Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa. (Lucas 6:45-49).

Os que exaltam suas riquezas...

Na nossa sociedade pobre de valores as pessoas são enganadas a pensar que valem pelo que possuem, então, muitos que não possuem algo dentro da carroça do seu coração para fazer a viagem da vida, precisam viajar com sua carroça vazia repleta de vaidade, exibindo algo que eles acham que é essencial, as posses pelas quais elas se valorizam, sem pensar que esse valor tem um prazo de validade muito curto: "há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas."  (Provérbios 13 : 7).

O Senhor supre as nossas necessidades com alegria, mas não aceita pessoas que focam sua vida em possuir coisas e viver para elas e por elas: “o SENHOR não deixa ter fome o justo, mas rechaça a avidez dos perversos.” (provérbios 10:3) e “a bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.” (Provérbios 10:22).

Os que desprezam aqueles que se esforçam....

Não é segredo para ninguém quantos no nosso país vivem à custa do trabalho alheio. Sem dar retorno a ninguém, essas pessoas aprenderam a cultura do “venha a nós”, mas não a do “seu reino”. Pode-se acumular muitas coisas assim, e por conseguir acumulá-las por um tempo, muitos começam a considerar quem trabalha e conquista suas coisas com esforço no trabalho e nos estudos como “tolo”, somente aos seus olhos.

Mas, "a riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará."  (Provérbios 13 : 11). Aquilo que você não conquistou, não permanecerá. Nem a herança permanece se você não cuidar dela, não investir trabalho nela.



E muitos outros ruídos que mundo usa para tentar nos convencer que seus meios e valores é que são os eficientes. Entretanto, são apenas sons desconexos e confusos sem a harmonia da paz e da vida. Se algo lhe dói aos ouvidos do coração, não dê atenção à proposta, é mais alguma carroça vazia passando. Deixe-a passar e fique firmado na rocha, que é eterna. Seu conhecimento resolverá os problemas que surgirem, sua conduta reforçará o valor da sua palavra, atraindo os ouvidos para você, mesmo diante do barulho de tantas palavras vazias. 

Seus valores permanecerão, mesmo quando a traça e a ferrugem comerem tudo o que as pessoas fixadas nas posses consideram como importante. Permaneça firme, a carroça só carrega vazio e sons desconexos. Se não fazem sentido, não se importe com eles. Acima de tudo, encha a sua carrocha com as flores do Espírito e seu fruto. Faça o silêncio harmonioso de Deus pelo seu caminho para que a beleza do som dos pássaros e o cantar dos rios possam mostrar a glória de Deus no esplendor do equilíbrio da sua natureza. Ou soe a música que exalta a Deus e se harmoniza com tudo o que é bom e misericordioso e Ele estará contigo nessa canção sempre.


Ilustração recebida por e-mail da amiga Zulima Tozzi

Um comentário:

  1. Ótima mensagem.
    Se buscarmos sabedoria no Senhor, teremos sempre uma palavra certa na hora certa.
    A nossa boca será cheira de alegria.

    Djane.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics