segunda-feira, 25 de junho de 2012

Deixe a água levar...




A ilustração seguinte apresenta bem o que está no meu coração hoje:


Havia um sábio que reunia seus discípulos e os convidava a subir com ele até o alto de uma montanha para orarem juntos. Fazia isso todos os dias. Perto dali, logo abaixo, havia um rio com águas puras e cristalinas. Certa vez, um dos discípulos perguntou ao monge: 
- Mestre, por que oramos todos os dias, se não conseguimos gravar as palavras em nossas mentes? Pouco me lembro do que oramos ontem e já nem sei o que falamos há dez dias... 


O sábio, com a calma e a serenidade que são típicas dessas pessoas, pegou um cesto de bambu, que estava próximo dali, e o deu ao discípulo dizendo: 

- Filho, vá até aquele rio e traga este cesto cheio d'água para mim. (Todos nós sabemos que um cesto de bambu não pode reter a água). 

O discípulo lá se foi... Ao voltar, com o cesto vazio, embora ainda molhado, o monge lhe perguntou o que ele havia concluído. E o discípulo respondeu: 
- Mestre, um cesto de bambu não pode reter a água, porque ela escapa pelos furos... 
- Só isso? - insistiu o monge - Então vá novamente ao rio e traga o cesto com mais água. 
E o discípulo foi novamente... Ao voltar, o sábio lhe perguntou o que ele tinha concluído e a resposta foi a mesma. 
O sábio pediu novamente para que ele repetisse a operação... E fez isso várias vezes... Depois de várias idas e vindas, finalmente o discípulo concluiu: 
- Mestre, agora percebo uma diferença: o cesto está mais LIMPO do que antes! 
Satisfeito com a conclusão, o sábio acrescentou: 
- Exatamente! O mesmo acontece conosco, quando oramos. Muitas vezes esquecemos as palavras, mas com certeza ficamos mais 'limpos' e o nosso espírito é purificado a cada oração. Deus sempre nos dá conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças, perdão em meio ao pecado e amor em meio ao ódio. Através da oração, nós nos fazemos DISPONÍVEIS PARA DEUS. 


Tudo o que é visível, vem do universo invisível:"Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem." (Hebreus 11:3), por isso, Paulo frisava tanto a necessidade de orar:   



Orar pelos outros  "damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar," (1 Tessalonicenses 1:2) "dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia." (2 Timóteo 1:3).  Por tudo e todos, devemos orar continuamente: "Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:17). 







Desconheço o autor da ilustração... Mas ele é abençoado. Ore por perdão e por tudo o que precisa para você, mas principalmente, ore por quem lhe tem ferido, porque isso vai transformar primeiro você e logo vai mover um poder incalculável de mudança sobre aqueles que o feriram:

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"  (Mateus 5 : 44)

Você não poderá reclamar deles se não puder ser melhor do que eles foram com você:
"31  E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. 32  E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. 33  E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. 34  E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. 35  Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. 36  Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." (Lucas 6:31-36)
A mágoa, raiva, ódio e outros sentimentos tóxicos, são resultados de nós querermos substituir Deus no lugar de juiz. Não vamos querer tomar a vaga dEle não é? Além de não termos competência, é uma missão impossível. Então, vamos obedecer o que a Palavra diz:

"19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12: 19-21)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics