segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O heroísmo nosso de cada dia



Se você for ao dicionário, como o Michaelis, por exemplo, vai encontrar  a seguinte definição para herói: "1. Mit. gr. Denominação dada aos descendentes de divindades e seres humanos da era pré-homérica (semideuses). 2. Homem que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo. 3. O protagonista de qualquer aventura histórica ou drama real." A primeira definição torna impossível a figura para seres comuns e a terceira o torna ficção. A segunda, foca a essência do heroísmo, que seria a coragem.

Estive pensando, esses dias, que atribuímos aos outros o título de heróis, mas na realidade, a maioria das pessoas que são consideradas heróis e heroínas são pessoas que simplesmente enfrentaram aquilo que a vida lhes estava impondo. Na maioria dos casos, ou enfrentavam o desafio ou lhes restava a morte. Outros heróis foram desprendidos, isto é, consideraram as necessidades dos outros mais importantes do que as suas. Mas, o que parece, é que a maioria dessas pessoas tinha uma incrível consciência de que algo precisava ser feito, de que eles podiam fazê-lo e então esforçaram-se e chegaram até a se arriscar para fazer o que precisava ser feito.

Nenhum deles saiu de casa pensando: hoje vou ser um herói! Jesus não desceu do céu para que ser chamado de herói, foi um grande ato de desprendimento e bravura enfrentar tudo o que enfrentou para nos salvar, mas foi o resultado que o fez um herói para nós. A fama nem foi tanta assim, não é, ainda hoje há quem não o considere um herói.

Quantas vezes levantar da cama e preparar os filhos para a escola e o esposo para o trabalho requer um ato de bravura contra dores e cansaço? Ou equilibrar o orçamento e pagar as contas requer sacrifícios enormes? Ou estudar aquela matéria horrível ? Ou mesmo falar a verdade quando é mais fácil mentir? Ou fazer a coisa certa quando todo mundo faz errado? Quando Jesus disse que somos o sal da terra (Mateus 5:13), Ele disse que mudássemos o gosto dela. Isso requer muita coragem. Quando Ele disse que somos a luz do mundo (Mateus 5:14), Ele nos enviou a incomodar todos os que estavam na escuridão. É preciso bravura e altruísmo para fazer isso. 

Jesus nos chamou para sermos heróis. Aqueles que têm coragem de por sabor no tempero alheio. Aqueles que mostram o que está oculto, mas que é belo, apesar de ofuscante. Jesus nos chamou para sermos VALENTES E ALTRUÍSTAS. Se você fizer a vontade dEle, um dia, você vai acordar e perceber que as pessoas olham para você com admiração, você mesmo vai se admirar do que conseguiu realizar e vai somente ter certeza de que fez o que devia ter feito e foi muito bom fazê-lo.

Parabéns herói ou heroína do dia! Salve o dia de alguém, envie essa mensagem para ele ou ela e agradeça a Deus poder fazê-lo por tê-lo recebido de graça.

Deus te abençoe, em nome de Jesus, valente de Deus! Agora, fortaleça outros valentes e agradeça pela vida daqueles que tem trazido de Deus todos  dias para você. Todas as pessoas que são bênçãos heróicas continuamente na sua vida! Esse é o heroísmo dos constantes no cuidado, os verdadeiros heróis são os que conhecem o segredo da constância, do qual tratamos hoje nesse texto.





Constância...

Esse não é o nome da vizinha. Na realidade, é um assunto muito raro na igreja. Às vezes, é usado como sinônimo de rotina, mas não é o caso. Constância é traduzida de uma palavra grega que significa “alegria, ou alegria (esperançosa), constância; perseverança, paciência, continuidade paciente (na espera).” (STRONGS, 2012).  Também é traduzida em português para perseverança, paciência, persistência, suportar e estar firme.
No dicionário Houaiss (2009), é definida como:
1     qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula etc.; assiduidade, frequência
Ex.: devido à sua c., seu tratamento será concluído em breve
2     persistência, insistência, obstinação
Ex.: ela não tem c., não termina nada que inicia
3     quantidade de repetições de uma ação, um fenômeno etc.
Ex.: a c. com que caem raios nesta região é fora do comum
4     prosseguimento, continuidade, manutenção, imutabilidade
5     fidelidade, lealdade, estabilidade de sentimentos (HOUAISS, 2009, p. 1)

Interessantes os exemplos, não são? Essa palavra aparece em grego 31 vezes no Novo Testamento, mas só é traduzida para constância quatro vezes. Pelo exemplo acima já podemos considerar aquilo em que temos constância, aquelas coisas nas quais nós não faltamos. Pensemos nas coisas que fazemos para nós, para as pessoas e nas que fazemos para Deus... Tem havido falta? Um dia lemos a Palavra, mas outro não? Um dia você ora, mas outros, não? Um dia você vai ao culto e outros muitos, não? Será que a constância tem moldado o nosso caráter? 

O amor e a constância

O amor mantém a constância e a constância mantém o amor. Imagine que um namorado ou marido some uma semana e chega em casa todo sorridente para almoçar ou jantar no Domingo como se não houvesse acontecido nada. A esposa sente falta e ele diz: “Ah, eu estava trabalhando muito... Estou sem tempo! Mas é tudo por você...” Não creio que a justificativa vai ser aceita. Na realidade, acho que a cozinha vai precisar de umas panelas novas porque as de casa vão ficar um tanto amassadas, depois de uma justificativa dessas...

Estou fazendo você rir um pouco, mas nós chegamos para Deus de semana em semana, como se Ele aceitasse essas justificativas sem sentido. Mas, não se engane, o fato de Ele nunca atirar uma panela em você, não significa que seu afastamento não vá lhe causar problemas. Deus não fará mais do que procurar se aproximar, mas ao distanciar-se dEle, você estará se aproximando de encrencas enormes e elas serão inevitáveis nesse caminho. Por isso, Paulo dizia:

4  Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las. 5  Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo. (2 Tessalonicenses 3:4-5).

O amor alimenta a constância e a constância alimenta o amor

A bíblia mostra a associação entre amor e constância: “Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.” (2 Tessalonicenses 3:5). Apaixonar-se pode levar um dia, mas amar dura toda uma vida. Se um dia você deu flores e teve cuidado em como se arrumar para encontrar o seu amado ou amada e, hoje, não faz mais isso, o amor e a constância enfraqueceram. A constância alimenta o amor diariamente e o amor fortalece a constância por seus resultados. As pessoas constantes, aquelas que renovam seu cuidado todos os dias, são honradas por Deus.

Fazer o que agrada ao Senhor um dia, uma hora, um momento não resolverá a sua vida, apenas a constância o conquistará. Mas, a constância é uma luta de minuto. A cada decisão que você toma de fazer o que agrada a Deus e de chegar na hora no culto, de ter seu horário de leitura da bíblia e oração é nesse momento que você estabelece o hábito diário, que se estabelece a constância. Quando você assume o compromisso de casamento e não somente o olhar interessado da sua alma com o  Senhor é que você se torna constante. Não existe amor sem constância.

Paulo tinha orgulho dos que eram constantes, mesmo sob dificuldades que implicavam em risco de vida: “a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,” (2 Tessalonicenses 1:4).

Todos os dias...

Parece que a frase já supõe enfado... Já estou ouvindo a voz de choro: “Mas, todo dia tem que...” Bom, com Deus é “todo dia”... Todo dia, Ele renova as suas misericórdias; todo dia, Ele dá o sol sobre os bons e os maus, lhes dando chance para perceberem a sua presença e usufruírem dela; todo dia, Deus torce para você escolher o caminho que vai lhe fazer mais feliz, mais saudável, mais próspero, o Caminho dEle... “Todo dia” não significa enfadonho, aborrecido, significa bênção renovada, espírito alimentado, alegria restaurada, PRECISA ser TODO DIA. Ou você quer menos do que isso?

Lembra da definição no grego para constância? “alegria, ou alegria (esperançosa); perseverança, paciência, continuidade paciente (na espera).” Aquela expectativa com que a namorada espera o namorado; o noivo espera a noiva no altar; com que você espera que chegue aquela encomenda especial ou a festa que você quer ir... Tudo isso lhe faz ordenar seu dia em função dessa expectativa tão especial de encontrar naquele dia algo maravilhoso e esperado. Então, essa expectativa se renova.

Quando você for ler a Palavra e orar, vá com a expectativa constante da renovação; quando for para um culto, já diga no seu coração: “o Senhor tem algo maravilhoso para mim essa noite”. Quando for para o trabalho, diga: “hoje, eu vou ser uma bênção para os meus colegas de trabalho, pois eles precisam do meu cuidado, afinal eu sou depósito do amor de Deus. Tudo o que eles precisam, HOJE, eu vou ofertar ao Senhor com alegria”. E você também pode pensar: “vou trabalhar e estudar hoje como se fosse minha última chance porque o Senhor abriu um dia completamente novo para mim.”

Aleluia! A perspectiva de Deus é constante e diária a nosso respeito: “22  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23  renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” (Lamentações 3:22-23). Deus não se cansa da rotina de nos abençoar todo dia, toda hora; de nos manter, cuidar e sustentar. Porque deveríamos diminuir o cuidado com Ele? Ele vê nossos defeitos e erros e a cada dia cuida mais de nós. Ele é constante, sejamos como Ele é, pois Ele nos deu sua natureza. Basta exercê-la.

Fuja das distrações

Todos nós precisamos de suprimento, todos recebemos ordem de trabalhar: “porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (2 Tessalonicenses 3:10). E Deus honra o trabalho: “[...] digno é o trabalhador do seu salário” (Mateus 10:10; Lucas 10:7; 1 Timóteo 5:18). Mas, o trabalho não dá fruto se as prioridades estiverem erradas:

1  Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2  Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. (Salmo 127:1-2).

Ninguém será constante se as suas prioridades forem primeiro conseguir suprimento físico para as suas necessidades e prazeres. O homem é um ser espiritual, a necessidade espiritual deve ser suprida antes das demais, senão, estaremos vivendo de cabeça para baixo. Veja a sequência dada por Paulo: “o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23)

E resta a advertência de Paulo a Timóteo que era uma pessoa firme e conhecedora da Palavra, mas que podia cair na armadilha do foco no dinheiro, no trabalho ou no que quer que pensemos que trará sustento:

10  Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 11  Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. (1 Timóteo 6:10-11).

A bênção da constância

Entretanto, se você for constante em seu foco e prioridades, você e sua família serão grandemente abençoados:

1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! 2  Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. 3  Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. 4  Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! (Salmo 128:1-4).


Então, que podemos dizer, além de que renovarmos os nossos cuidados a cada dia o fará um dia especialmente bom e feliz. Cada dia o sol caminha sobre a face da terra despertando e distribuindo vida, mas nós nem sempre abrimos o nosso coração para recebê-la. O pior momento é quando entendemos que é “Segunda-feira de novo! começa tudo de novo!...” E choramingamos uma reclamação enquanto nos arrastamos para  o que precisa ser feito sem percebermos a chance maravilhosa de usufruir de mais um dia na presença do Senhor. 

Segunda-feira? Mais um dia de bênçãos maravilhosas lhe aguardando! Mais poder na sua vida para vencer hoje, mais uma vez Deus dispõe para você a renovação da sua graça e suas maravilhosas misericórdias se levantam sobre a sua vida para fazê-la nova! Aleluia, um novo dia, totalmente feito para a sua alegria na presença do Senhor. Levante seus olhos para recebê-lo, em nome de Jesus. Não há nada de velho ou imutável nele, Deus o renovou na constância dEle mesmo, constantemente disposto a nos abençoar com seu melhor.





Um comentário:

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics