Logo se vê que Constância é uma pessoa ocupada, pois só
quem tem variadas responsabilidades precisa de uma agenda. Responsabilidades
indicam capacidade de gerenciá-las para resolvê-las de uma forma bem elaborada
e inteligente. A sua agenda controla as suas atividades em função do tempo, o
que é outro aspecto importante na vida de alguém que deseja realizar alguma
coisa. Constância é a gerência do nosso cotidiano. Aquelas atividades que
precisamos executar todos os dias para avançar e não apenas para manter o nosso
status é que constroem o caráter da constância. Colocar o nosso fazer na temporalidade correta é uma arte e uma
ciência. Arte porque precisa de compreensão do que realmente é importante e
isso está no nível do espírito e ciência porque precisa de entendimento.
Tempo é um recurso único, esgotável, irrecuperável e
precioso. Sem tempo, o dinheiro de nada vale. Imagine uma pessoa com milhões de
reais nas mãos, mas com dez minutos de vida... Mas, o conhecimento pode
diminuir o tempo gasto nas tarefas e assim, você pode aumentar sua
disponibilidade de tempo.
Por exemplo, para aumentar a disponibilidade de tempo,
você pode terceirizar um trabalho ou parte dele, como se faz contratando uma
diarista, por exemplo. Ao invés de empregar seu tempo fazendo faxina, você se
dedicará a fazer aquilo que somente você pode fazer ou que você faz de forma
mais rápida ou eficiente. Pessoas centralizadoras sempre estarão presas ao
mesmo patamar porque não abrem mão de fazer tudo sozinhas e não trabalham em
grupo. Esse é um tipo de perda de tempo que esgota muitas pessoas.
Prioridades para formar a agenda da constância: o caminho até o alvo
A relação com Deus vem sempre em primeiro lugar. Três coisas
que lhe sustentam não podem ser substituídas ou diminuídas: “oração, leitura da
Palavra e congregação”. Se você desmontar esse alicerce, vai se ver em apuros. O
primeiro mandamento é “Ama a Deus sobre todas as coisas...” (Mateus 22: 38) e
a promessa é: “Buscai em primeiro lugar o reino dos céus...”. “buscai, pois, em primeiro
lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão
acrescentadas.” (Mateus 6:33).
Depois, não abandone a assistência à família e amigos.
Primeiro as pessoas, depois as coisas. Sem as pessoas, as coisas conquistadas perdem
o sentido. “Ama ao teu próximo como a ti mesmo...” (Mateus 22:39).
Respeite sua paixão. Faça-se essa pergunta: “o que eu mais
gosto e desejo?” Descubra qual é a área da sua paixão. Sabe aquele assunto que lhe
interessa? Aquilo que você faz e que quanto mais faz, mais melhora e tem
vontade de melhorar e fazer mais ainda? Aquilo sobre o que você gosta de se
informar e discutir? Essa é a paixão que Deus colocou no seu coração. Invista
nela. É uma consequência das anteriores: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do
teu coração.” (Salmo 37:4)
Entendendo a “perda de tempo”
Não há nada mais destrutivo do que “perder tempo”. Mas é
preciso entender o que é isso. Conversar com os amigos, ver as novidades no
facebook, olhar os e-mails, cochilar um pouco, sair para se divertir,
trabalhar, estudar, fazer exercícios tudo isso pode ser perda de tempo ou não.
O equilíbrio em função do resultado desejado a cada momento é que é o fiel
dessa balança. Às vezes, é preciso abrir mão de algumas coisas e contato com as
pessoas; outras, precisamos delas, por mais simples que sejam, para completar
com sucesso a jornada.
Quando você “perde tempo”? Quando a melhor forma de
investir tempo para viver bem e conseguir seus objetivos a curto, médio e longo
prazo (a união das duas coisas) seria estar fazendo outra coisa. Quando, ao
investir tempo em uma determinada atividade, você prejudica outra de maior
prioridade. Você deve prestar atenção essencial na hora de verificar isso com
relação a prazos. Há atividades e contatos que podemos adiar e há prazos que
precisamos cumprir. O tempo não voltará e os prejuízos serão certos se você não
for capaz de focar e escolher corretamente o emprego do tempo.
Quem decide a melhor forma de investir tempo? Você, seus
objetivos, seus recursos e Deus são a base que você tem que usar para gerir seu
emprego de tempo. Aí, você vai estabelecer a melhor estratégia em função do
alvo que pretende alcançar. Mas, antes de tudo, para gerenciar o tempo é
preciso saber de quanto precisa para realizar cada parte do seu projeto de vida.
A agenda da constância precisa de um caminho
A pergunta seguinte será: “qual o caminho reto que me
leva até esse objetivo?” Não falei “qual o caminho fácil ou o atalho”. Falei
qual o caminho reto, digno. Nenhuma mudança é fácil. Todas as pessoas que
desejaram mudar sua vida tiveram que superar obstáculos. Não é sequer
necessário nem ter planos mirabolantes de coisas radicais como a viagem a Marte.
O diabo veio para matar, roubar e
destruir, e ele começa pelos sonhos. No caminho reto, o Senhor lhe renovará as
forças, por mais difícil que ele seja. “refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da
justiça por amor do seu nome.” (Salmo 23:3)
Dentro desse caminho, coloque objetivos parciais e finais
para alcançar e tarefas para realizar com data e hora. Se eu um encontro um conhecido e ele me diz: “Que saudade! Vamos
nos encontrar.” – mas não me dá o telefone, nem marcamos dia e hora, aquilo é
só um cumprimento educado. Tudo o que acontece existe no tempo e no espaço. Se
quiser realmente concretizar alguma coisa, marque dia, hora e local. E reserve
tudo o que for necessário para que, naquele dia, hora e local, você esteja lá
com tudo o que é necessário para executar aquela agenda, e isso mantenha
sincronizado com os demais compromissos. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para
todo propósito debaixo do céu:” (Eclesiastes 3:1).
A agenda da mudança precisa de decisões diárias e flexibilidade
Se você quer realmente fazer alguma mudança na sua vida,
você não pode continuar fazer as mesmas coisas que não levam à mudança. Então,
limpe o armário... Escolha para continuar na sua vida aquilo que lhe leve aonde
você quer ir.
Esteja pronto a reajustar sua agenda quando necessário.
Cada coisa tem seu tempo debaixo do sol, cada fase necessita de sua agenda
própria. Por exemplo, eu tirei várias atividades da minha agenda para estudar
para a seleção do Doutorado, agora, tenho que reintroduzi-las. Quando o curso
iniciar, a minha rotina não poderá ser a mesma.
Glória a Deus, não somos estátuas, nem Deus e nem a vida.
A organização só serve até precisar de reorganização. Use-a como um instrumento
temporário para objetivos específicos e não como uma muleta eterna ou como
proteção. Você não poderá usar a organização para controlar o mundo, apenas
para tentar lidar com ele dentro das suas limitações.
A economia das forças espirituais, mentais, emocionais e físicas
A bíblia diz que nós somos espírito, alma e corpo (1
Tessalonicenses 5:23) e nenhum desses três itens deve ser negligenciado, senão
estaremos em problemas. O espírito fala da nossa relação com Deus. É a dimensão
mais importante que manda suas influências para as duas outras. A alma, é
composta de mente, vontade e emoções e o corpo físico.
A economia de que falo aqui não é no sentido de poupar,
mas de empregar eficientemente a nossa força vital em todas as nossas
dimensões. Há alvos importantes para alcançarmos, mas precisamos chegar lá bem
o suficiente para poder usufruir das conquistas. É preciso caminhar e desfrutar
da jornada. A marcha da constância é ditada pela agenda da constância. Algumas
dicas de equilíbrio das energias:
·
é preciso trabalhar com afinco, mas descansar
quando necessário;
·
ser sério o suficiente para ter prazer no que
faz, sem ter medo ou adiar o que não é tão prazeroso, entretanto, necessário;
·
dar tempo suficiente para gozar das conquistas
parciais e das completas. Alegrar-se no processo é essencial para vencer o
cansaço e manter o ânimo;
·
manter os vínculos de amor, enquanto se afasta e
se aproxima simultaneamente, pois todo investimento vai requerer esse movimento;
·
estudar, meditar e aprender. O conhecimento
abrirá a estrada para onde você quiser ir;
·
executar o que sabe o melhor que puder
continuamente, sabendo que vai cometer erros, mas que eles fazem parte do
processo;
·
vigiar a sua postura mental e emocional em
relação ao desânimo ou a desistência. Renovar a esperança e a fé; e
·
manter o equilíbrio na distribuição e
restauração das nossas energias durante o processo das nossas conquistas.
Um general que perde todo o seu exército para chegar ao
campo de batalha perderá a guerra. Um general que nunca parte para a batalha já
perdeu a guerra. Um exército vitorioso é aquele que marcha em um ritmo sustentável,
alimenta-se, descansa, treina e luta com cada coisa em seu momento. É preciso
manter a vida num ritmo que permita avançar continuamente. Nem tentar fazer o
caminho todo de uma vez, nem ficar imóvel. Avançar sempre, cada dia o possível,
ganhando forças, restaurando as perdidas é o segredo da agenda da constância.
Um corredor de maratona não sai imprimindo um ritmo
pesado desde o começo. Ele junta todas as suas forças e as libera ao pouco para
manter-se no nível correto que o permita ter uma reserva para gastar no final
da corrida, avançando quando seus oponentes estiverem cansados e os
inexperientes estiverem exaustos. Leia os textos mais pesados no início porque
você está menos cansado. Quanto mais cansado, menor o rendimento intelectual.
Por isso, é necessário ter intervalos e descanso conveniente. Não pense que
noites e noites sem dormir vão lhe dar muita coisa. A resistência é o segredo
da maratona e não a força. O mesmo acontece nos objetivos de longo prazo.
Entenda a ansiedade como um inimigo perigoso e sorrateiro
A ansiedade impede que você faça o que precisa fazer
assustando-lhe com o que há para fazer e com as possíveis dificuldades ali. Afaste
a ansiedade focando-se e concentrando-se no que é possível a cada dia e na fé:
6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo,
porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela
súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o
entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Filipenses
4:6-7)
A paz é produtiva. A palavra shalom, no hebraico (paz)
inclui o sentido de prosperidade. A cada dia basta seu mal. Isso não foi
escrito contra o planejamento, mas contra a ansiedade. Devagar também é pressa.
Fazer as coisas com concetração evita de refazer muitas coisas. Vença cada dia
fazendo o que tem que fazer quando deve fazer. Não tente vencer uma semana, um
mês ou em um ou dois dias. Por isso o
planejamento é importante e você deve confiar nele. Se aconteceu alguma coisa
que o impediu de cumprir a meta diária, compense imediatamente, mas se isso
significar extremo cansaço distribua a carga pelos outros dias para não
desgastar suas forças e ser impedido de render
bem no dia seguinte perturbando todo o processo.
Dicas para organizar-se para estudar textos
Por exemplo, você precisa estudar uma determinada
quantidade de material bibliográfico para um dia x. Faça a conta fácil:
quantidade de folhas a serem lidas x quantidade de dias. Você deverá incluir na
sua agenda o espaço de tempo necessário para essa quantidade de leitura.
Você não sabe quanto tempo leva para ler essa quantidade
de texto? Simples, inicie a leitura de texto no mesmo nível de dificuldade e
marque dez minutos no relógio. Leia tranquilamente, e, ao final de 10 páginas,
veja quantos minutos levou. No exemplo, eu considerei doze páginas em 10 minutos.
Você terá aí sua quantidade de páginas para cada 10 minutos. Divida a
quantidade de páginas a serem lidas (no exemplo, 57 páginas) por sua velocidade
de leitura em dez minutos (no exemplo, são doze) e multiplique por dez e terá
sua necessidade de tempo para leitura.
Exemplo:
Li 10 páginas em 12 minutos;
Tenho 57 páginas para ler:
Páginas a serem lidas = 57 = 4,7
Páginas lidas em 10 minutos 12
Necessidade de
tempo em leitura = 4,7 x 10 = 47min para ler as 57 páginas.
Acrescente o fato de que o cérebro precisa de pelo menos
15 a 20 minutos de intervalo a cada duas horas para descansar e fixar o que
aprendeu.
Se é matéria para um concurso, dividida pela quantidade de dias até à prova e você saberá quantos minutos por dia deverá reservar para estudar.
A leitura tem
outros itens a serem considerados, como nível de dificuldade da leitura, então,
você pode escolher três textos de autores diferentes, que você ou seu professor
considerem em três níveis de dificuldade e fazer a cronometragem de que falei:
· um tipo de texto ou autor que leio com muita
facilidade, sem precisar de recurso especial nenhum para consulta, seria o
nível 1;
· um texto que preciso recorrer a dicionário e
reler algumas partes, mas consigo entender bem no final, seria nível 2;
· um texto que literalmente “é duro de ler”,
leio e releio várias vezes, preciso consultar dicionário constantemente, fazer
esquemas e ainda há coisas que não entendo claramente, nível 3.
Vai variar só naquela variável páginas lidas em 10
minutos no exemplo acima. Some a
quantidade de páginas em cada nível de texto (um, dois ou três) e multiplique
pelos minutos necessários para ler cada nível. Depois, divida pela quantidade
de dias que você tem para estudar e veja quanto tempo por dia você deve
reservar para estudar. Se a quantidade de texto é flexível, você toma a maior
quantidade de páginas a serem lidas e a menor, divide por dois e faz a média de
quantidade de página a serem lidas.
Se você fez as
contas e viu que não há condição de ler toda a bibliografia, ore e peça a
escala de prioridades e vá lendo por prioridade. Observe que para fazer a
cronometragem inicial você precisa ser sincero consigo mesmo e dar o melhor de
si para medir a sua velocidade de leitura.
Os diferentes tipos de leituras
Um bom lembrete é que, se você está estudando para
competir em um concurso ou para fazer prova, você não pode ter simplesmente a ideia
do conteúdo do texto ou, meramente, saber do que ele trata. Você precisa ter consolidados
e memorizados os conteúdos principais e ideias de cada autor. As melhores
técnicas para dominar isso são os resumos e os esquemas gráficos. Após
construídos, tente repeti-los sem olhar para o papel para memorizar as ideias
centrais.
Dominando um conteúdo
Você só terá domínio de uma ideia quando você puder condensar
as ideias principais e também explicá-las detalhadamente para você mesmo e para
outra pessoa. Então, acrescente esse tempo ao seu tempo de leitura, o que implica,
na maioria das vezes, ler os textos mais de uma vez. Uma vez, para compreender
o sentido geral e outra, para perceber a estrutura das ideias que ele propõe e
memorizá-las em sua sequência de argumentos.
Mais uma coisa para concursos como pós-graduação e concursos
públicos é que sempre é exigido que você possa condensar ideias vindas de
vários textos, e analisar os argumentos, aceitando ou recusando os argumentos
que propõem com justificativas lógicas. Então, você deve ser capaz de apontar
onde esses textos concordam e discordam e como podem ser aplicados na solução de
problemas naquela área.
Mais formas de aumentar a disponibilidade de tempo
Há outras formas de aumentar a disponibilidade de tempo
que escrevei mais detalhadamente no texto seguinte:
·
o planejamento, organização, direção e controle,
que pode ser de ações ou pensamentos.
·
a busca de inovação, procurando verificar se há
um meio de conseguir o resultado desejado ou um resultado até melhor com
métodos mais eficientes e eficazes. Exige criatividade.
·
a disciplina, fazer o que tem que fazer na hora
que tem que fazer. Para saber a hora de fazer é preciso planejamento,
organização, direção e controle.
·
o investimento em tecnologias ou conhecimentos
que aumentem a produtividade. As próteses tecnológicas: lápis, caneta, computador,
impressora, tablet, câmera fotográfica, gravador, etc... Um curso de
memorização ou leitura dinâmica pode melhorar seu rendimento no trabalho ou na
escola, como cursos de graduação e pós-graduação. Use tudo o que estiver a seu
alcance para avançar na qualidade das ações na sua agenda.
A Paz e a Graça de Jesus e até amanhã.
Até amanhã Pastora, a Constância é uma grande aliada! Renata.
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