terça-feira, 28 de agosto de 2012

E agora, Deus?





Quantas vezes queremos fazer essa pergunta, mas nem sabemos se podemos fazê-la ou a fazemos com a atitude errada. Está acontecendo alguma coisa na sua vida e você não está satisfeito, você precisa de ajuda para saber como resolver ou precisa de direção correta sobre algum assunto e não sabe como ir a Deus? O segredo está na atitude do coração.
Basicamente, podemos falar de duas atitudes diferentes no momento da ausência de entendimento: a atitude de dúvida e a de busca de sabedoria.

A atitude de incredulidade vem em pessoas que, diante de uma situação ruim, inesperada, sentem-se traídos por Deus, ofendidos por Ele. E vão a Ele com um sentimento de desconfiança, oposição e desrespeito, como se Deus lhes devesse uma explicação para o que acontece. A dúvida os leva a dizer coisas como: “E você não é bom, porque deixa isso acontecer?”; “O que foi que eu fiz? Fiz tudo certo e é isso que recebo?” Está implícita uma crítica em cada pergunta. Há uma desconfiança de Deus e de sua intenção para com o ser humano.

Essa pessoa sente-se no mesmo patamar que Deus e pensa poder julgá-lo de igual para igual ou de uma posição superior. Realmente, ela não entende Deus como Senhor. Está mais para Deus ser seu servo, que o desagradou com os acontecimentos. Mas, Deus é Deus. Se Ele não estiver acima de você é porque você é seu próprio deus. Você é o centro e o comandante de tudo. Logo, se está nessa posição, tem que arcar com as responsabilidades dela. Tem que resolver sozinho. Se não quer a responsabilidade por tudo na sua vida, precisa ceder o centro de comando e passar a pedir ajuda para compreender as coisas e ajustá-las: “6  [...] pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7  Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8  homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:6-8)





A atitude de Sabedoria
Interessante, Deus não nega explicações, pelo contrário, Ele dá generosamente sua sabedoria: “se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5). Deus não vai criticá-lo se você pedir compreensão sobre as coisas. Mas, pedir compreensão é diferente do que pedir satisfações a Deus. Deus quer que nós entendamos as coisas, faz parte do crescimento cristão: “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;” (2 Pedro 1:5). Fé, poder, conhecimento... Tudo vai se somando. Mas, haverá coisas que Ele não lhe dirá, como por exemplo, o dia da volta de Jesus (Atos 1:6-8).

A fé vem pelo ouvir da Palavra de Cristo. Deus sabe que não podemos confiar no que não conhecemos (Romanos 10:16-17). Nós lidamos com o mundo a partir de nossa mente. Somos seres inteligentes, mas não tão inteligentes quanto Deus. Quando percebemos isso, ganhamos mais do que conhecimento e inteligência, ganhamos sabedoria. A compreensão correta desenvolverá a atitude correta e a atitude correta nos levará à ação correta. Quando nos tornamos ensináveis podemos aprender de Deus e assim sair das situações difíceis intelectualmente e/ou emocionalmente.

Buscando a Sabedoria

O livro de Provérbios é uma exaltação à busca de sabedoria. Não há nada mais precioso do que buscar a sabedoria de Deus. Uma pessoa sábia sabe que a fonte da sabedoria não é sua própria capacidade:  “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;” (Provérbios 3:7). Traduzindo: não se ache sábio, Deus é que é o padrão e o limite da sabedoria. Sempre haverá algo que não sabemos e, portanto, precisamos aprender a aprender constantemente.

Mas, quanto valorizamos a sabedoria? Tudo o que desejamos conquistar impõe um esforço, tempo e trabalho para a adquirir: “compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento.” (Provérbios 23:23). Salomão poderia ter pedido qualquer coisa a Deus quando foi colocado no reino de Israel, mas ele pediu sabedoria para fazer o que era necessário por aquela nação. A responsabilidade lhe mostrou o valor da sabedoria. Mas, ele já possuía o princípio que o levava a buscar a sabedoria como algo prioritário. Ele não queria perder o favor de Deus sobre a sua vida. Ele tinha o temor do Senhor no coração: “o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. ” (Provérbios 9:10). Você só buscará sabedoria quando esse princípio se firmar no seu coração como princípio de vida.

A súplica

Com o coração no lugar certo, podemos pedir sabedoria e soluções a Deus e recebermos toda a ajuda para compreender e resolver quaisquer situações de modo natural ou pela intervenção sobrenatural de Deus. Muitas vezes, Deus não vai intervir sobrenaturalmente, vai nos dar sabedoria para resolvermos o problema. O milagre não vai acontecer diretamente, vai ser através da nossa compreensão e aplicação dos princípios de Deus às situações, às nossas atitudes e ações. Esse é o tipo de intervenção de Deus, que é mais trabalhoso e o que nós nem sempre esperamos que Ele use. Nem sempre Deus resolve as coisas do modo mais fácil, nem mais cômodo. Mas Deus sempre faz do modo mais adequado e necessário.

O principal interesse de Deus em nós é que nós o conheçamos e que sejamos à sua semelhança. Ele está interessado em que cresçamos, e as impossibilidades nos desafiam a isso. As impossibilidades nos fazem buscá-lo. Isso pode ser difícil de aceitar, principalmente para aqueles que levam a vida a apagar incêndios e nunca param para instalar um sistema de segurança preventiva. Nós precisamos aprender a palavra CONTINUIDADE nos nosso relacionamento com Deus. Ele não está lá apenas nos momentos de crise. Ele quer se relacionar com filhos e não com clientes que vão comprar peças de reparos e só aparecem no próximo problema.

Há um milagre garantido para quando derramamos o nosso coração em súplicas diante de Deus: “não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7). O milagre da paz sobrenatural é o primeiro que vai acontecer.

Súplica nos padrões de Deus

Para fazermos uma súplica, precisamos compreender e preencher alguns pré-requisitos:

Primeiro, só podemos pedir uma solução a alguém que a possui. Então, precisamos confiar que Esse a quem pedimos tem a solução. A súplica depende de fé. E a fé depende de quanto conhecemos de Deus. Conhecemos a Deus pelo relato da Sua Palavra (Romanos 10:15-17). Quanto mais conhecemos, mais confiamos. Quanto mais confiamos, mais podemos pedir ajuda.

A segunda coisa que precisamos saber sobre alguém a quem pedimos ajuda é se essa pessoa deseja e se dispõe nos ajudar. Ela pode ter como ajudar e não querer fazê-lo... Mas, graças a Deus, que pode e quer ajudar-nos. Jesus é a exata imagem de Deus (Hebreus 1:3) e Ele disse: “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28). E foi para isso que a unção de Jesus fluiu: “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;” (Atos 10:38).

O terceiro ponto é que, para pedir e ser atendido por Deus, precisamos pedir segundo a sua vontade: “e esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:4). Como eu sei a vontade de Deus? Pela Palavra, que foi escrita como testemunho da sua vontade: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21).

Então, se você está chocado diante de algo ou tem dúvidas, busque a Deus por instrução, que Ele o instruirá. Mas vá até Ele como Deus e não como um igual: “sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7). Peça a compreensão e a solução a Ele e Ele o livrará e o ensinará a como sair de qualquer situação de forma natural e/ou sobrenaturalmente.

Mas, lembre-se, Deus quer ser seu Pai e não seu mecânico. Não o procure apenas nos momentos de dificuldades, porque você precisa dele todo o tempo e assim vai estar preparado e amparado para os momentos difíceis: “portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” (Efésios 6:13). O aprendizado de um filho é por toda a vida. Assuma o papel de filho de Deus.

Você pode orar assim:

Querido Deus, preciso aprender a me relacionar contigo como filho amado se relaciona com seu pai. Quero aprender sobre o teu poder, a tua bondade para mim, a tua disposição de me fazer o bem, ensina-me Senhor. Perdoa-me por todas as vezes que te busquei somente em momentos difíceis. Quero estar contigo todos os dias, em nome de Jesus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics