sábado, 18 de agosto de 2012

Despreze o desprezível! E siga o caminho da vitória!



Tenho uma amiga que deve estar rindo agora mesmo com o título dessa postagem porque a frase é dela. Pois é, há um modo cristão importantíssimo de aplicar o desprezo. Se você reconhece a existência de Deus, e que Ele é digno de admiração profunda, suas palavras devem ser valorizadas, você precisa também reconhecer outras personalidades, fatos e palavras que devem receber desprezo.

Segundo o dicionário Houaiss, desprezar significa: tratar com desprezo; desconsiderar(-se), desrespeitar(-se); não dar importância a; desatender; não levar em conta e tem o significado inverso ao de considerar, estimar, prezar, respeitar. (HOUAISS, 2009).

Você pode estar pensando:
- Que horror! A pastora está dizendo para desprezar pessoas!... – mas, não foi isso que disse. Eu disse: despreze o desprezível. Precisamos saber desconsiderar e desdenhar aquilo que merece desprezo. Aquilo a que não pode ser dada importância. Se uma pessoa diz ou faz algo desprezível, Deus despreza o que ela diz e aplica misericórdia, mas não desconsidera a pessoa porque ele a vê como mais importante do que o que ela foi capaz de fazer ou dizer. Então, procura convencê-la do erro para que se arrependa e possa ser restaurada. Assim, desprezar o desprezível não se aplica, nesse caso a pessoas, mas a ações e palavras, que vêm delas.

Quantas vezes, por não saber usar o desprezo na hora certa, as coisas se tornam grandemente destrutivas. Recentemente, dois irmãos que viviam unidos em uma carreira de sucesso de 20 anos, cantores da música sertaneja, tiveram uma discussão sobre um motivo fútil. Um queria atender as pessoas antes do show, o outro, depois. Por causa disso, discutiram, e, magoados, chegaram a o ponto de anunciarem publicamente o final da dupla. Um disse que ia embora, o outro disse que podia ir... E bastou isso. Foi uma comoção nacional: os pais se entristeceram, a família se abalou, os fãs se chocaram, um foi parar no hospital sob risco de morte... Unicamente porque não desprezaram uma frase ou um momento desprezível em toda uma vida de amizade.

É preciso escolher bem ao que dar valor e o que levar às últimas consequências. E é preciso desprezar o que é desprezível. Podemos pensar: diante de todo o bem que Fulano me fez, essa palavra é tão importante? Diante do que eu desejo ser, diante do quanto Deus me ama e o que fez por mim, não passar nesse exame muda o meu valor? Torna-me desprezível? Não ter um emprego me torna desprezível? Ou mesmo o erro que cometi? Pode fazer essa pergunta com seja lá aquilo que lhe faça sentir-se menor ou considerar alguém menor. Precisamos desprezar as derrotas, as tristezas, as impossibilidades, as palavras ferinas, aquilo que não recebemos, essas coisas não podem ser valorizadas, senão, vamos viver à mercê das circunstâncias e das limitações. Isso, sim, é desprezível.

Coloque esses versículos na  perspectiva do que estamos falando: “20  Não desprezeis as profecias; 21  julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22  abstende-vos de toda forma de mal.” (Tiago 5:20-22). O que não devemos desprezar é o que está na Palavra de Deus. Em tudo o que está à nossa volta, só deve permanecer em nós e povoando a nossa mente, aquilo que é bom.

Se você crê que existe a Fonte de todo o bem, que é Deus (Tiago 1:17) deve crer que há a fonte de todo o mal, o Diabo, e ele está comprometido na missão de matar, roubar e destruir (João 10:10). Se nós nos focamos nas obras do diabo ao invés de desconsiderá-las, a quem estaremos prestando culto? As coisas do diabo, inclusive suas obras, devem receber desprezo, falta de apreço ou desconsideração, devemos ter sobre elas um sentimento de superioridade, seja em relação ao que ele faz ou quem ele é.





Jesus desprezava o desprezível


Veja a postura de Jesus em relação ao Diabo durante a tentação (Mateus 4: 1-11):

·         Quando o diabo tentou Jesus para ceder às suas ideias de obter provisão:
1ª. Resposta: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:4). Em outras palavras: não considero a possibilidade de fazer o que você quer, tenho provisão muito superior; 

·         Quando o diabo quis que Jesus se exibisse, quebrando os princípios de Deus:
2ª. Resposta: “Não tentarás o Senhor teu Deus.” (Mateus 4:7). Em outras palavras: eu não tenho apreço nenhum pelas suas propostas, sirvo a quem está acima de você, portanto, estou acima de você;

·         Quando, por fim, o diabo lhe propôs poder e riquezas:...  
3ª. Resposta: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” (Mateus 4:10). Bom, se houver maior desprezo do que mandar sair da frente e dizer que não dá a mínima para uma pessoa porque tem um compromisso muito maior, esse, eu desconheço.

E o mais interessante é que funcionou perfeitamente, porque o diabo o deixou. No final das contas, como ele foi tratado como inferior, ele reconheceu sua inferioridade e saiu. Se Jesus o considerasse, respeitasse e apreciasse as palavras e obras do diabo, o diabo teria se assenhoreado dele. E o mesmo funcionará conosco também se tivermos a mesma atitude de Jesus, desprezando o desprezível.

O mal não é uma opção a considerar


Ser cristão é ser como Cristo, Cristo reinou sobre o mal sem considerá-lo como opção ou como autoridade sobre a sua vida. Quando a Bíblia diz: “abstende-vos de toda forma de mal” (Tiago 5:22). Significa afastai-vos, sai, deixai, tome distância. Quando você considera verdade a proposta do diabo, você não se afasta, pelo contrário, se aproxima. E será fatal. Jesus estabeleceu um reino que se vê pela fé e a fé diz que o amor deve apagar o mal recebido; deve construir além da impossibilidade; e que toda derrota é temporária, mas a vitória é eterna, assim como a de Jesus na cruz. Por isso, eu digo como minha amiga, irmã e serva de Deus Djane Queiroz: Despreze o desprezível, como Jesus desprezou.

Não invista vida no que não é vida

Poucas pessoas percebem onde estão investindo a sua vida. Você investe a sua vida em tudo o que permite viver em seus pensamentos. Para que você usufrua de alguma coisa, você deve entendê-la como importante, como se aproximar, qual sua função. Tudo isso acontece de forma imperceptível por mecanismos automáticos, os quais podem ser programados e reprogramados, quer você tenha consciência deles ou não.

Tudo o que alimentamos na nossa mente afetará os nossos sentimentos e nossa vontade. Se você alimentar aquilo que é precioso diante de Deus, você ficará firme, do contrário, você vacilará e poderá ser destruído.

A lição de desprezo de Davi


Davi não se reunia com pessoas que não o fortalecessem, mas mantinha o foco nos princípios de Deus e ele não fazia isso por mero ritualismo, ele tinha prazer em conhecer os princípios de vida de Deus: “1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmo 1:1-2).

Os dois objetivos são opostos: ou andar com os escarnecedores, ou ter prazer nos princípios do Senhor. Do ponto de vista de quem valoriza os princípios de Deus, a mesa de quem zomba desses princípios é desprezível. Davi tinha coisa mais importante E PRAZEIROSA para fazer, conhecer os princípios de Deus. Observe que, assim como Tiago nos diz para afastar-nos do mal, Davi diz para afastar-nos dos que desprezam a Deus e de suas práticas.

“Mas, Jesus andava com os publicanos...”

O que acontece quando você escuta conselhos de pessoas que não temem a Deus, acompanha essas pessoas nas suas práticas e participa com elas, quando comungam da sua atitude contra Deus? Muitas pessoas argumentam que Jesus sentava com os publicanos, que eram conhecidos como pecadores. Isso é verdade, mas Ele sentava com os publicanos que tinham o coração arrependido, como Zaqueu. Ele estava lá para influenciar o ambiente e as práticas e não ser influenciado ou participar delas em cumplicidade.

O objetivo de Jesus era conquistar e não ser conquistado. Veja o comentário dele sobre estar com os pecadores: “Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.” (Mateus 21:31). Jesus despreza o pecado, mas não o pecador. Onde houver um coração que tenha prazer nos princípios de Deus, ainda que esteja preso e não consiga cumpri-los, Ele estará lá para ajudar. Mas, onde houver amor ao pecado e exaltação dele, Jesus não se aproximará até que a disposição dos corações mude.

O alvo de Davi

Além do prazer de conhecer os princípios de Deus, havia um motivo sólido para buscá-los, a firmeza e os frutos que concede: “pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Salmo 1:3). Observe que essa árvore não é uma árvore que nasceu ocasionalmente. É uma árvore plantada. O Senhor através dos seus princípios nos coloca em uma situação em que podemos receber toda a provisão necessária para que tenhamos vida e sejamos frutíferos.

Aqui, a imagem de prazer nos princípios de Deus recompensa a separação dos escarnecedores com vida frutífera. O que nós lemos como ribeiros de água também não são ribeiros naturais, mas canais de irrigação como se usava fazer nos jardins dos reis. Ao nos plantar em seu jardim, Ele providenciou toda a água necessária na sua Palavra para nos dar o suprimento suficiente.

Os princípios de Deus trazem o sucesso que as pessoas estão procurando em tantos lugares, inclusive na presença e na negociação dos seus princípios com os ímpios. A palavra bem sucedido, aplicada àquele que tem prazer nos princípios do Senhor e não se desvia deles, desprezando toda e qualquer oferta diferente, significa no original, empurrará para frente, abrirá passagem, virá poderosamente, irá além, será bom, será suprido, será lucrativo e fará prosperar. Davi tinha esse alvo e para ele caminhava.

Nós somos chamados a sermos plantados nos jardins do rei e ganharmos a firmeza das suas águas.

13  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14).

Esquecer o que fica para trás é desprezar aquilo que, diante de toda a redenção de Deus É DESPREZÍVEL. A obra do diabo na nossa vida, seja qual tenha sido, é desprezível. Siga em frente! Desprezando o desprezível. Há um novo alvo no jardim de Deus para sua vida frutífera e toda a provisão suficiente para vivê-la.

As consequências dos dois caminhos

Toda escolha tem suas consequências, acontece que às vezes temos a expectativa errada sobre as nossas. Pensamos que determinadas coisas valem à pena, mas não é o caso. Valorizamos muito algumas coisas em detrimento das realmente importantes e perdemos o que realmente interessa. Mas, Davi mantinha os olhos no final dos dois caminhos. Ele sabia que podia ser uma árvore frutífera, verdejante ou palha sem vida sendo lançada ao sabor do vento: “4  Não são assim os ímpios; mas são como a palha, que o vento espalha.” (Salmo 1:4).

Com quem se faz o caminho da vida

No final do caminho, é a intenção do coração e o prazer em agradar a Deus conhecendo e cumprindo os seus princípios que mantém a nossa vida espiritual. E, ao mesmo tempo, termina por derrotar e apartar aqueles que amam o pecado e não o desprezam em seu coração, mas pelo contrário, o escondem para si por valorizá-lo: “5  Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6  Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmo 1: 5-6).

A função do grupo é muito importante. Para que se reuniram essas pessoas? Quem se reuniu para cultuar a Deus e quem se reuniu para pecar são dois grupos que se apartam e cada um recebe a consequência daquilo que valorizou e daquilo que desprezou. Vale à pena meditarmos sobre o que anda nas nossas mentes, prazeres e associações e verificarmos se realmente estamos indo para onde queremos e se estamos tendo prazer naquilo que vai nos tornar fortes e vitoriosos ou somente provocar destruição.

Você pode orar assim:

Senhor, ajuda-me a valorizar a tua Palavra e aquilo que Te agradar acima de tudo na minha vida, desde a minha mente, até a escolha das minhas amizades,  ajuda-me também, Senhor a desprezar tudo o que o Senhor despreza e dar o tamanho correto as coisas, pessoas e situações, em nome de Jesus. 









2 comentários:

  1. É isso ai, vamos desprezar as obras do diabo, elas são mais desprezíveis do que todas as coisas desprezíveis. rsrsrsrs

    Djane.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita colocação. A vida é continuidade e devemos absorver sempre o que há de positivo e construtivo no próximo. Vamos ter misericórdia de tudo que nos é dito para ofender ou magoar. Jesus sempre restaura os corações dominados por sentimentos impuros.

    Abração;

    Soraya

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics