sábado, 15 de outubro de 2011

Professor não ensina, faz aprender

Parabéns aos que amam fazer descobrir o conhecimento da vida, manter os objetivos nobres e obtidos por meio digno! Ao coração valente do Professor!


Como imitadores de Cristo, podemos pensar em um alvo como descreve Augusto Cury, quando descreve o Mestre Inesquecível em seu Livro com este título, da série "Análise da Inteligência de Cristo":







 "Ele foi o maior educador a história. Transformou o árido solo da personalidade humana num jardim de sonhos."


Professores  estimulam sonhos e mudam realidades. Pois sonhos nascidos no coração de Deus são poderosas armas de transformação positiva. 


Coloco aqui uma breve parte do livro que citei antes, para meditação e esperando que o adquiram e leiam:



Um vendedor de sonhos


A vida sem sonhos é como um céu sem estrelas. [...] Sem sonhos, a vida é como uma manhã sem orvalho, seca e árida. Jesus foi o maior vendedor de sonhos de que já se teve notícia. [...] Mas essa expressão é poética e objetiva retratar a capacidade inigualável do Mestre da Vida em inspirar a emoção das pessoas e revolucionar a maneira como elas vêem a vida.
[...] Sem liberdade, o ser humano se destrói, se deprime, torna-se infeliz e errante. Jesus vendia o sonho da liberdade em seus amplos aspectos. [...]
[...] existe a [prisão da] ditadura emocional e a intelectual. Há muitos ditadores inseridos nas famílias e nas empresas. [...] Não permitem que as pessoas expressem suas idéias. Impõem medo aos filhos e à esposa. Ameaçam despedir seus funcionários. [...] Eles controlam os outros porque são escravos dentro de si mesmos. São controlados pelo seu orgulho, arrogância, agressividade. Escondem sua fragilidade atrás de seu dinheiro ou poder. [...]
A exploração emocional produzida pela mídia tem destruído os sonhos mais belos dos jovens. Eles não admiram as atividades dos seus pais. [...] Não apreciam ser heróis anônimos, tais como os médicos, os professores, os advogados, os técnicos nas indústrias. Muitos adolescentes não querem ser cientistas, professores, médicos, juízes. Eles querem ser personagens famosos, que, do dia para a noite, conquistam as páginas dos jornais. Querem o troféu sem treinamento. [...] São candidatos a ser frustrados nesta breve existência.
[Jesus] [...] nunca tirava proveito das situações para controlar as pessoas. Os políticos almejam que os eleitores gravitem em torno deles. [...] O mestre dos mestres, ao contrário, gostava de se ocultar. [...] Se quisessem segui-lo, tinha de ser por amor.
O resultado? Na terra do medo, elas aprenderam a amar. [...] haviam conquistado o maior de todos os sonhos, o do amor. [...] A vida era crua e árida, mas elas estavam livres dentro de si mesmas. O amor as libertara. [...] Quem não ama vive no cárcere da emoção.
[...] Cada ser humano era insubstituível e não um objeto descartável. Só isso explica o fato dele dar um valor descomunal às pessoas que estavam à margem da sociedade. Ele não concordava com os erros delas, mas as amava independentemente das suas falhas. [...]
A alma humana anseia pela eternidade. [...] Mesmo as pessoas que pensam em suicídio têm sede e fome de viver. Elas apenas querem exterminar a dor que estrangula sua emoção e não a vida que pulsa [...] À medida que o mestre dos mestres vendia o sonho da eternidade, seus discípulos aumentavam mais e mais. [...] Se você estivesse nas praias da Galiléia ou nas cidades por onde ele passava, você também seria contagiado?[...]


Excerto de CURY, Augusto. O Mestre Inesquecível: Jesus, o maior educador da história. São Paulo: Academia de Inteligência, 2003. (Coleção Análise da Inteligência de Cristo, v. 5)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics