sábado, 29 de outubro de 2011

Isso é amor?

Posso me considerar romântica: choro ao ler Fernando Pessoa, suspiro facilmente com cenas de romance e me emociono até com comédias românticas =)). Mas, tenho visto muitas pessoas confundirem sensibilidade ao amor (o que considero "romantismo saudável") com...




...um tipo relacionamento que não dá bons frutos. Isso me preocupa e me levou a essas reflexões.

Conheço algumas pessoas que, por muito tempo, meses ou anos até, têm estado num tipo de relacionamento que não é um casamento, às vezes, nem é namoro, mas ex-namoro, portanto, absolutamente opcional, mas que não produz bons resultados. Escuto queixas sem fim das dificuldades e defeitos, das separações, das traições e, ainda assim, a opção é voltar para o mesmo ponto depois de algumas lágrimas, meia dúzia de feridas e até mesmo de escândalos. O mais problemático nessas situações é que esses comportamentos destrutivos não diminuem, mas aumentam com o tempo.

Algumas perguntas sensatas podem ser feitas para verificar em que ponto você está e onde quer chegar com relação a isso. Por exemplo: 

Sua felicidade depende de estar com essa pessoa? 
Bom, se a resposta é não, porque ainda está com ela?
Se é sim, porque você está frequentemente infeliz por causa dela?
Observe onde está a sua fonte... É um perigo achar que algo de bom que uma pessoa tem depende diretamente dela. Já diz a Palavra: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1:17). O que essa pessoa tiver de melhor, ainda terá sido recebido da fonte principal que é Deus. E Deus é fonte eternamente, sempre disponível, mesmo que mude a pessoa que ministra essa provisão de amor.

Jeremias fala desses ciclos de maltrato que o povo aplicava a si mesmo, querendo suprir sua sede com coisas, relacionamentos e até cultos que não lhe faziam bem. E Deus dizia por seu intermédio: "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas."  (Jeremias 2 : 13).

Bom, temos sete bilhões de pessoas no planeta. Mas, alguns acreditam que Deus só tem um(a) em especial, único(a) para lhe fazer feliz. Bom, e será exatamente aquele(a) que lhe faz sofrer? Que tipo de Deus seria esse? 

Observe que quando Abraão mandou buscar esposa para Isaque, o servo cogitou que, mesmo sendo enviado por Deus para a missão, a moça poderia não querer vir com ele (Gênesis 24). Você tem a opção de rejeitar todos os planos de Deus para a sua vida e até o próprio Jesus, como Deus poderia obrigar uma determinada pessoa a ser responsável pela sua felicidade? E por que Deus iria querer que alguém o substituísse como fonte de vida?

Nós podemos escolher o conceito de amor que nós queremos. O amor na concepção de Deus é descrito em 1 Coríntios 13: 4 - 7. Eu vou colocar aqui a versão amplificada que torna mais visíveis os alvos em um relacionamento onde se busca amor:

"4 O amor dura muito tempo, é paciente e terno; o amor nunca é invejoso, nem ferve em ciúmes; não é fanfarrão ou vanglorioso, não se mostra arrogante.[...]"

Observe que essas características do amor podem se distorcer na relação com o tempo e, ao invés de fazer bem e alegrar a alma pela companhia do outro vão começar a ferir. Preste atenção nos sintomas: Não tem mais paciência para escutar o outro, o que antes era uma canção; não há alegria quando se compartilham as vitórias; está sempre querendo manter o outro só para si e o afasta dos amigos; tudo o que é seu é melhor do que o do outro, que não tem valor.
5 [O amor] não é vaidoso (arrogante e inflado com orgulho); não é rude (mal-educado) e não age de forma imprópria. O Amor (Deus amando em nós) não insiste em seus próprios direitos ou que as coisas sejam feitas da sua própria forma, pois ele não é egoísta; não é suscetível ou irritável ou rancoroso; ele não leva em conta o mal que lhe foi feito, não presta atenção ao erro com o qual sofreu. 
Esse trecho já fala da postura de quem ama em relação a todos: não é a última coca-cola do deserto; tem cuidado em como trata as pessoas; e não se importa apenas em conseguir o que quer para si. Porque quando se ama, o outro é o principal objeto de seu cuidado. E é tão importante a pessoa amada que seu erro não será revisado e revisado tantas vezes quantas forem necessárias para você sentir-se vingado ou no controle do outro por causa da culpa.
6 [O amor] Não se alegra com a injustiça e deslealdade, mas se alegra quando o direito e a verdade prevalecem. 7 O amor suporta toda e qualquer coisa que vier, está sempre pronto para acreditar no melhor de cada pessoa, sua esperança é inabalável sob toda a circunstância e resiste a tudo sem fraquejar.  " (1 Coríntios 13:4-7)
Aquele(a) que ama está inteiro(a) com uma pessoa e no relacionamento para dar e, então, receber. Não está procurando uma forma de tirar vantagem para si, desequilibrando a balança. Há relacionamentos que são  desgastantes por causa das tantas exigências e cobranças,  que terminam por esgotar as forças e destruir o bem da relação. Quando isso acontece, quem dá se sente sugado porque nunca dá o suficiente. Mas quando se abre o coração para estar ao lado (nem dentro, nem acima, nem abaixo, nem contendo) a tranquilidade da companhia e do companheirismo estabelece a confiança.  

Um relacionamento em que, na maioria das vezes, cada um dá o melhor de si é capaz de sustentar os momentos em que não somos tão bons. Mas, se na avaliação geral, faz mal e não bem, ao invés de trazer luz, traz trevas à sua vida e na avaliação temos feridas, vergonha, abandono e até escândalos como marca registrada do relacionamento, é preciso tomar uma atitude pela vida e resolver a situação.

Lembre-se de que estou falando de relacionamentos que não chegaram ao casamento. Depois do casamento o compromisso é bem mais sério diante de Deus e as consequências muito mais complicadas e ainda pode envolver filhos. Tem que ser tratado com extremo cuidado.

Entretanto,  há muitas pessoas que mantêm esses relacionamentos doentios voluntariamente, a despeito de todo sofrimento e eu pergunto: Isso é amor? 

Compare com o padrão que apresentei e veja que pode achar outros nomes para esse sentimento: dependência, obcecação, doença... Se você não consegue se afastar (mesmo psicologicamente) de uma pessoa que não lhe ama como você precisa. Peça ajuda a Jesus. O problema não é a pessoa, mas o que você permite que ela seja para você.

Não busque água em uma cisterna rachada, você não encontrará e continuará com sede e cansada. Mas Jesus disse que ia nos encher do seu amor e nós estaríamos tão cheios que teríamos até para dar: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."  (João 7 : 38). 

Não é uma pessoa a fonte da felicidade, mas podemos ser felizes e compartilhar a felicidade com alguém e assim estaremos equilibrados e o relacionamento poderá fluir e fazer bem a ambos. Felicidade é uma das poucas coisas que aumentam quando se dá.

Deus lhe abençoe e lhe deixe livre para amar e ser amado(a) de verdade, em nome de Jesus. Espero que você concorde e faça sua parte.

Até à próxima postagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics