terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Espírito Santo, prazer em conhecê-lo



Bom dia, Espírito Santo!

Uma das maiores descobertas na minha caminhada com Jesus foi a do Espírito Santo como uma pessoa. A experiência e a comunhão com Ele são incomparáveis. Tive essa experiência através do que recebi da...




... leitura do Livro Bom Dia, Espírito Santo de Benny Hinn e aprofundei-a com a leitura de Bem-vindo Espírito Santo, do mesmo autor. Elas me trouxeram as boas novas que precisava para revolucionar a minha relação com Ele. Aconselho essas leituras com entusiasmo de quem quer que você tenha uma experiência igual ou até mais profunda.

O Espírito Santo como pessoa

Muitos acham que o Espírito Santo é uma energia, mesmo sem distinguir claramente que pensam assim. Eu também pensava assim. Era até uma contradição, porque eu dizia que o Espírito Santo era Deus e, ao mesmo tempo, pensava nEle como poder ou força apenas. Quando digo que o Espírito Santo é uma pessoa, não estou dizendo que é uma pessoa humana, mas que tem uma personalidade com a qual precisamos estabelecer um relacionamento e não um processo de conexão e desconexão como fazemos ao ligar e desligar um interruptor elétrico.  O Espírito tem reações e sentimentos que funcionam a partir do relacionamento conosco.

Em Efésios 4:29, Paulo adverte os coríntios que não usem linguagem torpe, isso é, linguagem que “contraria ou fere os bons costumes, a decência, a moral; que revela caráter vil; ignóbil, indecoroso, infame; que contém ou revela obscenidade; indecente; que causa repulsa; asqueroso, nojento; que apresenta mácula; sujo.” (HOUAIS, 2011). Mas o efeito dessa linguagem sobre o Espírito Santo é que revela uma personalidade no versículo seguinte: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30).  Nenhuma energia ou fonte de força tem sentimentos, só personalidades. Mas, não são apenas emoções dolorosas que o Espírito sente, o reino de Deus é pleno de outra emoção do Espírito: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17). Há uma alegria que vem da pessoa que estabelece o reino de Deus para nós, o Espírito Santo.

Podemos perceber que Ele é uma pessoa, também porque Ele pode ser ofendido pela mentira “Pedro disse: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo?” (Atos 5.3) e pela blasfêmia “Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão. ” (Lucas 12:10). Você não imagina a energia elétrica, uma força, um poder, ofendida se você xingar porque ela falhou e você perdeu o seu arquivo, não é? Mas, o Espírito Santo se ofenderá com Palavras e atos que não vou estender aqui.

Porque é importante perceber o Espírito Santo como uma pessoa?


É preciso entender o Espírito Santo como uma pessoa porque através dEle, nós temos comunhão com Deus: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.”(2 Coríntios 13:13). Comunhão é ter tudo em comum. Se nós queremos estar realmente ligados a Deus, isso tem que ser feito através do Espírito Santo. Ele nos ensina tudo o que Deus tem pra nós:

“Ora, não temos recebido o espírito do mundo, e, sim, o Espírito que vem de Deus para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com palavras espirituais.” (1 Coríntios 2.12-13).
 
Ele nos mostra o que Jesus tem pra nós: “Quando, porém, vier o Consolador , que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade que d’Ele procede, esse dará testemunho de mim”. (João 15.26).

O Pai, o Filho e o Espírito Santo

O episódio do apedrejamento de Estevão ilustra bem como é que a Trindade funciona para nós: “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.” (Atos 7:55 – 56). Deus está no seu trono, na glória, Jesus ao seu lado como intercessor por nós, e o Espírito Santo está nos enchendo aqui na terra e dando testemunho de Jesus, abrindo nossos olhos para o mundo espiritual e nos capacitando a testemunhar de Jesus. Como Jesus disse: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”(Atos 1:8).

Os três são um só. Gosto de ilustrar isso como o sol e sua ação sobre nosso planeta. Ele, no céu é uma massa solar que nenhuma nave poderia se aproximar sem derreter nos seus elementos incandescentes. Mas, aqui na terra temos duas ações do sol, a luz e o calor. Onde está a luz há algum nível de calor. Mas, se fecharmos as portas e tivermos um ambiente de vidro e acrescentarmos um ar-condicionado, só teremos a luz; se o lugar vedado não tiver luz e tiver ar-condicionado, nem luz e nem calor. São todos parte da mesma fonte, possuem a mesma essência, mas são três dimensões diferentes e podem se manifestar de forma uma ou separada.

O Espírito Santo é uma pessoa, é e foi enviado como Deus para lhe guiar à verdade “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.  Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. ” (João 16:13-14).

Onde o Espírito Santo pode ajudar

É Ele quem vai lhe mostrar o que agrada a Deus e como ficar próximo a Ele. Uma das tarefas mais importantes do Espírito  Santo é nos guiar. Você nasceu para estar ligado a Deus, para que suas células estejam permeadas pela essência de Deus; que todas as instâncias da sua alma estejam plenas da bondade de Deus; e que seu corpo seja vivificado na vida de Deus e quem faz tudo isso é o Espírito Santo:

Somos permeados por Deus enchendo-nos do Espírito: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,” (Efésios 5:18)

Somos transformados pela graça transformadora do Espírito sobre nosso caráter: “E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Coríntios 3:18).

Temos o corpo vivificado para servir a Deus pelo Espírito Santo “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. ” (Romanos 8:11)

Mas, lembre-se, comunhão é ter uma convivência, uma troca, não é ter um movimento de uma direção só. Portanto, a mera petição não é comunhão. Você tem tudo em comum com as pessoas que só desejam receber alguma coisa de vocês? Não precisamos de Deus somente nos momentos de angústia ou para as nossas ambições. O Espírito foi enviado como consolador, conselheiro, alguém que continuamente cuida. Isso muda tudo.

Se você sempre ignorou o Espírito Santo como pessoa e nunca teve um momento de comunhão com Ele, você ter essa experiência agora. Ore comigo:

Querido Espírito Santo, perdão por ter te visto apenas como uma força ou poder. Ajuda-me a aprender a conversar contigo e ser guiado(a) por ti. Quero ser teu(tua) amigo. Tira da minha vida tudo o que possa me impedir de ter tudo em comum contigo, eu quero a Tua presença continuamente e não somente quando eu precisar de alguma coisa, em nome de Jesus.
Além desse oração, eu lhe desafio a acordar e dizer: "Bom dia, Espírito Santo!". Quando você for sair de casa para o trabalho, convide-o a ir com você. Mas fale como quem se dirige a alguém que está presente. Você pode (e seria aconselhável) convidá-lo a fazer com você qualquer coisa que você vá fazer durante o dia. E você vai ver muita coisa mudar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics