sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

10 princípios vitais sobre a prática do bem



Seja por causa de já havermos praticado o bem e termos sido feridos; ou da nossa falta de prioridade para estarmos cuidando de outra pessoa que não nós mesmos; ou por estarmos focados apenas nos nossos problemas; ou por qualquer outra razão que tivermos para considerar abandonarmos ou adiarmos a prática do bem, segundo o que Deus e sua Palavra consideram bem, preciso dizer que as implicações disso são importantíssimas e precisam ser revistas.
Eu considero três...




...perguntas e seu grupo de 10 respostas para tomarmos uma atitude sobre a prática do que é bom e agradável a Deus: 

De onde vem o bem ou o que é bom? 
Quais os efeitos de fazer o que Deus considera que é o bem? 
É algo natural ou espontâneo fazer o bem?

De onde vem o bem?

1.      Deus é bom e dá o que é bom

“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” (Salmo 34:8) 
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1:17)

Escutamos muito sobre a “vontade de Deus”. Infelizmente, ela geralmente está associada a alguma catástrofe natural ou desgraça. Que imagem terrível! É preciso conhecer a verdade da bondade de Deus e o seu amor para conosco, para usufruirmos da vida que Ele traz a nós. Veja a intenção de Deus estampada ao criar o homem, o ‘controle de qualidade’ da criação: “Faça-se a luz... E viu Deus que a luz era boa... apareça a porção seca... viu Deus que era bom... E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. ” (Gênesis 1:3,10,12,14,18, 31). Deus certificou-se de que tudo o que fez era bom. “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, [...]” (Tiago 1:17a).

Como podemos pensar que Deus deseja destruições, quando Jesus, que é a imagem perfeita de Deus (Hebreus 1:3), que fazia tudo o que agradava o Pai (João 8:29), repreendeu a tempestade que ameaçava os discípulos (Marcos 7:37-39), curou os enfermos e ajudou os que precisavam de suprimento de forma natural e sobrenatural? A Bíblia diz que tal conflito de interesses seria inaceitável: “Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor. ” (Gálatas 2:18).  Não, não conhecemos a bondade de Deus... E o acusamos de coisas medonhas.

Deus criou o homem para compartilhar de Sua Vida Eterna. Quando o homem foi criado, a Vida do próprio Deus lhe foi dada (Gênesis 2:7; Jó 33:4). É certo que você crê que nenhum mal faça parte da Vida de Deus. Mas, se Deus não quer isso, por que tanta destruição, roubo e morte na face da terra?

Aí, é que está. Um relacionamento não depende da intenção de uma só parte. Quando Deus criou o homem, lhe deu capacidade de decidir a quem servir. Com Deus, o ser humano sempre terá todo o bem, mas sem o conhecimento da bondade de Deus, lhe restam os males e o que é mau. O primeiro homem, a quem Deus tinha dado a terra (Salmo 115:16; Gênesis 1:26), decidiu obedecer ao inimigo de Deus, perdendo a proteção e a comunhão com Ele. Por isso, o que antes era um jardim pleno da presença de Deus, começou a se tornar uma terra árida, plena de dificuldades.

Mas, a bondade de Deus se manifestou em mandar seu Filho Amado, para pagar a pena da traição do homem (pena de morte). Jesus ganhou o direito legal de pagar a dívida do homem fazendo uma aliança com ele. Aliança significa ‘minha vida é sua vida’. Quando Jesus sentou-se à mesa e levantou o cálice, assinou a sua sentença de morte. Nossa dívida tornou-se dEle. Ao pagar a pena morrendo na cruz, Jesus deu a todos os que se aliançaram com Ele a Vida Eterna com que ressuscitou no terceiro dia. Então, nos colocou de novo na presença de Deus e sob sua bênção, que repreende os ventos e tempestades e nos dá autoridade para fazermos as mesmas obras que Ele, em Seu nome (João 14:12). Por isso, Ele falou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28-29).

2.      Jesus fez o bem porque é isso que Deus faz

Jesus andou sempre fazendo o bem em todas as suas formas: pregava para dar alívio aos corações, curava os enfermos (Mateus 4:23),  cuidava dos pobres (João 13:27-29), multiplicava o pão para supri-los (Mateus 14:14-20) e todo o bem necessário: “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;” (Atos 10:38)  

Deus sempre proveu vida a todos e, ainda mais do que vida física, proveu Jesus para que nós tivéssemos a Sua Vida (João  3:16): “contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.”(Atos 14:17)

Quais os efeitos de fazer-se o bem?

3.      Faz nossa oração ser ouvida

“Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.” (1 João 3:21-22)

4.      Faz Deus se mover a nosso favor

Ao nos ligarmos à vontade de Deus, que é o bem, provamos da sua Vida e ela floresce em nós, nos trazendo a bênção de Deus. Foi o que Ele disse no Salmo 1: 1-3:

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

Você pode ler mais em Josué 1:7-8 e Romanos 8:28.

5.      Dá vitória sobre o mal

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. ” (Romanos 12:21)

6.      Dá a vida de Deus

“Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus [o bem] permanece eternamente. ”(1 João 2:17)

7.      Dá paz e confiança

“Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,”(Romanos 13:3)

8.      É recompensador

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. ” (Gálatas 6:9).
 “que [Deus] retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;”(Romanos 2: 6-7)

É algo natural ou espontâneo fazer o bem?

9.      Fazer o bem é um desafio

Se fosse natural ou espontâneo, não precisaríamos nos esforçar ou ser alertados para não retaliar as ofensas:“Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;” (Romanos 12:17).

10. Desistir de fazer o bem é desobediência

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17);
“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” (2 Tessalonicenses 3:13)
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (Miquéias 6:8) 



Considere que a natureza de Deus é ser bom. Jesus mostrou e foi exemplo disso e Ele é o nosso padrão. Grandes coisas estão reservadas para aqueles que praticam o que é bom: Deus escuta a sua oração e se move para atendê-la, vitória sobre o mal, além de Vida de Deus e Paz e nos recompensando por servi-lo. Se abandonamos o bem, abandonamos ao próprio Deus dentro de nós. E seremos à semelhança de quem? Vamos nos perder do que há de melhor se deixarmos o bem. 

Esse desafio diário de nos manter no caráter de Cristo,  apesar de sermos tentados a não fazê-lo, a nos cansarmos de insistir em um ambiente hostil ao bem é grande, mas é isso que Deus pede de nós. Requer esforço, requer vencer barreiras, requer vencer a nossa própria resistência que cria mil motivos para não nos envolvermos e nos movermos como Jesus faria. Mas, se Deus diz que vale à pena, Ele faz valer à pena. Então, não desista de ser cada dia mais parecido com o nosso Deus Bom. Eu lhe dei 10 motivos para isso, mas poderia dar mais... Muito mais... Ou talvez apenas um fosse o suficiente, mas tenho que escrever para muitos esperando alcançar o coração do máximo possível.

Você pode orar assim:

“Querido Deus, ajuda-me a ver e admitir onde eu deveria estar fazendo o bem e não estou. Ajuda-me a mudar de atitude e agir nisso. Não importa se outras pessoas poderiam estar fazendo e não estão, se eu posso contribuir, eu quero fazer a minha parte, independente do que outros possam pensar, dizer e deixar de fazer na mesma situação. Ajuda-me e fortalece-me a ser como tu és, em nome de Jesus.”
  
Quer entrar em contato? Escreva-me em 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics