segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A história do lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
Vovó está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.


O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

A primeira qualidade


É que você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que Guia seus passos. Se essa mão for a de Deus, Ele vai sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade e ela é sempre boa.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)
  

A segunda qualidade


É que de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. E aí, quando tiver que enfrentar algumas dores, faça com que, no final, elas o façam ser uma pessoa melhor.

“3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4  E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. 5  E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:3-5)


A terceira qualidade


É que  o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça. Isso serve para todos os lápis .

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)


A Quarta qualidade


É que o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."  (Romanos 14 : 17)


Finalmente, a quinta qualidade do lápis


O lápis sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;"  15  Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5 : 14-16)

"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta."  (Tiago 2 : 26)



Na realidade, além de esperar que sejamos lápis, Jesus espera que sejamos cartas vivas do seu amor, uma vez que Ele deu a sua vida como tinta para reescrever a nossa. Jesus nasceu na Galiléia uma vez, mas espera nascer milhares de vezes em corações ansiosos por uma vida que não se resuma a copiar o destino que tem nos sufocado todos os dias. 

Ele propõe na sua ressurreição um novo texto, que não nasce das nossas próprias forças, mas das forças que Ele derrama em nós. É uma experiência única, inigualável e pessoal. Mas disponível para qualquer coração que queira ser um lápis guiado por Deus, ainda que Ele nos ajuste ou que a vida exija mais de nós, ou que tenhamos que corrigir as nossas falhas, sempre cuidando do nosso interior para que a marca que deixarmos seja digna das mãos Amorosas que escolheram nos guiar para escrever a mais linda canção de amor à humanidade. Peça a Ele para experimentar esse encontro pessoal e escreva outra história para a sua vida.


Você pode orar assim: 


Senhor Jesus, eu não quero repetir esse texto que tenho vivido. Não quero apenas repetir o que vejo ao meu redor. Quero o que o Senhor tiver de melhor para mim. Quero experimentar uma vida nova. Seja o meu Senhor e meu Mestre. Ensina-me a viver a Sua Vida. Guia-me, corrige-me, perdoa-me, muda meu interior e me faz marcar esse mundo como o Senhor marcou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics