terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Falando de recompensa



Todas as coisas que fazemos causam um efeito. Na maioria das vezes, não temos idéia de como vai ser recebido ou que impacto terá. Algumas surpresas são boas, outras desagradáveis. Não há como saber se o que fazemos com a melhor intenção e esforço será bem recebido. Então, a motivação que continua nos impulsionando a fazer, também será ...



...um mistério.
Muitas coisas boas só atingiram a humanidade depois de muitos anos e gerações, mas nunca no seu tempo. Desde os primeiros estudos de microbiologia até à confecção da primeira vacina, foram mais de 100 anos. A arca de Noé foi um empreendimento de risco, que foi desprezado por 120 anos e só serviu inicialmente para 8 pessoas. E se o projeto fosse nosso? Teríamos chegado ao fim? Aquilo que se faz por convicção não pode ser medido como um empreendimento comercial. Os lucros do investimento no reino de Deus podem ser estranhos. Paulo ganhou ressurreições e prisões; Pedro, milagres de cura e agressões. Mas, eles não abandonaram o projeto de Deus para as suas vidas e por isso Deus pode fazer o que tinha em mente através das suas vidas.

Você só vê uma parte da rede de relacionamentos e suas implicações


Às vezes, fico pensando no trabalho do blog, quando varia o número de acessos... E me impressiono quando pessoas que nunca vi me seguem no twitter. Se eu considerar esses indicadores de sucesso para mim, terei problemas. Eles não são estáveis. Muitas pessoas imprimem os textos e enviam para amigos dos quais provavelmente nunca ouvirei falar. Então, um acesso pode se transformar em 150 pessoas recebendo a Palavra, ainda que nem saibam da existência do blog. Então, minha motivação não pode ser as estatísticas do blog, mas saber que estou fazendo aquilo que Deus colocou no meu coração. É bom saber que alguém foi abençoado com o texto, mas são muito raros os comentários. E isso não pode ser meu motivador, nem pode ser o seu.

O que a Palavra ensina diz sobre fazer a coisas que agradam a Deus é “[...] não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gálatas 6:9). Na realidade, quando fazemos algo que agrade a Deus, somos os primeiros abençoados. Eu sou a primeira a ser abençoada com a Palavra que trago para o blog. Se ela não mudar a minha vida, não serve para ser publicada. Então, a minha fonte de motivação se torna segura, porque ela vem da aprovação e o apoio de Deus e não das pessoas. Não digo que não é ótimo receber um comentário dizendo que você está sendo abençoado, isso é precioso. Só estou querendo dizer que nós não vamos conseguir manter a nossa estabilidade numa missão ou na vida se nos motivarmos a partir de coisas mutáveis.

A recompensa existe


Quando fazemos algo para Deus, fazemos antes para nós mesmos. Deus só nos dá a fazer coisas para as quais Ele nos deu previamente um potencial. Realizar esse potencial já é a melhor parte da experiência. Ele olhou para Davi no campo e viu nele um rei: “Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tomei-te da malhada e de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo de Israel.” (1 Crônicas 17:7). E, sob a visão de Deus, Davi aprendeu a ser guerreiro e depois rei. Talvez Davi não tivesse idéia desse potencial ou que estar atrás da malhada era o melhor começo para um rei, mas ele se tornou um grande rei.

Davi, assim como José e Noé e tantos outros apenas se ocuparam em fazer o melhor que podiam a partir de onde estavam. Então, a Palavra de Deus se cumpriu:

Veio o suprimento das suas necessidades - O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se. (Provérbios 10:4); O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta. (Provérbios 13:4) 
Fundamentado na prudência - Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza. (Provérbios 21:5)  
Por fim, veio o reconhecimento pela qualificação - Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe. (Provérbios 22:29)

Eu creio que a Palavra se cumprirá para você também se você, a despeito de qualquer condição, fizer o seu melhor. Porque é assim que deve fazer alguém que tem o princípio do bem dentro do coração. Se deixarmos que o mal que está fora contamine os nossos sentimentos, vontades, emoções, atitudes e ações, nós vamos ser vencidos. Mas a Palavra ensina que: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21).

Não desista de você mesmo


A primeira pessoa que se machuca e se corrompe quando começa a diminuir a qualidade do que entrega somos nós mesmos. Se alguém nos magoa e decidimos não amar, somos nós quem perdemos a oportunidade de experimentar o amor. Quem nos magoou sequer será afetado por isso. Se o patrão não nos reconhece e deixamos ser excelentes, nos tornamos aquilo que ele pensa que somos, sem valor. Você não precisa se submeter a nenhum desses relacionamentos, mas o principal é que você não desista daquilo que você é, que você não desista das suas qualidades e de cultivá-las. É plantando boas sementes que colhemos os frutos bons. Independente de sermos ou não valorizados pelas pessoas que estão à nossa frente. O mundo dos relacionamentos que não enxergamos é bem mais largo do que isso.



Você não sabe aonde uma ação de qualidade vai chegar, mas se ela é de qualidade ela vai frutificar qualidade. A semente só pode dar um tipo de fruto, então plante as melhores e as mais fortes e produtivas, da melhor forma. É certo que você colherá os frutos delas. Deus é bom e é justo. Então, não deixe ninguém, nem nenhuma situação dizer quem você é, principalmente, se for inferior ao que já conseguiu conquistar até agora. Mantenha-se firme e a verdade prevalecerá trazendo seus frutos: “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.” (2 Coríntios 2:14).



Você pode compartilhar as mensagens do blog de várias formas:

 Com esses botões, ao lado direito e fora da mensagem, você compartilha diretamente nas redes sociais;

Com esse botão, abaixo da mensagem, você compartilha o link por e-mail;

Com esse botão, abaixo da mensagem, você pode imprimir a mensagem na impressora ou em arquivo pdf e enviar aos amigos ou levar para ler em outro local.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima e sábia mensagem Ana. Tenha certeza que principalmente aos olhos de Deus vc está fazendo uma grande obra aqui na terra, divulgando a palavra Dele de forma tão sábia. Muitas pessoas lêem o que vc escreve se comentam ou não é outro detalhe, o mais importante é o seu objetivo maior, agradar a Deus acima de tudo e isso vc está fazendo.
    Parabéns e sucesso sempre,
    Meriane.

    ResponderExcluir
  3. Como foi oportuna a leitura desta mensagem...principalmente o trecho - "Não desista de você mesmo"!

    Grata;

    Soraya

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics