sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

É possível ter esperança




Hoje, li este salmo na Bíblia Amplificada e percebi que ele traz alento e fé aos nossos corações de uma maneira muito forte:

Davi escreveu este Salmo provavelmente quando acreditava que Saul o perseguia baseado em fofocas na corte. Saul o perseguia injustamente. Davi não conseguia perceber porque, mas sabia que havia mentiras contra ele e vivia os seus resultados nos ataques de Saul tentando matá-lo.

Uma série de lições foram aprendidas por ele...





A primeira foi vencer o medo pela fé:

1 O Senhor é a minha Luz e minha Salvação, de quem terei medo ou de quem terror? O Senhor é o refúgio e a Fortaleza da minha vida, quem me assustará?
2 Quando os maus, os meus inimigos e meus adversários, vierem sobre mim para comerem a minha carne, eles tropeçarão e cairão.
3 Embora um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; embora a guerra se levante contra mim, mesmo no meio disso eu estarei confiante.

A segunda, manter o foco e a prioridade em buscar ao Senhor em meio à turbulência. Pois na Sua presença estava o descanso e a fonte de uma mente tranqüila. Não diminuiu, mas aumentou a a prática da oração ou de estar no templo para adorar e buscar respostas de Deus...

4 Uma coisa eu tenho pedido ao Senhor, isto eu buscarei, perguntarei a respeito e insistentemente requererei: que eu possa habitar na casa do Senhor em sua presença todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza, a doce atratividade e a prazerosa amabilidade do Senhor e meditar, considerar e perguntar no Seu santo templo.

A terceira, saber que a recompensa em buscar a Deus era a sua verdadeira segurança da vitória. Por isso não aceitou a justificativa das dificuldades sobre a dedicação pessoal. Era dali que ele recebia a visão da fé que o fazia vitorioso. Não abriria mão disso.

5 Pois no dia da aflição Ele me esconderá em seu abrigo; no lugar secreto de Sua tenda Ele me esconderá; ele me colocará sobre uma rocha.
6 E agora a minha cabeça será levantada acima de meus inimigos à minha volta; em sua tenda oferecerei sacrifícios e gritos de alegria; eu cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.

A quarta, saber que Deus só escutaria a sua oração por causa da própria misericórdia e da sua bondade, não por causa das suas qualidades. Davi contava com a graça e a misericórdia de Deus para acudi-lo.

7 Escuta, Ó Senhor, quando eu clamar alto; tenha misericórdia e seja gracioso para mim e responde-me!

A Quinta, o coração de Davi conhecia a necessidade de buscar a intimidade com Deus e seus frutos. Ele a tinha como sua necessidade vital. Não apenas como ritual obrigatório.

8 Tu tens dito: Busca a minha face, pergunte sobre e requeira a Minha presença como sua necessidade vital. Meu coração diz a Ti: Tua face (Tua presença), Senhor, eu buscarei, perguntarei por e requererei pela necessidade de autoridade sobre a Tua Palavra.

A sexta, o único medo que Davi tinha era de Não poder se aproximar de Deus... Porque ele precisava do cuidado de Deus mais do que tudo e quando todos o abandonassem, ele sabia que era em Deus que encontraria o amor, a proteção e a orientação que precisava. Tanto mais precisava disso, quanto mais desafios encontrasse pela frente. Ele sabia que se não fosse o Senhor estaria perdido no meio de seus inimigos.

9 Não escondas a Tua face de mim; não me vires as costas com raiva, Tu, que tens sido meu Auxílio! Não me lance fora, nem esqueça de mim, Ó Deus da minha salvação!
Embora meu pai e minha mãe tenham esquecido de mim, contudo o Senhor me tomará, me adotará como Seu filho.
11 Ensina-me Teu caminho, Ó Senhor, e guia-me em uma planície e no caminho por causa dos meus inimigos, daqueles que têm mentiras como armadilhas à espreita.
12 Não me dês à vontade dos meus adversários, pois falsas testemunhas têm se levantado contra mim; eles respiram crueldade e violência.

A sétima, Davi sabia que podia esperar em tempo hábil, aqui na terra uma solução de Deus para suas necessidades.

13 O que teria sido de mim se eu não tivesse crido que eu veria a bondade do Senhor na terra dos viventes!
14 Espere e tenha esperança e expectativa no Senhor; seja bravo e tenha coragem e que seu coração seja resistente e perseverante. Sim, espera e tenha esperança e expectativa no Senhor.
(Salmo 27 – Bíblia Amplificada)

Era essa esperança de Davi, que via a Deus como Luz, Salvação, Fortaleza ou Castelo, doce e prazerosa presença de Amor de Pai, que o escolheu para amar. Isso o desafiava a ocupar sua mente para compreender o tamanho desse cuidado. Davi, então, ia à casa de Deus, como a um abrigo, lugar seguro, de louvor, onde ele era escutado, sem que Deus levasse em conta o seu merecimento, mas a própria bondade do Pai.

Sim, vale à pena esperar, ter esperança e expectativa, pois o socorro chegará. Receba em seu coração esse Salmo, hoje. Seja como Davi e creia. Apesar de todas as coisas e do que quer que se levante contra sua vida, o Senhor da Vida te escolheu para te amar e enviou Jesus para te fazer filho de Deus e te levar à presença do Pai.


Pois Deus é fiel e cumprirá o que prometeu:


"Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." (Jeremias 1:12) 
"Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? " (Números 23:19)
"Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele [Jesus] o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. " (2 Coríntios 1:20)



2 comentários:

  1. Eu recebo todo amor, todo cuidado, toda promessa do SENHOR para minha vida, em nome de Jesus. Amém.

    Djane

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics