quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Talento por dentro e por fora

Eis  uma  história  que  nem  todos  conhecem ... ...mas que nos leva a pensar se precisamos mesmo conviver com a rivalidade. Refere-se a dois dos três tenores que encantaram o mundo, cantando juntos: Plácido Domingo, Jose Carreras e Luciano Pavarotti. E uma rivalidade política da era dos feudos e suas rixas entre os catalães e o madrilenos.








Mesmo quem nunca visitou a Espanha, conhece a rivalidade existente entre catalães e madrilenos. Os catalães lutam pela autonomia, numa Espanha dominada por Madrid.

Pois bem... Plácido Domingo é madrileno. José Carreras é catalão. Devido a questões políticas, em 1984, tornaram-se inimigos.  Sempre muito solicitados em todo o mundo, ambos faziam questão de exigir nos seus contratos, que só atuariam em determinado espetáculo se o adversário não fosse convidado.

Em 1987, Carreras encontrou um inimigo muito mais implacável que o seu rival (Plácido Domingo, na foto). Foi surpreendido por um diagnóstico de leucemia. A sua luta contra o câncer foi terrível. Tendo de submeter-se a diversos tratamentos, um transplante de medula óssea, além de uma mudança de sangue, que o obrigava a viajar mensalmente até aos Estados Unidos.

Nestas circunstâncias, não podia trabalhar e apesar de ser dono de uma fortuna razoável, os elevadíssimos custos das viagens e dos tratamentos, dilapidaram as suas finanças. 

Quando não tinha mais condições financeiras. Então, teve conhecimento da existência de uma fundação em Madri, cuja finalidade era apoiar o tratamento de doentes com leucemia. Graças ao apoio da fundação "Formosa", Carreras venceu a doença e voltou a cantar. Quando voltou a receber os altos cachês que merecia, resolveu associar-se à fundação.

Foi ao ler os seus estatutos, que descobriu que o seu fundador, maior colaborador e o Presidente da fundação era Plácido Domingo. Depressa soube que Domingo tinha criado a fundação para ajudá-lo e que se tinha mantido no anonimato para que ele não se sentisse humilhado ao aceitar o auxílio do seu "inimigo”.


Mas... O mais comovente foi o encontro de ambos. Surpreendendo Plácido Domingo num dos seus concertos em Madri, Carreras interrompeu a atuação deste, subindo ao palco e humildemente, ajoelhou-se a seus pés, pediu-lhe desculpas e agradeceu-lhe publicamente. Plácido ajudou-o a levantar-se e com um forte abraço, selaram o início de uma grande e bela amizade.

Mais tarde, uma jornalista perguntou a Plácido Domingo, porque criara a fundação "Formosa", num gesto que além de ajudar um "inimigo", ajudava também o único artista que poderia fazer-lhe concorrência. A sua resposta foi curta e definitiva:  “Porque uma voz como aquela não poderia perder-se."

A humildade generosa de Plácido Domingos impediu até a possibilidade da manifestação do orgulho de Carreras. Na intenção de fazer o bem, ele negou seu próprio nome, status e poder para alcançar aquele que necessitava dele por causa de sua própria vida.

Quantas vezes não percebemos que a misericórdia de Deus é que nos sustenta enquanto achamos que temos "sorte" em encontrar "por acaso" algo que a Providência de Deus prepara nós? Quanto tempo de amizade os dois perderam por causa de valores menores do que a vida. Pois foi quando Plácido se viu no lugar de Carreras, na mesma possibilidade de estar frágil e impotente foi que ele pode mover-se pelo sentimento mais próximo de Deus que o ser humano pode desfrutar: a compaixão. Que não é apenas dó, mas ação em paixão pela vida do outro. 

Jesus não ficou e nem ficará impassível observando do céu enquanto você sofre. Ele viu o nosso sofrimento passado, presente e futuro e desceu do céu para nos acudir, salvar. Ele deu sua própria vida para estar conosco. 

5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontradoem forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:5-11).


Jesus continua o mesmo: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre." (Hebreus 13:8). Ele só espera que você peça ajuda com esse fardo... Vá até Ele, agora mesmo!



28 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30).




Ele está nesse momento estendendo todos os meios possíveis para que você alcance o máximo de felicidade. Ainda que você demore a ler os estatutos da Fundação Vida Eterna, a Bíblia Sagrada, principalmente o Novo Testamento, que nos atinge imediatamente. Leia a Bíblia e conheça Jesus que lhe sustenta. Comece pelos Evangelhos, eles falam da Vida de Jesus, o objetivo de todo o escrito bíblico. Convide-o agora mesmo para retirar o fardo da sua vida.

Ilustração recebida por e-mail de  Meriane Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics