quinta-feira, 17 de setembro de 2020

 


Recebendo novas forças na tribulação


Está exausto? Precisa de forças em Deus? Elias também estava. Voltava da derrota de 850 profetas e da destruição do altar de Baal. Jezabel, a rainha, havia mandado executá-lo. Deus o fortaleceu e ele correu durante 40 dias e noites, mas seu corpo físico, mente e emoções estavam exaustos. Elias abrigou-se numa caverna e, ao que parece, nem dormiu à noite... Então, Deus pergunta: "Que fazes aqui, Elias?" (1 Reis 19:9-13). Aí, começou a experiência que pode nos guiar à presença do Pai em tempos de extrema fadiga, ameaça e preocupação. Elias contou a Deus que o tinha obedecido sempre, mas estava sendo perseguido. Então, Deus respondeu: "Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR." Na extrema angústia, Elias precisava reconhecer a Presença do Senhor. E, por isso, teve que descartar três opções inválidas. 

Primeiro, "Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento;" O furação é aquela confusão, que começa do nada, onde os poderes (montes) e fundamentos (pedras) são abalados. Todas as estruturas e poderes à sua volta estão sendo abalados? Calma, ainda não é  seu lugar com Deus. Depois, houve "[...] um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto [...];" Um terremoto atinge tudo que o homem constrói, seu cotiano e estrutura. Depois de um terremoto, praticamente tudo fica obstruído. Mas, não foi para permanecer nos obstáculos, que Deus o convidou. Assim, no terceiro momento, veio o fogo, o juízo. Mas, Deus também não estava na acusação, na lembrança do pecado. 

Além dos poderes, que se abalam à nossa volta; acima das estruturas cotidianas que mudaram ou se vão; independentemente de nossos pecados e iniquidades, está o sopro suave do Espírito de Deus, que é Amor. Foi aí que Deus marcou o encontro com Elias. Foi aí que Ele lembrou a Elias, que Ele é o refrigério; a Paz; a estabilidade e O que muda tudo, sem mudar em nada, nunca. Então, ele ouviu a voz de Deus:  "[...] e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?" (1 Reis 19:9-13). 

Jeová Shalom! O Senhor é Paz! Ele reina sobre tudo e acima de todos! Busque a sua presença e escute sua voz que acalma as águas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics