quinta-feira, 29 de março de 2012

Você já foi ou está sendo perseguido por ser cristão?



A perseguição deveria ser entendida por nós como um elogio. A Palavra de Deus diz: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Timóteo 3:12). Observe em sua volta: Você já viu alguém ser perseguido por fazer alguma coisa errada? Como é raro, não é. A perseguição dos maus é rara porque o mundo jaz no maligno (1 João 5:19).

Sou de uma cidade pequena, mesmo sendo a capital. Nós temos fruteiras nas ruas. Alguns meninotes sempre estão atirando pedras para derrubar os frutos quando eles estão maduros. Até mesmo antes de ficarem maduros. Mas isso não acontece nas árvores que não dão frutos. Elas não são apedrejadas. Quando o cristão dá fruto, receberá pedras para ser roubado deles.

João explicou essa perseguição a partir de...



... Caim e Abel (irmãos, filhos de Adão e Eva): “11  Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 12  Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as do seu irmão justas.” (1 João 3:11-12). Pedro ressalta o valor de que sermos perseguidos sem causa: “20  Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. 21  Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22  O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.” (1 Pedro 2:21-22). Isso não quer dizer que Deus procura que sejamos perseguidos, mas que se alegra quando nós temos convicção e boas obras suficientes para incomodarmos e passarmos a ser perseguidos.

Por isso, Jesus disse no sermão da montanha:

10  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12  Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (Mateus 5:10-12).

Bem-aventurado quer dizer mais do que feliz e, ao mesmo tempo, digno de inveja. Os invejosos perseguem, assim como Caim perseguiu Abel porque queria o que Abel tinha recebido de Deus sem ter a relação com Deus que devia ter (Gênesis 4). Há uma recompensa para os que são perseguidos por não abrirem mão do que é reto, justo, e proclamarem sua fé baseada na Palavra. Deus não nos dá garantia de que todos aceitarão a nossa palavra, ou a Sua Palavra em nós, mas garante que nós seremos recompensados e abençoados por Ele mesmo ao fazermos isso.
Ainda quando recebemos as recompensas e bênçãos do Senhor por servi-lo, elas vêm com perseguição:

29  E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, 30  Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. 31  Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros. (Marcos 10:29-31)


Mas, o que fazer quando somos perseguidos?

Escuto sempre dúvidas a respeito do direito de se defender e de vencer os inimigos. Algumas pessoas o fazem, mas sem convicção ou de forma contrária a amor de Deus. O amor defende? Pergunte a uma mãe ou um pai que tem o filho atacado. Se alguém que você ama é atacado, você reage instantaneamente. Você deve amar a si mesmo. Então, como não se defenderia? Mas como seria essa defesa? Essa é uma questão importante. Jesus não admitiu que o defendessem porque Ele veio para ser crucificado, Ele não admitiu que Pedro interferisse no plano de Deus. Mas Ele disse que deveríamos estar prontos para nos defender se fosse necessário.

O pastor Yussef Nadarkhani está preso no Irã por ser cristão há meses. O que detém a sua execução é a ação da igreja e das autoridades internacionais incitadas por ela para sua defesa. Senão, ele já teria sido morto. No começo do mês de março, na Nigéria, mais 500 de cristãos foram mortos, entre eles mais de 100 crianças. Foram mortos, com o apoio das autoridades nigerianas. Você acha que nesse país há uma intolerância? Pois no nosso país que se diz democrático, uma psicóloga está sendo processada por ter colocado um blog sob o título psicologia cristã e pode perder seu diploma, enquanto outras terapias de base religiosa são desenvolvidas abertamente sem nenhuma queixa ou restrição.  

O cristianismo é a religião mais perseguida do mundo. Entram nas casas dos cristãos, arrastam-nos às ruas, estupram-nos, queimam a eles e às suas casas, torturam para negarem sua fé e alguns  cristãos acham que não podem defender-se. Não somos obrigados a morrer, apesar de não precisarmos temer a morte. Não podemos odiar, mas precisamos nos defender quando for preciso e possível. É preciso crer na vitória e na defesa de Deus e buscá-la:

35  Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36  Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (Romanos 8:35-37).

Os sentimentos de quem se defende precisam ser guardados em Deus


Um tipo de defesa que não devemos usar é a injúria, outro é a ameaça: “23  O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;” (1 Pe 2:23). Além disso, é importante buscar que Deus julgue a sua causa.
Na realidade, é normal sermos odiados por quem decidiu ter o ódio como uma forma de vida. Mas, se esse ódio se transfere para nós por causa dos sentimentos e atitudes de alguém, quem perde somos nós:

13  Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. 14  Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. 15  Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. (1 João 3:14-16).

O objetivo dos ataques e perseguições não é outro, senão nos tornar como aqueles que nos atacam. Por isso, precisamos ser guardados por Deus: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (1 João 5:18).

O maligno está sempre tentando tirar aquilo que nos une a Deus. Na parábola do semeador, Jesus explica sobre o objetivo das perseguições: “18  Escutai vós, pois, a parábola do semeador. [...] 20  O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21  Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;” (Mateus 13:18,20-21). Mas os corações que perseveram darão bons frutos: “Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” (Mateus 13:23).

A igreja foi plantada sobre o sangue dos cristãos que eram entregues à morte por Nero e outros reis romanos e perseguidores religiosos judeus. E ainda utilizaram-se da perseguição dos judeus aos cristãos para justificar o massacre dos judeus na 2ª. Guerra Mundial por Hitler e seus associados. É morte sobre morte, mas quem veio para matar, roubar e destruir foi o diabo (João 10:10). Jesus veio para que todos, judeus e não judeus tivessem vida. A perseguição dos cristãos não pode justificar atos de ódio e morte, senão todo o sacrifício pelo amor e pela proclamação da paz em Cristo terá sido em vão.

Motivos injustos e inaceitáveis

A perseguição não precisa de bons motivos, o que é bom é usado como motivo para perseguir os que crêem. Jesus foi perseguido porque curou um homem paralítico dentro do templo em dia de Sábado (João 5:14-16). Ora, a lógica espiritual seria: “Não há dia melhor para curar, visto que é o Dia do Senhor que Cura, Jeová Rafá” a lógica da perseguição invejosa foi “Nós não pudemos curá-lo por anos e vem este aqui e mostra a todos que nós não temos poder para isso e ele sim.” E mais “Se Ele continuar por aqui, vamos perder o prestígio e o emprego.”

Jesus era perseguido porque mostrava o mal que faziam os que tinham poder e eram reconhecidos como sábios, pois sua sabedoria só servia para afastar as pessoas de Deus:
52  Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. 53  E, dizendo-lhes ele isto, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a fazê-lo falar acerca de muitas coisas, 54  Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem. (Lucas 11:52-54).

Na verdade, há momentos em que todos estão em acordo a respeito de algo que lhes beneficia, mas que não é verdadeiro. Quando a verdade começa a ser proclamada ou o ciclo de pecado começa a ser abalado, aqueles que se beneficiam do pecado se reúnem para resistir ao novo. Aconteceu contra Paulo com os produtores de ídolos de Diana quando Demétrio percebeu que ia perder sua fonte de lucro levantou os produtores e vendedores de ídolos e a cidade foi mobilizada como massa contra Paulo e os cristãos. Os argumentos aparentemente religiosos não eram mais do que o disfarce de seu interesse de lucro pessoal e financeiro (veja Atos 19:22-32).

A perseguição é característica destes tempos

Estão atualmente havendo muitas perseguições aos cristãos em todo o mundo (Lucas 21:10-13). Muitas apoiadas por autoridades que baseiam seu poder em investimentos de pecado. Políticas pró-jogo, políticas para liberação de drogas, disfarçadas de leis de tolerância e combate ao crime são tão eleitoreiras como a criminalização da pregação das idéias bíblicas a respeito do homossexualismo. Não há tolerância quando se inverte a intolerância. O falso discurso sobre sociedade plural não pode apagar as divergências reais na sociedade beneficiando um grupo antes estigmatizado em oposição a outro. Mas, discursos com argumentos manipuladores são antigos como você pode ver. As pessoas em massa reagem mais rápido do que escutam. Acontece como sempre aconteceu. Lá em Éfeso, após o alvoroço dos seguidores de Diana, o que acontecia era a mesma coisa  e não se escutava a ninguém, apenas fazia-se barulho e se dispunha à arruaça:

32  Uns, pois, gritavam de uma forma; outros, de outra; porque a assembléia caíra em confusão. E, na sua maior parte, nem sabiam por que motivo estavam reunidos. 33  Então, tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para a frente. Este, acenando com a mão, queria falar ao povo. 34  Quando, porém, reconheceram que ele era judeu, todos, a uma voz, gritaram por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios! (Atos 19:32-34)

É só alguém gritar: Vai tirar o bolsa-escola! Ou é preconceito contra os gays! Ou vai dar um aumento no salário mínimo! O grito certo pode calar a todos os fazerem protestar tão alto que a massa vai fazer e defender exatamente quem os explora, seja no mundo da crença ou no mundo político. Mas quando essas manipulações da massa se fazem contra a palavra de Deus é a nação que perde. Pois Jesus disse: “23  Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. 24  Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.” (João 15:24-25).
Essa forma de manipulação é comum e não aconteceu somente em Éfeso, há outro exemplo de manipulação em Antioquia da Pisídia (Atos 13:50). E Paulo fala aos Gálatas o interesse das pessoas envolvidas nas disputas sobre a doutrina da circuncisão “[...] para se gloriarem na vossa carne.” (Gálatas 6:13).

Cuidado para não encampar uma luta sem saber claramente o real motivo do que está defendendo. Igrejas não são times, devem ser grupos organizados para implantar a paz, a alegria e a justiça no Espírito Santo. Este é o reino de Deus (Romanos 14:17). Cuidado com os manipuladores, os que querem explicar pouco e dominar muito para que você se torne mais um soldado para as suas batalhas particulares e fins que só beneficiam a eles mesmos.

Os tribunais e os servos de Deus

Você poderá ser conduzido a tribunais por fazer o que é certo. Jesus já alertou sobre isso: “E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.” (Mateus 10:18). Mas, você terá argumentos para se defender: “Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.” (Mateus 10:19) E terá também ajuda sobrenatural para argumentar: “Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.” (Mateus 10:20).  

Nesses momentos, você não poderá muitas vezes contar com sua família, ou ela será sua própria inimiga: “21  E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. 22  E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 10:21-22).
Mas o Senhor será o seu advogado (1 João 2:1).

Não seria justo que aqueles que perseguem os que servem a Deus estivessem impunes indefinidamente: “O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniqüidade.” (Salmo 125: 3). Jesus prometeu a justiça sobre os que perseguem os que servem a Deus: “Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.” (Mateus 23:35)

Coragem! Os perseguidores não ficarão impunes:
26  Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. 27  O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. 28  E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. (Mateus 10:26-28)

Deus não ficará em silêncio e impassível diante das suas tribulações. Paulo ensinava isso:
4  De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; 6  Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7  E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, 8  Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; 9  Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, (2 Tessalonissences 1:4-9)

Como pode ser a defesa dos cristãos

Eu pude encontrar cinco métodos de defesa nas escrituras.

1  A fuga, bater em retirada

Foi ensinada por Jesus:
“23  Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem. 24  Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. 25  Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? (Mateus 10: 23-25)

2 Usar seus direitos

Paulo iria ser açoitado, mas usou o seu direito de cidadão romano para não ser quando soube que iria ser açoitado sem julgamento disse que era cidadão romano de nascimento e não foi açoitado. Na verdade, depois que soube disso, o guarda ficou temeroso de tê-lo deixado atado (Atos 22: 24-29).

Meu querido leitor e minha querida leitora não temam usar seus direitos legais para defender-se quando for atacado. Os cristãos que pereceram só pereceram porque não conseguiram fazer valer seus direitos ou não conseguiram fugir. A morte e a aparente derrota só era alvo principal para Jesus. Para o resto dos cristãos é motivo da ira de Deus sobre os injustos. Jesus disse para comprarmos armas de defesa após sua morte: “Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma.” (Lucas 22:36).

3 Deus levantar autoridades (não necessariamente cristãs) para fazer a sua defesa

Deus levantou o respeitado Gamaliel (mestre de Paulo) para impedir a morte dos apóstolos pelo sinédrio. Mesmo sem ser cristão, ele argumentou a favor dos apóstolos (Atos 5:34-40). O argumento foi o de que já havia aparecido pessoas que se diziam de Deus e que simplesmente tinham sido esquecidas, se eles não fossem  de Deus, seriam esquecidos, se fossem de Deus, tocá-los era tocar a Deus. E os apóstolos foram libertos. (Atos 5:34-40).

4 Deus lhe dar argumentos para confundir seus perseguidores e levantar aliados

Foi como ele fez com Paulo diante do sumo sacerdote e dos líderes religiosos judeus. Paulo estava sendo julgado, mas sabia que o grupo se dividia entre fariseus (crêem na ressurreição e são ritualistas) e saduceus (não crêem na ressurreição, são políticos). Então, ele argumentou que estava sendo acusado por causa da ressurreição. Isso alvoroçou a todos e os fariseus tomaram sua defesa. E Paulo foi retirado de lá e levado à fortaleza, guardado pelos soldados romanos. Mas ainda assim fizeram uma conjuração para matá-lo. (Atos 23:6-9).

5 Deus lhe dar informações para seu livramento

Quarenta judeus fizeram uma conjuração para matar Paulo, mas o Senhor providenciou informação e estratégia para livrá-lo. O sobrinho de Paulo ouviu a combinação e disse ao soldado que tinha prendido Paulo. Esse soldado mandou uma escolta de 200 soldados e setenta de cavalaria para levá-lo de madrugada ao Presidente da Província. (Atos 23:15-24). Paulo nunca esteve tão seguro e tão dentro de seu propósito de testemunhar de Cristo.



Devemos enfrentar sem medo aqueles que injustamente nos acusam com falsos argumentos em defesa da tão proclamada “tolerância”, da “democracia” e que, contra o senso, querem nos calar e das acusações falsas que só possuem uma origem em comum, o diabo. Não seremos dignos de Cristo se  não pudermos ser perseguidos por causa dele.

Entretanto, isso não justifica que ataquemos pessoas e grupos para ofendê-los, tanto quanto eles a nós. E muito menos que nos dobremos a princípios que não estão de acordo com a Palavra  de Deus. Cada um dará contas de si mesmo a Deus. Cada um colha o que plantar. O meu papel como cristã é mostrar o que a Palavra oferece. O que o outro recebe e vive é responsabilidade dele. O evangelho é uma oferta de Deus à humanidade e não uma imposição. O evangelho é uma oportunidade de andar num caminho de paz, alegria e justiça governado por um rei que mantém essas três sobre sua vida não importa o que haja do lado de fora. Mas você estará sempre livre para ir por outro caminho.

Você pode orar como a igreja que estava reunida em Atos: 4:24-30:

24Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; 25 que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26  Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; 27  porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, [diga os nomes dos perseguidores], 28  para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; 29  agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, 30  enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics