sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Se fosse no sertão era assim: Peleja do Zé da Lei com o João da Graça


A peleja é um tipo de manifestação da literatura popular nordestina que consiste em uma argumentação em verso entre dois poetas. Ela é um conjunto de afirmações e respostas, que não se finda no primeiro debate rimado. Imaginamos a peleja entre Zé da Lei e  João da Graça. Como segue...



Zé da Lei

Deus é pura bondade
e é só nessa qualidade
que podemos Lhe encontrar.
Cumprir todo mandamento
sem falhar uma obrigação
pra dEle vir se aproximar.
E com essa compreensão
de conseguir merecimento,
sucedendo o passamento
é no céu que eu vou morar.

João da Graça

Pois eu cheguei e fui colocando
toda a minha bondade
aos pés do Autor da Vida.
Mas, quando vi minha maldade,
na caderneta anotada,
ela não deu nem pra saída.
E não me sobrando mais nada
é aí que eu finco o pé:
Deus só pede mesmo a fé
de uma alma arrependida.

Zé da Lei

Da fé eu sou muito zeloso,
dos costumes e tradições...
Faço com o maior cuidado
tudo o que me têm mandado
para todas as gerações.
E faço com satisfação,
mesmo me sendo custoso,
pra alcançar merecimento,
e ao sucesso do passamento
ter no céu uma habitação.

João da Graça

A sua sincera devoção
me deixa emocionado.
Mas, proponho uma questão:
E foi por qual boa ação
que por Jesus foi abençoado
o ladrão da cruz ao seu lado?
Ou Jesus viu ele convencido
e fez dele um convidado?
Porque Deus só faz um pedido:
A fé d'um coração arrependido.

Zé da Lei

Me desculpe, meu amigo,
mas vejo aí um perigo:
porque para agradar a Deus
tem que ter obediência.
Se sigo esses conselhos seus
vou pecar com consciência.
Ai, a coisa vai degringolar:
eu perco o merecimento,
e morro com o convencimento
de que no céu não vou morar.

João da Graça

É comum o esquecimento
de que tem um fundamento
para o perdão Deus aplicar:
é estar arrependido,
que é estar convencido
que era doido varrido
e o mal não quer mais praticar.
Esse é o caminho à pé...
porque Deus só pede a fé
de um coração arrependido.

Continua na próxima semana...

A peleja geralmente é em sextilha (grupos de seis estrofes rimadas). Entretanto, considerando-me uma iniciante, estou fazendo apenas uma simulação de uma peleja utilizando uma decilha (grupos de 10 estrofes rimadas) para facilitar a compreensão dos argumentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics