quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vencendo os mitos do sucesso



Estamos em uma época de muitos mitos sobre sucesso. Esse tal sucesso falado que é como uma folha caindo num filme 3D, você a vê lá, como se estivesse na sua frente, mas não tem como tocá-la. Sempre colocado como algo que vai chegar, mas que nunca chega, por mais que se atinjam metas. Sinto a necessidade de falar sobre o que o sucesso não é e o que Deus diz na sua palavra que realmente é.

Primeiramente, o sucesso não é quantidade acumulada de bens, metas ou qualquer tipo de quantidade que você imaginar na linha do “quanto mais, melhor”. Observe o ministério de Noé. Ele tinha toda a raça humana para conquistar e conseguiu ganhar oito pessoas da sua família. Noé só conquistou oito almas para Deus em 120 anos de ministério, falando, trabalhando e testemunhando todos os dias. Mas, se alguém podia ser mais dificilmente por Noé, foram aqueles que acordavam e dormiam próximos a Noé todos os dias. Noé conseguiu o sucesso da coerência, do amor, da unidade com a sua família. Coisa que nenhum número nem numerário são capazes de fazer. Sem seu sucesso, não estaríamos aqui.

Quantas pessoas você conhece que tenham entendido esse tipo de sucesso? O tipo de sucesso que torna uma pessoa tão confiável que coloca uma família inteira para se dedicar a construir um barco no deserto com medo da chuva, depois entrar no barco cheio  de animais domésticos e selvagens e fechar-se, impermeabilizar as entradas em pleno dia, debaixo do calor do sol e ficar lá dentro, no escuro, cercado de animais esperando um dilúvio. Nenhum filho de Noé o abandonou. Sua esposa creu com ele. Esse homem era um homem de sucesso antes de entrar na arca. Mas um tipo de sucesso que é permanente, que não depende de quantidade e sim de qualidade, depende de caráter e não de aparência.

O sucesso verdadeiro não é mágica



Sucesso permanente é fruto de muito trabalho. José trabalhou a vida toda para conseguir realizar seu sonho. Trabalhou até os dezessete anos para o pai (Gênesis 37:2); entre os dezessete e trinta trabalhou como escravo e como preso (Gênesis 41:46); depois, trabalhou para o faraó o resto da sua vida e sustentou o pai, os irmãos e as famílias dos irmãos. Davi foi encontrado trabalhando para o pai.

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui. Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é. Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá. (1 Samuel 16:11-13 ARC1995)


Observe que Davi estava em um dos piores empregos que havia na época. Jacó já descrevia que era tão penoso, que ele, de tão cansado e preocupado não conseguia dormir (Gên 31:38-42). Mas o sucesso de Davi estava em quem ele era e não no que ele tinha. Foi o que ele era que o levou a ter coisas. Foi sua forma de se relacionar com Deus e com as pessoas que o levou à vitória. Davi já era bem sucedido e por isso foi colocado diante de Saul, o rei. Observe como ele foi indicado para servir ao rei:

Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele. E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. (1 Samuel 16:18-19 ARC1995)

Davi estava em um emprego péssimo do ponto de vista de oportunidades de crescimento. Não tinha visibilidade na família, parecia não ter no trabalho, mas nós estamos rodeados por uma rede de testemunhas. Davi estava agindo com naturalidade, era autêntico enquanto estava no campo. Mas as pessoas viam sua habilidade musical, sua valentia defendendo o rebanho (depois disse a Saul que venceu um leão e um urso), sua postura de soldado, sua integridade no falar, e sua educação. Davi era um homem cordato, educado, gentil, que sabia se relacionar e tratar as pessoas, por isso foi posto diante do rei. Há um lugar desenhado para as habilidades que você cultivar. Creia nisso. Ser é fonte sucesso, parecer sem ser é fraude, e será descoberta.

Davi sempre foi dedicado e mesmo depois de estar trabalhando para Saul não deixou de trabalhar para seu pai. Seu irmão reclama que ele havia  deixado as ovelhas no campo quando ele ouviu de Golias (1 Samuel 17:15,28). Depois, Davi foi trabalhar para Saul como soldado, arriscando a vida na guerra (1 Samuel 18:5). Mas isso não quer dizer que não tenha tido dificuldades. Foi perseguido por Saul exatamente por ter feito um bom trabalho (1 Samuel 18:8-9). Afinal de contas, bem-aventurado significa mais do que feliz e digno de inveja. E mesmo tendo chegado ao cargo de rei tinha que trabalhar e guerrear continuamente, enfrentando problemas familiares e estatais.

Sucesso requer preparação


Deus nos prepara com todo o tipo de conhecimento para o propósito que ele nos destinou. Moisés estudou e trabalhou para o faraó até os 40 anos, a bíblia diz que “e Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras.” (Atos 7:22 ARC1995). Depois, Moisés trabalhou dos 40 aos 80 anos para o sogro Jetro e depois trabalhou para Deus até o dia da morte. Quero frisar algumas coisas nesse trabalho: “E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe.” (Êxodo 3:1 ARC1995).

Moisés era o herdeiro do Egito, príncipe, culto, respeitado, poderoso, mas não era essa a oportunidade de Deus para ele. A oportunidade apareceu quando Moisés era um funcionário do sogro, não tinha rebanho próprio, não estava na sua terra, não conhecia ninguém ali, não estava ligado à política e nem aos poderosos e gerou a maior revolução pacífica que a história já teve notícia. Não são os cargos, as pessoas e nem o status que nos promovem ou que são a nossa oportunidade. Abraão obteve sucesso, chegou aonde Deus queria leva-lo, recebeu o que Deus tinha para ele, foi tudo o que podia ser no Senhor fora de sua terra e longe de seus parentes porque essa era a vontade de Deus para ele. Jacó teve que voltar para a terra de seu pai para poder concluir sua jornada e depois morreu no Egito, sendo sustentado por José e hospedado por faraó. Jacó vivia do favor do faraó e nunca foi vergonha para ele.

A verdadeira promoção vem de Deus, que conhece o desígnio que tem para cada um de nós. Moisés não se vendeu ao poder e nem ao dinheiro de faraó. Ele tinha um alvo de sucesso específico: estar na vontade de Deus para a sua vida.

Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. (Hebreus 11:24-26 ARC1995)

A visão de sucesso de Moisés era estar no centro da vontade de Deus. E se você pensar um pouco, a única coisa que ele teria lucrado em permanecer seguindo o padrão de sucesso da sua época, o padrão egípcio, era que seria ele quem teria sido ferido pelas pragas e teria que abrir mão e liberar o povo de Deus para seguir livre. Com o alvo estabelecido, ele pôde ser preparado por Deus para servir ao propósito pelo qual Ele o criara: tirar o povo da terra do Egito.

Sucesso é fruto de desafios


Jacó trabalhou para o sogro, até quase desfalecer, que era um empregador mau e explorador, e depois trabalhou administrando seu próprio negócio. Observe o texto que descreve suas condições de trabalho:

Estes vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho. Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias. Estava eu de sorte que de dia me consumia o calor, e, de noite, a geada; e o meu sono foi-se dos meus olhos. Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes. Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, não fora comigo, por certo me enviarias agora vazio. Deus atendeu à minha aflição e ao trabalho das minhas mãos e repreendeu-te ontem à noite. (Gên 31:38-42)

A aliança garante o sucesso, mas não poupa do trabalho e nem das dificuldades. Você acha que Jacó não tinha bênção? Mas, nem Jesus nos poupa de aflições: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33 ARA1993). Só há vitória com desafios e batalhas vencidos. Vejo muitas pessoas achando que porque seu trabalho não é uma maravilha hoje ele não é de Deus ou que Deus se esqueceu dele. Sinto muito, Deus não esqueceu de José na escravidão e nem na prisão e garanto que não era um trabalho simples o que ele fazia e o salário, então... Mas o Senhor era com ele, sim. E o Senhor o levou até o lugar que tinha para ele só porque ele foi capaz de suportar e adquirir o treinamento, as habilidades interiores e exteriores e os conhecimentos e sabedoria necessários para desenvolver seu propósito.

O sucesso e a presença do Senhor


O Salmo 128: 1-6 mostra os princípios de prosperidade de Deus e o seu sentido.

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!  (2)  Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.  (3)  Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.  (4)  Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!  (5)  O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,  (6)  vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! (Salmo 128:1-6)

Portanto, o sucesso verdadeiro, dado por Deus, está fundamentado no temor do Senhor, que consiste em detestar o mal “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Provérbios 8:13 ARA1993)  Sucesso que lhe obriga ou exige abrir mão do Senhor ou estender sua mão para o mal, não é sucesso, é armadilha.  Noé teve sucesso, pois não se vendeu ao pecado que reinava em sua época e salvou sua família. Moisés, Davi e todos os bem-sucedidos bíblicos, só venceram porque dentro de si estavam diante do Senhor,  desejando e cumprindo a vontade dEle.
Temer ao Senhor e andar nos seus caminhos, significa não se vender para conquistar seus objetivos, mas se entregar a Deus para alcançar os dEle, que são maiores e melhores.

Aquele que teme ao Senhor, se dedica, trabalha com dedicação e excelência, põe as mãos na massa: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.” (Salmo 128:1).  Provérbios 12:24, diz “A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.” E também Provérbios 22:29 diz “Viste um homem diligente [perito] na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte.” Sucesso de Deus significa que alguém trabalhou bem e com dedicação.

Observe a direção da prosperidade


Esse salmo acima (Salmo 128:1-6) traz o centro da direção do sucesso segundo os padrões de Deus e nos faz valorizar a felicidade da família como item de sucesso dizendo “(3)  Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.  (4)  Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!” (Salmo 128: 3-4). Quantas pessoas estão querendo construir uma carreira de sucesso e esquecendo de construir e cuidar das pessoas que ama. Quando se considera apenas a cifra, a quantidade, o status, e se esquece o motivo pelo qual se querem todas essas coisas, o sucesso vira fracasso. Por isso, vamos tomar o alerta de Provérbios 15:16-17 “Melhor é o pouco com o temor do SENHOR do que um grande tesouro onde há inquietação.  Melhor é a comida de hortaliça onde há amor do que o boi gordo e, com ele, o ódio.”

O sucesso de Deus fortalece a unidade e não a quebra. O sucesso de Deus é em direção das pessoas. Foi por elas que Jesus morreu e não por coisas. Sucesso não é ter coisas é abençoar pessoas. Jesus perdeu tudo na cruz para ganhar pessoas. Nós devemos imitá-lo. Os nossos olhos direcionam-se às nossas prioridades: “O que se dá à cobiça perturba a sua casa, mas o que aborrece as dádivas viverá.” (Provérbios 15:27). A cobiça é a atração dos olhos para as coisas em detrimento das pessoas. Mas, observe o princípio acima, de que a bênção está sobre a unidade da família.

Você pode juntar todo o dinheiro do mundo, os cargos mais altos e os bens mais caros, mas o sua vida só fará sentido se você se sentir amado. Nós só podemos ser amados por pessoas. Prosperidade está nas pessoas que estão conosco, na qualidade desses relacionamentos, daí surge todo o resto. “A casa dos ímpios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá.” (Provérbios 14:11). Significa que a verdadeira conquista está em levar o coração das pessoas que amamos, para o Senhor. Deus valoriza a família. Aqueles que você mais ama precisam levar o melhor de seu coração, ainda que não haja muito no seu bolso, ou a despeito do que haja em seu bolso.

Os frutos da Paz


O autor conclui, no versículo seis, do Salmo 128, incluindo e apontando para a longevidade, que vem de uma vida que preza e cultiva a paz: “que vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” (Salmo 128:1-6). Essa bênção já antes foi prevista em outra parte:

E servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades.  (26)  Não haverá alguma que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei.  (27)  Enviarei o meu terror diante de ti, desconcertando a todo o povo aonde entrares, e farei que todos os teus inimigos te virem as costas. (Êxodo 23:25-27)

Indicando que a verdadeira prosperidade está naquilo que só o Pai tem a oferecer. Prosperidade é consequência da presença e da comunhão com Deus! A prosperidade de Deus inclui a Paz da presença dEle. Um dos nomes de Deus é Jeová Shalom. O Senhor é a minha paz. É a presença do Senhor, a sua bênção, que traz bens, dons, prestígio e etc com paz interior. Porque “a bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores.” (Provérbios 10:22). Significando que a verdadeira prosperidade é a riqueza da presença do Pai. E que o sucesso verdadeiro vem de dentro para fora e não pode ser impedido quando está dentro dos princípios do Senhor.


Assim, vamos nos deslindar desse laço de destinar nossa vida a ter coisas e metas, como se possuí-las fossem nos tornar bem sucedidos. A prosperidade de Deus se inicia e conclui naquilo que somos, principalmente para quem amamos. A presença de Deus é a fonte de todo sustento e provisão. A presença de Deus por si mesma é provedora de sustento de todo o tipo. Ter o suprimento das necessidades se inicia e se concretiza com a necessidade de ser o que Deus planejou para sermos. E os planos de Deus não são nada menos do que maravilhosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics