segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A entrega de Maria


Não conheço ninguém que procure enfrentar uma situação difícil, onde a provisão seja escassa, a saúde esteja ameaçada, os conflitos sejam maximizados, etc. Deve ser por isso que fazem seriados de tevê sobre o tema. Mas, as dificuldades que enfrentamos esculpem em nós quem nós somos e como nós enfrentaremos as próximas chuvas, neve e trovoadas. Quem escapou do Titanic não tem medo de garoa. Certamente valorizou muito o curso de natação que fez ou deixou de fazer. Os temporais mudam até os desertos, inclusive os desertos da alma. Golias forjou Davi, dando-lhe a oportunidade de mostrar quem ele era por dentro. Golias também mostrou que Saul já não reinava mais. Jericó mostrou a fidelidade de Josué, assim como a fé de Raabe. O mar Vermelho fechado à frente de Moisés mostrou que Ele cria no Deus que abre o mar. As dificuldades nos dão oportunidade de mostrarmos de que realmente somos feitos. O caráter se mostra na dificuldade. Se você pediu forças a Deus, só vai conhece-la em meio à adversidade: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Provérbios 24:10). Portanto, não tema o tempo ruim, maior que ele é quem criou o tempo.

As perdas, as dores e as dificuldades podem nos tornar duros e impermeáveis com a amargura ou moles e desanimados, com a tristeza e a depressão, mas podem e devem nos tornar mais compassivos, empáticos (capazes de nos colocarmos no lugar do outro) e mais tolerantes com as dificuldades alheias. Somos chamados a distribuir a compaixão que recebemos de Deus desde as nossas expectativas e compreensão do outro, até os nossos atos. É esse tipo de entrega que Jesus busca. É esse tipo de caráter e bondade que o fogo da provação quer forjar em nós. A bíblia diz que tudo o que Jesus sofreu foi para aprender e ensinar obediência a Deus:

Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, (Hebreus 5:7-9)

E os dois mandamentos que fundamentam toda a mensagem de Deus para nós são:

Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mateus 22:37-40)

Muitas pessoas passam pelo momento de lançar-se aos pés dAquele que pode todas as coisas, quando está em necessidade, mas compreender que mais importante do que aquilo que Jesus pode fazer é estar com Ele é uma revelação que realmente muda a vida de alguém continuamente. Nada que Jesus faça para nós é mais importante do que estar na sua presença amorosa e cuidadora. 

A entrega de Maria




A entrega de Maria, a irmã de Lázaro, aconteceu a partir do mover causado pelo amor compassivo e perdoador de Jesus. Ainda que ela fosse conhecida por viver uma vida longe da vontade de Deus, conhecida como "pecadora". Jesus derramou sobre ela uma quantidade tão grande de amor incondicional, que ela pôde achegar-se e atirar-se aos seus pés, não mais para pedir alguma ajuda, como o fez diante da cova de Lázaro, mas para pedir a sua presença. Vejamos o relato:

Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes. Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Mas os principais sacerdotes resolveram matar também Lázaro; porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus. (João 12:1-11)

Lázaro havia ressuscitado antes de Maria se lançar a segunda vez aos pés de Jesus. No tempo de Jesus, as prostitutas costumavam guardar suas economias em pequenos vasos de pedra, na forma de perfumes caríssimos pendurados ao pescoço. O perfume que havia com Maria correspondia a 300 dias de salário mínimo, ao tempo de Jesus. Em valores de hoje, estaríamos falando de 18.000 reais ou mais. Havia quem estivesse à volta de Jesus por n motivos, inclusive ganância. Mas aquela mulher derramou tudo o que tinha de mais caro, mais precioso, tudo aquilo pelo que tinha dado a sua vida até ali para estar a seus pés. Ela recomeçava, ganhando uma nova identidade aos pés de Jesus. Soltar os cabelos tinha o mesmo efeito que se desnudar na cultura de Israel. Lavar os pés era uma tarefa concedida ao escravo do mais baixo escalão, em sinal de hospitalidade. Os pés eram os membros mais sem honra do corpo naquela cultura. Maria se lançou diante de Jesus entregando tudo o que era, sem esconder nada, não buscando ser nada mais do que aquela que o recebia para servi-lo com sua vida. Maria foi totalmente transformada pelo Filho de Deus que a havia acudido e mostrado que nem a morte podia deter a sua força. E mesmo nessa força insuperável, foi Aquele que chorou com ela a morte de seu irmão amado e a dor que ela percebera e assumira em si mesma. Esse amor incondicional a aproximou e a fez conhecer sua fonte. E a graça que a abraçou era maior que a existência humana, a sua e a do seu irmão. Maria encontrou-se com o Amor eterno e ela queria entregar-se a Ele totalmente, sem reservas.

No primeiro momento, Maria viu Jesus vindo em sua direção como o Amor encarnado, no segundo momento, ela correu para a presença do Amor Encarnado, e no terceiro momento, ela tomou uma decisão que mudaria seu destino... Amanhã, nós veremos qual.


Que a graça e a Paz de Jesus iluminem sua vida em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics