sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Esperando no Senhor



Você já observou que existem várias maneiras de esperar? Quem espera um ônibus não espera da mesma forma de quem espera a gestação de uma criança. Nós estamos envolvidos em esperar inúmeras vezes no dia, na semana, na vida. Mas há uma diferença entre esperar e ter esperança. No hebreu do velho testamento, a palavra esperança está ligada ao sentido de ter uma expectativa, no grego do novo testamento, está ligada a ter confiança e sempre ligada à confiança em Jesus e no que Ele prometeu e cumpriu.
Muitas vezes, esperamos com expectativa, mas sem a confiança a expectativa se transforma em ansiedade, medo, pavor, lamentação, etc. Essas são expectativas, são formas de esperar-se, mas sem esperança. Na realidade, a palavra é desespero mesmo. Ficar sem esperança, sem confiança no melhor resultado da espera é entrar em desespero.
Entretanto, a esperança, o esperar com fé na providência do Senhor, é renovadora, como descreve o profeta Isaías:
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. (Isaías 40:28-31)
Deus está fazendo e refazendo a Vida e as suas promessas. Há um dinamismo nEle. É isto que a esperança vê: Deus está agindo, longe dos meus olhos, ouvidos, boca e mãos, mas está agindo! Eu não posso compreender como Ele fará, mas está aqui, comigo, me fortalecendo para continuar. O cansaço não diz meu limite, não é a juventude que me dá forças, mas é o Senhor quem me renova. Eu subo às alturas de Deus nos céus, como as águias onde somente Ele reina e domina sobre tudo; eu corro para providenciar todas as coisas que me estão ao alcance porque eu tenho certeza, eu confio que aquilo que eu necessito virá; e eu caminho tranquilamente carregando os meus feixes plantados com lágrimas, mas os carrego com alegria.

A esperança no Senhor é dinâmica





Esperar no Senhor é esperar pelo Senhor. E quem espera pelo Senhor sabe que ele vem. Não é como esperar um ônibus, o amigo ou o namorado, a resposta da entrevista do emprego. Nós não temos certeza absoluta, tudo pode acontecer. Quando começa a passar das nossas expectativas, já nos enchemos de dúvidas sobre se vai acontecer mesmo o encontro. Esperar no Senhor é como quem espera um bebê. A vida está ali. Não está pronta, mas é nossa. Às vezes, podemos até fazer uma ultrassom, mas não a vemos como realmente é, entretanto já a amamos. Já tem nome, já tem espaço, já tem roupas e sapatos, brinquedos e parentes a cercando. Um dia, que ninguém sabe qual, só se imagina com aproximação a data, a natureza se encarregará da entrega. E a alegria acompanha o processo, mas também a luta, o cuidado, a superação constantes. Observe novamente Isaías 40: 28-31:
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. (Isaías 40:28-31)
Os que esperam no Senhor não ficam de braços cruzados, encostados num poste com a cara feia debaixo do sol. Também não é esperar numa sala da emergência de um hospital de trauma e muito menos esperar a hora do enterro no velório. A espera no Senhor é baseada na renovadora esperança. A alegria de poder confiar em um Deus que cumpre as suas promessas. O cansaço vira força, as pessoas são revigoradas, para voar acima das mais altas nuvens como águias, correr e caminhar. O esperar no Senhor é dinâmico. Não é estático. Não cruze os braços enquanto espera e fique de cara feia em algum canto. Faça o que for possível para viver seu sonho. Como uma mãe e um pai preparam o enxoval e não podem acelerar a formação do próprio filho, sejamos assim também.
Abraão é a maior lição de esperar. Enquanto Isaque não vinha, ele cuidou dos seus negócios a ponto de ficar tão abastado que não podia continuar junto com Ló. Depois, quando precisou guerrear com cinco reis para libertar Ló e sua família, ele tinha 318 escravos nascidos em sua casa. Imagine ter essa quantidade de pessoas com ele, que havia deixado tudo para trás ao sair de Ur. Ele tinha prosperado como empresário pela quantidade e prosperado como pessoa ao ter a fidelidade desses homens que saíram destemidamente seguindo-o contra cinco reis que haviam dominado as duas maiores cidades da região e depois abriram mão dos melhores despojos para oferecer ao Senhor. Muito investimento e muito trabalho em administrar, qualificar e relacionar-se com 318 jovens para poder ter essa colheita. Abraão já era Pai de Nações mesmo antes de Deus chama-lo assim. Só muito cuidado de pai geraria um exército fiel e destemido a ele e a Deus. Ele não cruzou os braços, andou, negociou, ensinou, aprendeu, amou, sofreu, cresceu, deu seus tropeções, mas Deus estava com ele no caminho de esperar. Esperar em Deus é algo que se faz com alegria enquanto aquilo que esperamos confiantemente que Deus vai mandar.

Esperança contra a expectativa


A nossa tradução diz que Abraão esperou contra a esperança: “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.” (Romanos 4:18). Essa tradução complica um pouco as coisas. Na Bible in Basic English, temos uma tradução menos poética, mais acessível, que diz em inglês: “Sem razão para ter esperança, seguiu em fé esperando, para que ele se torna-se o pai de numerosas nações, como tinha sido dito: Assim será a tua semente.”  (Romanos 4:18, Bible in Basic English, tradução nossa). Observe que a esperança não se baseava na lógica humana, nos recursos físicos, financeiros, emocionais, intelectuais ou financeiros de Abraão, mas o grande recurso e a base de toda expectativa alegre que levava Abraão em frente era a promessa que Deus lhe havia dado. A Bíblia Amplificada diz assim: “Pois Abraão, cujo motivo humano para a esperança já havia acabado, esperou em fé para que ele se tornasse o pai de muitas nações, como lhe havia sido prometido: Assim, [incontáveis] serão os seus descendentes.” (Romanos 4:18 Bíblia Amplificada).

A palavra traduzida no versículo para “esperando” no grego,  significa sobrepor, colocar acima, ocupar o lugar no lugar de algo. A expressão “contra a esperança” é constituída de uma partícula negativa “contra” e outra que significa “antecipação, expectativa e confiança”. O que quer dizer é que Abraão esperou que o que Deus dizia acontecesse, mesmo quando TUDO dizia que não iria acontecer. O relatório do seu corpo dizia “não pode”, o relatório do corpo de Sara dizia “não pode”, o relatório das experiências conhecidas dizia “não pode”, os médicos diziam “não pode”, os vizinhos diziam “não pode”. Se você estivesse lá, provavelmente diria também “não pode”. Mas “ para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” (Lucas 1:37).

Eu gosto desse versículo de Lucas 1:37: “[...] não há impossíveis em todas as suas promessas”. Significa que o impossível não é problema seu se ele está entre você e a sua promessa. Significa que se você tem a promessa do Deus Onipotente, criador do céu e da terra nenhum limite físico, mental, espiritual existe entre você e o que está prometido. Tanto faz ser um idoso impotente, uma idosa pós-menopausa, porque eles esperavam no Senhor e os que esperam no Senhor voam, correm e andam restaurados e renovados pelo próprio Deus criador de todas as forças no universo.

Lembre-se, Deus deu força a tudo. Tudo o que se move e exerce poder está sustentado no poder de Deus. Busque a força para segurar as suas promessas nEle e Ele se alegrará em você com a alegria de quem faz um enxoval para um filho que vai nascer. Em todas as suas promessas, Deus não falhará. Não desista, espere com alegria. O tempo de caminhar chorando e semear não é infinito, por mais que dure. Lembre-se da colheita e da abundância que Deus derramará sobre a sua vida. Nada se comparará ao que Deus tem reservado para você. Será infinitamente maior do que suas melhores expectativas: “ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,” (Efésios 3:20).

Esperemos com esperança, com confiança e alegria nas promessas do Senhor para nós. Não porque nós vemos acontecer algo, mas porque Ele é Fiel à suas promessas. Se a tristeza da demora aparecer, suba com asas como a águia e voe até os braços do seu Pai, no trono do céu. Avance para o que deseja, não retroceda e você colherá. Não importa se tudo diz que não acontecerá, se Deus prometeu, Ele cumprirá. Siga em frente, a cada passo dado, você experimentará renovação, porque caminhar em direção da promessa é fé e Deus honra aquele que crê nEle. Crer em Deus é crer nas suas promessas. Deus não fará o que não prometeu, mas não deixará de fazer acontecer o que é promessa dEle.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics