terça-feira, 29 de novembro de 2011

Rir é bíblico e terapêutico


Com todas as coisas más que lidamos no dia-a-dia, geralmente reagimos com amargura. O nosso rosto mostra o quanto estamos pressionados por tudo isso. O nosso corpo não passa impune por todo o mal que recebemos nas nossas emoções e isso afeta o sistema imunológico. É a hora de...

...“administrar as emoções”.

Há quanto tempo não dá boas gargalhadas? Há quanto tempo não olha algo agradável e simplesmente se alegra com a beleza da criação? Precisamos criar uma forma de viver em que caiba ser feliz e gozar de momentos de alegria isso nos renova. A psicóloga Fabiana Barbosa estuda o poder curativo do riso e traz as seguintes informações:

Rir é medicinal. Quando rimos, movimentamos mais de 400 músculos, oxigenamos os pulmões e estimulamos a circulação sangüínea. Cientistas afirmam que 5 minutos de riso são equivalentes a 45 minutos de ginástica aeróbica.

Veja os 10 benefícios do riso:

1.Fortalece os relacionamentos;
2.Diminui chances de demissão;
3.Aumenta a produtividade;
4.Impulsiona a criatividade;
5.Controla o estresse; 
6.Excelente exercício para o sistema cardiovascular; 
7.Estimula os órgãos internos; 
8.Estimula o sistema imunológico; 
9.Suaviza a dor; 
10.É divertido! 


[...]
Hipócrates, o pai da medicina no século IV a.C. já utilizava animações e brincadeiras na recuperação de seus pacientes. 
Darwin, pioneiro nos estudos dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou o sorriso e o riso entre movimentos expressivos inatos e universais. 
Freud, dizia que uma cena cômica e o riso proporcionam saúde física e mental das pessoas. 
O médico norte-americano Hunter Adams, vem utilizando com sucesso, desde os anos 60, o riso como agente de cura, uma eficiente ferramenta terapêutica que favorece a recuperação e a cura dos pacientes. 
Frans Alexander, Psicanalista do Instituto de Psicanálise de Chicago, concluiu em suas pesquisas que o “caráter liberador do riso é um meio de extravasar as tensões e de se evitar as doenças psicossomáticas”.
[...] Rir é agradável e faz bem, deixa o corpo e a mente com defesas contra as doenças do meio externo, melhora a circulação e a pressão arterial. Libera “endorfinas”, que promovem uma sensação de bem-estar geral e, melhor, não tem contra-indicações. 

A Bíblia concorda e diz que há uma fonte sobrenatural de alegria:

"Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros."  (Salmos 45 : 7)

"Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria."  (Salmos 68 : 3)

"A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração."  (Salmos 97 : 11)

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos."  (Salmos 126 : 5 - 6)
  
"E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação."  (Isaías 12 : 3)

"Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então, se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes."  (Salmos 126 : 2)


A sua fisionomia ao sorrir ou rir, fica muito mais bonita. "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate."  (Provérbios 15 : 13)

Estou aprendendo devagar e sempre a ver que a vida é feita de desafios e que eles não devem apagar meu sorriso. Não foi assim que aprendi, não foi assim que cresci, mas é assim que é mais saudável ser. A realidade é que o riso suaviza a dor e o mau humor só a piora. Difícil mesmo é rir de verdade e com vontade numa hora difícil. Mas pelo menos se procurarmos não ficar emburrados, já é um bom começo. =)). 

Acho que o que mais atrapalha é a noção de que se rirmos deixamos de ser responsáveis ou que não estamos considerando a seriedade do problema. Talvez se pensarmos que quando rimos estamos considerando a seriedade do nosso compromisso de sermos felizes e saudáveis, isso ajude.

Nada deve ser tão grande que tire a alegria que Senhor nos deu. É fruto da presença do Espírito Santo em nossas vidas (Gálatas 5:22), é elemento do reino de Deus (Romanos 14:17). Todo o desenrolar do evangelho foi um caminho de geração de alegria:

·         Os magos se alegraram com a estrela que os levaria a Jesus porque Deus os estava guiando (Mateus 2:10).
·         O bebê no ventre de Isabel (João Batista) se alegrou pela aproximação de Jesus no ventre de Maria (Lucas 1:44).
·         Maria se alegrou porque havia recebido aquele que a salvaria (Lucas 1: 47)
·         Os vizinhos e parentes se alegraram porque a mulher de seu amigo havia lhe dado um filho (Lucas 1:57-58)
·         Os pastores se alegraram com a chegada de Jesus (Lucas 2:10)
·         Jesus disse para se alegrar porque nossos nomes estão escritos no céu (Lucas 10:20)
·         Jesus se alegrou no Espírito Santo porque as pessoas entenderam compreenderam a Palavra (Lucas 10:21)
·         As pessoas se alegravam pelo que Jesus vazia (Lucas 13:17), por acharem coisas importantes que procuravam (Lucas 15:6); quando alguém se encontra com Jesus (Lucas 15:17).
·         As mulheres que encontraram o túmulo vazio se alegraram e ele continua vazio (Mateus 28:8)
·         Jesus disse para nos alegrarmos nas perseguições por causa da recompensa que vem do céu (Mateus 5:12)

Uau, essa lição pode demorar para aprender, mas chegamos lá!


Treine vendo esse vídeo até o fim! 




Link da citação do texto de Fabiana Barbosa, psicóloga: 
http://www.portalcmc.com.br/aut_artint11.htm






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics