segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cinco coisas a aprender com os inimigos de Deus

Podemos aprender com aqueles que gostam de fazer as coisas ao contrário da vontade de Deus. Aliás, tem muitas pessoas que preferem aprender assim. A questão é que essa é a forma de sempre se dar mal. Você pode evitar esses apertos...


...observando a Palavra.

1. Nunca siga por um caminho que pode desabar sobre você.

"21  Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. 22  E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. 23  E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar. [...] 
26  E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.  27  Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar, 28  porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.
29  Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda. (Êxodo 14: 21-23, 26-29).

Faraó 0 x Israel 10

Não preste atenção somente aonde você quer chegar, mas como e onde você está indo. A viagem pode não valer à pena ou não garantir a chegada ao destino. Perseguir o alvo certo é essencial.

2. Nunca subestime quem usa camisa P , mas age com fé XG

"4  Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo [2,9 m]. 5  Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze [60kg]. 6  E trazia grevas [caneleiras] de bronze  por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros. 7  E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão [3 m], e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro [7,2 kg], e diante dele ia o escudeiro. 8  E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. [...]
26  Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: [...] Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?[...]
44  Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. 45  Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. [...]
49  E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 50  Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. 

Golias 1 X Davi 10

Não meça suas forças pela sua capacidade natural, mas carregue suas forças sobrenaturais enchendo-se de fé pelo conhecimento das promessas de Deus e vença todos os gigantes.

3. Não importa se os dentes estão afiados quando se está amordaçado

12  Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. 13  Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração.[...]
16  Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. 17  E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.[...]
20  E, chegando-se [o rei] à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21  Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! 22  O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. (Daniel 6: 12-13, 16, 20-21)

Leões 0 x Daniel 10

Mesmo que você não veja saída, lembre-se de que isso não é essencial, pois Deus tem o poder para guardá-lo em qualquer situação sem que você precise sair. Estar com o Pai é estar seguro, seja onde estiver.

4. Na conta de Deus 3 + 1 = milagre!

14  Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? 15  Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
16  Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. 17  Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. 18  E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
19  Então Nabucodonosor se encheu de furor, [...]; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer. [...] 21  Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente. [...]
24  Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
25  Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
26  Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. 27  E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. (Daniel 3: 14, 16, 19-21, 24-27)

Fornalha do Rei x Servos de Deus 10

Ainda que pareça que a maledicência do inimigo ou qualquer de suas armadilhas deu certo contra nós, não estamos limitados às soluções possíveis. O impossível cabe a Deus e não há impossíveis para Ele em nenhuma das suas promessas. "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."  (Isaías 43 : 2)

5. Nem sendo de pedra se resiste a um cerco de fé

1  ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
2  Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. 3  Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. 4  E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. 5  E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.[...]
20  Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade. (Josué 6: 1-5, 20)

Muralhas de Jericó 0 x Trombetas de Josué 10

Quando uma situação ou pessoa está cercada de fé pela palavra e oração, é questão de tempo para que as defesas inimigas caiam por terra e ela seja conquistada por Jesus Cristo.




Em suma:


1. Nunca siga por um caminho que pode desabar sobre você. - Faraó x Moisés
2. Nunca subestime quem usa camisa P, mas age com fé XG - Golias x Davi
3. Não importa se os dentes estão afiados quando se está amordaçado - Leões x Daniel
4. Na conta de Deus 3 + 1 = milagre! - Fornalha x Servos de Deus
5. Nem sendo de pedra se resiste a um cerco de fé - Muralhas de Jericó x Trombetas de Josué




Um comentário:

  1. Que bom que temos um Deus que cuida de nós. ele está sempre pronto para nos proteger das armadilhas do diabo.

    djane.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics