segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que constrói Vida


Muitas vezes, estamos enfrentando um momento difícil e cada vez que tentamos levantar somos novamente atingidos por outra dificuldade. Mas, imagine se: Seus negócios de toda a vida fossem à falência e você vendesse o que sobrou e mudasse do campo para a cidade. Então, ao chegar, fosse assaltado e ficasse sem dinheiro e sem documentos, virando morador de rua. Sua mulher e filhos levariam um tempo para encontrá-lo, mas finalmente conseguem. Mas, ao virem lhe encontrar na rua, morressem todos num acidente de carro. Desesperado tentando telefonar para saber informações sobre eles, não conseguisse porque ao tentar dar um telefonema, você foi fosse impedido de entrar em um prédio público? Além de ficar revoltado, o que faria? Pois saiba que essa história tem um presente feliz... Então, querido leitor e leitora, há esperança.


Leia o relato de Robson Mendonça, ex-agropecuarista de Alegrete (RS) publicado na Revista Época (CZECH, 2004, p. 1):

Eu era agropecuarista em Alegrete (RS) e, há dez anos, decidi vender tudo e vir para São Paulo. Logo que cheguei, fui assaltado. Sem dinheiro ou documentos, virei morador de rua. Minha mulher e filhos vieram pouco depois, mas morreram num acidente de carro. Por causa da emergência, pedi para dar um telefonema num prédio público e fui proibido de entrar. Fiquei revoltado, juntei um pessoal de albergues e formamos um grupo para lutar pelos nossos direitos. Surgiu o Movimento Estadual da População em Situação de Rua, que ajuda a encaminhar os sem-teto a cursos e empregos. Só em 2011 tiramos 242 pessoas da rua.


Robson Mendonça
Robson Mendonça descobriu algumas verdades que pessoas em melhores situações não se dão conta:

1a. Lição preciosa: O valor do investimento em sabedoria

No meio da adversidade, procurando uma saída, ele encontrou o conhecimento como aliado dos que nada possuem de material, nem um teto sobre a cabeça ou comida para suas necessidades diárias:

Descobri que não conseguiria nada sem estudo. Tentava pegar livros em bibliotecas, mas não podia, porque não tinha comprovante de residência. Decidi que um dia criaria uma biblioteca itinerante que não exigisse nenhum cadastro. Quando conheci o Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde, enviei o projeto e eles viabilizaram a “bicicloteca”. Levo até 200 quilos de livros pelo Centro todos os dias, quase 300 obras! Temos cerca de 18 mil livros para ser emprestados e 90% dos leitores são moradores de rua. (CZECH, 2011, p. 1)

Esse abençoado, em meio ao seu sofrimento, descobriu o que todo pai quer que seu filho adolescente em escola particular entenda, e o que a Bíblia diz a três mil anos:  


13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 14  porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. 15  Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. (Provérbios 3:13-15).

As bases de um investimento fundamental

Mas, ainda que o conhecimento seja muito precioso, é o fato de ele levar à sabedoria que o tornará realmente precioso. A sabedoria é preciosa pois é a aplicação do conhecimento para a solução dos problemas. Entretanto, a sabedoria de Deus possui uma base e características especiais que valem à pena serem conhecidas. Porque não basta resolver os problemas, é preciso que os frutos dessa solução sejam bons, pois a sabedoria se reconhece pelos seus frutos (Mateus 11:19): Observe quais são as características da sabedoria de Deus: "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento." (Tiago 3:17). Por isso, precisamos buscar um tipo de conhecimento que nos leve a ações em concordância com esses princípios de sabedoria, pois de conhecimento e informação, o mundo está abarrotado: "Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras." (Tiago 3:13).

 

2a. Lição preciosa: o princípio do amor ao próximo

A nossa primeira reação ao sofrermos é nos fecharmos. Todo animal ferido age assim. Experimente dizer a uma pessoa que sente dor que você também tem dor. Muito provavelmente, ela dirá: "Ah, mas a minha..." As clínicas são verdadeiros estádios de disputa de dores, dos pacientes, dos parentes deles e assim vai. A Bíblia diz: "[...] O saber ensoberbece, mas o amor edifica." (1 Coríntios 8.1). Um dos maiores movimentos que podemos fazer na dor e acudir a quem podemos. Isso nos tornará maiores e além dela e no elevará para onde precisamos ir. Veja o relato da experiência do Robson Mendonça, a seguir: 

Há dois meses a bicicloteca foi roubada durante uma reportagem. Descobri quem a levou e a polícia foi comigo buscar o triciclo, que precisou ser reformado. Vamos conseguir mais dez biciclotecas até o fim de 2012. Já conseguimos até um modelo elétrico que disponibiliza Wi-Fi e uma webcam, para cadastrar fotos dos moradores e ajudar as famílias a encontrá-los.
Hoje moro em uma pensão e leio bastante. Meu autor preferido é Mario de Andrade e o livro que mais marcou minha vida foi “A revolução dos bichos”, de George Orwell. Tenho lido muitos textos na área de Direito para aprender sobre jurisprudência e entender os casos da população de rua. Não acreditam que eu faço isso de graça. Um dia um rapaz da Praça da Sé disse que antes da bicicloteca ele e os colegas viviam bebendo cachaça e agora estão estudando. Quer pagamento maior que ver alguém aprender?

O que você vai escolher?

Sabe, ganhei de presente o seguinte versículo certa vez: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gálatas 6:9) e verifiquei que Paulo insiste nele, repetindo-o em 2 Tessalonicenses 3: 13: “E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” E o Senhor já tinha alertado o porquê disso: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.”  (Mateus 24:11-12).  

Há momentos em que parece que tudo só pode dar errado...  como na história do homem acima. Mas, ele foi para São Paulo em 1999, na época da entrevista, cinco anos depois, ele já havia emprestado mais de 4 mil livros a moradores de rua do Centro de São Paulo e carregava até 200 quilos de livros diariamente (CZECH, 2011). O sofrimento pode ser profundo, mas a boa disposição do coração o torna finito. 

Esse homem que sofreu tanto, cinco anos depois, faz mais do que qualquer bibliotecário, assistente social e instituição poderiam sonhar em fazer e só faz isso exatamente porque já foi um morador de rua. Tudo foi transformado em bênção porque havia uma boa disposição do seu coração que se manteve firme com o passar dos anos e através dos sofrimentos. Pois “se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Provérbios 24:10). 

O que permanecerá

Tudo à nossa volta nos ensina, mas o que fica no nosso coração e nas nossas ações e não apenas no nosso discurso é o que realmente aprendemos. Essa é a diferença entre adquirir conhecimento na vida e adquirir sabedoria. Os frutos da sabedoria valem à pena. O segredo está na base que a institui, pois "o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre." (Salmo 111:10).   Por isso, segue o precioso conselho que foi dado a Salomão:

1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, 2  para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, 3  e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, 4  se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, 5  então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. 6  Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. 7  Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, 8  guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. (Provérbios 2:1-8).
Observe que aquele homem que saiu com um sonho de sua casa não conseguiu o que sonhava, mas conseguiu algo que poucos homens podem dizer que fizeram. Aquilo que ele fez por todos os que sofreram como ele foi maior do que simplesmente ter seguido sua vida da forma comum como considerariam ser chamado sucesso. Esse é um homem que carrega o sucesso no seu coração e nos seus braços socorrendo pessoas e a si mesmo todos os dias.

Esse homem poderia ter aprendido essas lições sem passar pelo sofrimento, mas todos nós precisamos estar com o coração disposto a prender em todos os momentos, bons e maus, prazerosos e desagradáveis, a vida é um aprender contínuo e quanto mais sabedoria em amor, mais rápido chegaremos a ser o Deus tem para nós. Deus se ocupa do que nós somos e não do que nós possuímos. O que nós possuímos é consequência do que nós somos. O que você carrega no seu coração será sempre a prioridade de Deus.

Você pode orar assim:
Senhor, perdoa-me por pensar em desistir, por desanimar, perdoa-me por aprender a derrota ao invés da perseverança, fortalece-me na fé, Senhor e faz brilhar tua luz sobre mim mostrando-me como sair dessa situação difícil sendo a bênção que Tu queres que eu seja onde estou para quantos Tu me tens dado nas mãos.

Referências:


CZECH, Andrezza. “Biciclotecário”, o homem que montou uma biblioteca sobre rodas. São Paulo, Época São Paulo, v. [], n.[ ], 2011. Disponível em: <http://epocasaopaulo.globo.com/vida-urbana/biciclotecario-o-homem-que-montou-uma-biblioteca-sobre-rodas/>. Acesso em: 21 dez. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics