quinta-feira, 4 de julho de 2013

Deus constrói até com sonhos



Uma das perguntas mais tolas que fazemos é: como Deus vai resolver isso? E pior é que completamos com um “se” com um check list de impossibilidades. Para Deus, até os sonhos são matéria-prima. Observe na história de José. José soube o que Deus tinha para ele em sonho Sonhou também José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso, o aborreciam ainda mais.” (Gênesis 37:5). José assumiu o sonho de Deus para a sua vida e foi o sonho que incomodou seu pai (Gênesis 37:9-10) e a seus irmãos a ponto de pensarem e se prepararem para matá-lo :

E viram-no de longe [José] e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele, para o matarem. E disseram uns aos outros: Eis lá vem o sonhador-mor! Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma besta-fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. (Gênesis 37:18-20)

Terminaram por desistir do assassinato direto e o mataram (pensavam eles) pelas mãos de mercadores de escravos, vendendo-o. Você imagina que José via seu sonho ser guiado como escravo numa caravana sombria, acompanhado de pessoas que perderam tudo o que tinham, levados para um mercado, para serem vendidos? Sim, ele via, e foi isso que o manteve. Imagine que ele ficasse pensando: Que chance terei eu agora, sou um escravo... Nunca vou estar em posição de autoridade como sonhei um dia. Mas, a situação em que ele estava preso não lhe roubou o seu sonho porque José nunca atribuiu a homens as suas possibilidades de ascensão.

Todos nós precisamos e precisaremos de conexões para chegarmos a posições de autoridade. As autoridades são constituídas por pessoas. José havia perdido todo o apoio humano a que estava acostumado, o do seu pai. Mas, o seu apoio e seu gerador de ascensão jamais o abandonou. A bíblia registra em cada momento da vida de José:

José não estava sozinho na casa de Potifar, nem quando teve sucesso e prosperou e mesmo quando foi difamado e acusado falsamente: Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em sua mão,” (Gênesis 39:3);

José também não estava sozinho na prisão de Faraó: E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele; e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.” (Gênesis 39:23).

Você não precisa comprar nenhum tipo de adesão, bajular, abrir mão de princípios para progredir em nenhuma situação, Deus abre portas que ninguém fecha e fecha portas que ninguém abre. Que essa palavra seja para você: “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” (Apocalipse 3:8). José era um homem íntegro e reto, temente a Deus. Deus gerou as suas conexões até faraó através do seu mover espiritual, independente de QUALQUER PESSOA. José não poderia sequer saber que seria interessante conhecer um padeiro e um copeiro condenados na prisão... Na casa do seu pai, ele nem imaginaria isso, na casa de Potifar, ele jamais desejaria isso, mas Deus abriu essa porta de promoção e ascensão, onde só existiam portas de prisão. É assim que Ele fará com você para cumprir as suas promessas. Deus não precisa do que existe. Ele é o Deus que [...] vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Romanos 4:17).
  
Se você não conhece a história de José, ele foi levado como escravo para a casa de Potifar, oficial do rei. Lá, Deus fez Potifar prosperar. Mas a esposa de seu amo o desejou e, como ele a recusou, ela o acusou de estupro, causando a prisão de José. Injustiçado, José foi para a prisão vitalícia do rei do Egito. Não havia expectativa de saída para um escravo estrangeiro acusado de estupro da mulher de seu amo. Não havia portas para José. Mas, havia um sonho de Deus para ele. Não importa que não haja portas na sua vida onde você está, o que importa é o sonho que Deus tem para realizar na sua vida. As portas da prisão não sustentaram o sonho de Deus para José e as portas do inferno não impedirão a igreja de Jesus de viver o sonho de Deus para ela! (Mateus 16:18).

Deus começou a incomodar... Começou a se mover sobre a vida de quem José jamais imaginara. Dois presos foram a porta da saída de José daquela prisão, a que os homens haviam condenado perpetuamente José: um era o padeiro chefe do rei e outro era o provador de comida do rei. Cada um teve um sonho e José os interpretou. Veio a interpretação de Deus. Veio o sonho de Deus. E estes sonhos se tornaram a porta que Deus abriria, quando dois anos adiante, outra pessoa foi incomodada por sonhos e este, sim, estava em posição não só de libertar José, mas de colocá-lo exatamente no lugar onde Deus sonhara. O sonho é de Deus, o plano é de Deus, a oportunidade é de Deus, nos resta estar aptos a aproveitá-los e vivê-los o mais intensa e confiantemente possível.

Deus não precisa de bajuladores. Deus não precisa de medrosos. Deus não precisa de arrogantes. Deus precisa de servos operantes, fiéis ao sonho que Ele sonhou. Nós não precisamos de usar as portas do diabo. Nós não estamos presos pelas oportunidades não concedidas ainda. Não há porta que possa reter o nosso prêmio ou impedir o nosso sucesso porque o Senhor dos Exércitos é o dono dos sonhos e o seu provedor em cada detalhe.  Procure a porta aberta. Aproveite a porta que Deus abre. Não fique embirrado porque não foi como você desejava. Siga para a plenitude do sonho de Deus. Pois Ele é “[...] poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20).

O favor do Senhor é a fonte da promoção



Outro caso em que direitos em Deus ficaram adormecidos foi o de Mardoqueu (Mordecai), parente de Ester. Mordecai denunciou um conluio contra o rei, esposo de Ester. O golpe foi contido e as pessoas envolvidas, condenadas. Mas, não houve recompensa para Mordecai. Não imediatamente (Ester 2:21-23; Ester 6:1-10). Mordecai seguiu servindo a Deus e ao rei. E, mais adiante, um oficial da guarda real ofendeu-se com sua integridade. Mordecai recusou-se a se prostrar diante desse oficial e isso voltou a fúria do mesmo contra ele.  

Entretanto, enquanto Hamã, o principal oficial do rei tramava contra a vida de Mordecai, Deus se movia inquietando o rei. Numa noite de insônia, o rei leu os registros reais e redescobriu o feito de Mordecai e decidiu recompensá-lo imediatamente. Isso significa que enquanto seus inimigos estiverem pensando em lhe fazer o mal, Deus está se movendo a seu favor num nível superior. Hamã achava que tinha poder porque era chefe da guarda, mas Deus tratava diretamente com o rei.

Mordecai não falou nada e nem pediu ajuda ao rei. Mordecai sequer sabia que Hamã tramava contra ele. Mas, Deus é fiel e “[...]  recompensador daqueles que o buscam” (Hebreus 11:6). Preste atenção nisso: Deus está vendo os seus esforços e fidelidade. Ele se moverá em seu favor, trazendo os olhos dos poderosos sobre você no momento certo. A história é até irônica a partir daqui. Porque o que aconteceu foi que o rei, agradecido pelo que fizera Mardoqueu, pergunta a Hamã, sem dizer de quem se tratava, o que faria se o rei quisesse homenagear a alguém muito importante. Hamã, muito vaidoso, pensando ser para ele mesmo, disse que se pusesse a pessoa sobre o cavalo real, com o manto real e, sob os gritos e saudações da multidão, fosse puxado pela cidade pelo maior oficial do rei. Assim foi feito, a Mordecai. A bíblia diz: “O que aumenta a sua fazenda com usura e ajunta-a para o que se compadece do pobre.”(Prv 28:8). Não tema intrigas e oposições, tema ao Senhor. Ele desbarata os seus inimigos diante de você.

Não havia ninguém para falar com o rei a respeito de Mordecai e sua fidelidade e integridade, Deus fez o rei vê-la no momento certo. Havia alguém que o odiava e queria a sua morte, Deus o calou e o fez humilhar-se perante Mordecai.  Não foi um parente, um amigo, alguém conhecido de Mordecai que agiu em seu favor. Mas foi o Senhor dos Exércitos em sua defesa. As orações de Mordecai em favor do seu povo, a sua fidelidade à sua parenta e ao rei, a vida e Mordecai fizeram se mover o maior escudo e a maior força de provisão existente. Triste quem depende de suas próprias forças e recursos. Mas feliz o homem que teme ao Senhor. Ele é seu escudo, a sua fortaleza. Deus constrói seus próprios sonhos por caminhos que desconhecemos e por sua própria força para a sua própria glória e nenhum enviado do diabo vai impedir que a vontade de Deus se estabeleça na vida de seus servos. Não dependa da opinião e nem da amizade alheia. Não se dobre diante dos conchavos e jogos de poder para tentar uma promoção. Receba a promoção que vem do céu, em justiça e integridade diante de Deus ou não valerá a pena.

Ore para incomodar


A história de José e Mardoqueu nos dão condições de orar para que Deus incomode todos os que estão envolvidos nas soluções das nossas necessidades. Oremos pela inquietação das autoridades corruptas desse país. Oremos pela inquietação daqueles que detém o poder de nos liberar nossas bênçãos e direitos. Oremos pela nossa inquietação para nos movermos em direção dos sonhos de Deus. Um grande mover de inquietação da parte de Deus sobre as nossas vidas e das nossas famílias e amigos, patrões e professores,sobre as autoridades nesse país, sobre os que não têm compromisso com Deus e sobre aquilo que não está ainda como Deus quer. Para que as portas de Deus se abram nas nossas vidas, em nome de Jesus.

Você pode orar assim:


Senhor, assim como o Senhor incomodou e inquietou o faraó no Egito até que José pudesse se apresentar a ele e ser livre e promovido; assim como o Senhor inquietou o rei Xerxes da Pérsia para que promovesse Mardoqueu, para que Mardoqueu e o povo hebreu fosse salvo, move o teu poder e incomoda a todos que têm retido as nossas bênçãos, que todas as portas dos nossos sonhos, que sejam abertas, em nome de Jesus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics