domingo, 13 de maio de 2018

Recebendo o refrigério de Deus



Estamos vivendo um tempo em que nos sentimos muitas vezes sufocados, sem ar. Além do surto de pneumonia que está assolando minha cidade, há problemas da corrupção corrosiva que assola o Brasil, as crises financeiras, éticas e morais que precedem a próxima eleição e todas as tramas que a envolvem. Tempo incerto, de muitas versões e pouca verdade. Queremos ar para respirar, mas felizmente, fôlego e refrigério estarão sempre na presença da Verdade e da Vida.
Na Palavra de Deus, só aparecem duas vezes na versão de Almeida a Palavra refrigério. Uma aparece no Novo Testamento e outra, no Velho Testamento. No Velho Testamento, está em Isaías, 28, no contexto dos versos 11 e 12:

Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo, ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir.

Este texto é riquíssimo quanto acrescentado à riqueza de imagens do hebraico. O hebraico tem uma característica singular como língua, que é remeter os conceitos a imagens e cenas da vida comum. Isaías é especialmente hábil em lidar com este imaginário e transportar seus ouvintes ou leitores dispostos. Quando estes autores hebraicos falam, levam seus ouvintes ou leitores a um lugar na imaginação ou na memória, que traz toda a riqueza das vivências relacionadas a ele. Dessa forma, a pergunta que deveríamos fazer ao ler seria: onde o Senhor quer me levar com essa mensagem? Com este texto, asseguro que é ao lugar de descanso e ao refrigério, que Ele mesmo tem para nós.

Este é o descanso...


Descanso aqui, neste trecho de Isaías 28:11-12, é traduzido da palavra menûchâh. Um lugar de aconchego e amor frequentemente utilizado para indicar os braços do esposo ou da esposa. O Senhor diz, venha para os meus braços. Descanse na minha aliança. Saiba que eu sou o seu Deus e que sou teu descanso. Eu sou por ti. Não te deixarei, serei por ti e contra teus inimigos. Não te abandonarei. Sou teu companheiro fiel e leal. O Senhor é a nossa paz. Jeová Shalom. Este é o descanso, venha para o Senhor!

Dai descanso ao cansado...


Esta palavra descanso já não é mais o descanso do abraço da esposa ou esposo, não refere mais à aliança com Deus em si e a todos os privilégios de Israel. Este descanso agora, é nuâch, refere a um lugar onde se mora em paz. Um lar equilibrado, um lugar tranquilo para repousar e se renovar ou um lugar onde se para em longas viagens para restaurar as forças e depois continuar seguindo. Os mesmos que recebem os braços do Pai, são chamados a colher nos braços os cansados da jornada árdua. A ser aquele lugar onde alguém pode receber alento e esperança na fé. Os que recebem descanso para si devem compartilhá-lo depois. É preciso formar um núcleo de paz à nossa volta. Somos parte do reino de paz, alegria e justiça no Espírito Santo e esse deve ser nosso estilo e ambiente de vida. Isso é dar descanso.
Mas, a quem damos descanso? Ao cansado. Talvez você pense: é óbvio. Entretanto, no original, a palavra é ‘ayêph, que refere-se a alguém que viaja no deserto e está morrendo de cansaço pela fome, desidratação e insolação. Está indicando um povo que deve resgatar vidas que não estão aguentando a viagem. Pessoas que não estão tão centradas nos seus próprios problemas, que podem ver, ouvir e tratar com os que estão sofrendo na jornada e aqui, principalmente os que estão em perigo de não terminá-la. Não é só cuidar do cansaço de uma viagem, é o risco de morte antes do seu fim.
Observe as imagens se formando na mensagem: Venham para os braços do seu Amado, regozijem-se no seu cuidado e estenda este cuidado aos que estão desfalecendo com a dureza da jornada. Recebam ajuda e salvem também suas vidas, dando-lhes alento, matando sua fome e sua sede e lhes dando abrigo em um lugar de paz e segurança. Acolha ao ser acolhido. Ame ao ser amado.

Este é o lugar de refrigério...






Este é o refrigério vem com a palavra margê’âh, que significa que alguém estava morto e recebeu fôlego de vida novamente. Então, Deus está dizendo a seu povo: Aqui está a ressurreição onde há morte e desolação de uma viagem sozinhos pelo deserto. Venham para este lugar onde há nova vida. Naquele tempo, Isaías diria: Venham para o Deus de Israel. Hoje, podemos dizer: Venham para o caminho, a verdade e a vida. Venham para os braços do esposo Jesus!!!! Lembre-se que Jesus é o noivo da igreja, mas para um israelita nos tempos de Jesus o noivado já era considerado casamento, que não se consumou. Jesus diz:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

A viajem está longa, pesada, o sol forte, o vento seco lhe corta a respiração? você está a ponto de cair no meio do deserto? Caia nos braços de Jesus. Ele é o seu abraço, seu lugar de descanso, sua morada de paz, sua ressurreição. E isso é confirmado no único lugar no novo testamento que possui a palavra refrigério.

Novo refrigério


A palavra refrigério só aparece no texto do novo testamento em Atos 3:19-20:

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério [anapsuxis], e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, (Atos 3:19-20)

A palavra neste texto para refrigério é anapsuxis. A palavra base de que se origina no grego significa liberar. Anapsuxis em si, significa recuperar o fôlego, isto é, reavivar, mas como acontece na respiração boca a boca. É ressuscitar devolvendo ou dando novo sopro de vida. Jesus é a ressurreição e a vida (João 11:25). Mas, se na mensagem de Isaías Deus diz o que quer dar ao seu povo, aqui em Atos, ele usa Pedro para dizer como conseguir o refrigério.
Observe que a mensagem de Isaías remete a uma viagem penosa no deserto, onde o Senhor indica onde está todo o suprimento de água, alimento e abrigo. Mas, aqui, Pedro, diante do Pórtico de Salomão, o portal da sabedoria, mostra que o milagre de ressurreição, que ocorreu nos movimentos daquele homem que permanecia inerte, coxo, à porta da religião por toda a sua vida desde nascer, ocorreria para todos eles através da porta que Jesus é. Quando as pessoas desejaram o milagre em suas vidas, quando quiseram este lugar de descanso, Pedro lhes deu o caminho da ressurreição: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério [...]” (Atos 3:19a). O arrependimento é a chave do lugar de descanso. É aí que se volta para os braços do Pai, para casa, onde há todo o suprimento e segurança.
Não há como ter refrigério onde ainda se tem o pecado. Por isso, tantos vão à igreja e não conseguem refrigério, porque não voltam ao caminho da Paz. Observe:

Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas. (Romanos 2:9-11)

O reino de Deus é reino de santidade e de Paz. É o lugar para receber viajantes exaustos da jornada. É lugar de restauração aos propósitos de Deus de um povo que vive e implanta o reino de Deus, e é abraçado e restaurado para morar com Ele e, então, abraça no seu amor os cansados para viverem para Deus. Este é o chamado de restauração do Senhor.
Nunca haverá paz onde há pecado. Pois a paz e o refrigério dependem do arrependimento. É aquilo que fez Isaías no texto anterior (Isaías 28:11-12) dirigir-se a uma nação que pensava que viverem embriagados, procurando se garantir com suas alianças políticas iria dar-lhes o refúgio contra seus inimigos. Estavam embriagados em um banquete, zombando de Isaías, que tentava dizer que o problema deles não era a Assíria, mas seu estilo de vida distante do Senhor. Deus alertou que a segurança e a paz e o livramento das calamidades dependiam inteiramente da sua fé em Deus, mas as pessoas zombaram do profeta.

Chamando para casa

Jesus chama para casa. Aponta o descanso, como alguém que aponta um quarto para o hóspede descansar e ganhar novo alento nEle, mas, é a ordem de Paz da casa, que estabelece a Paz sobre o morador. Tenho visto muitos pais, mães, pastores não conseguirem estabelecer um reino de Paz sobre suas vidas e igrejas porque cometeram o mesmo erro de grandes homens da Bíblia. Eli, o sacerdote, não repreendia seus filhos quando se prostituíam com mulheres dentro da tenda da congregação e roubavam partes das ofertas. Prostitutos e desonestos não repreendidos terminaram mortos, julgados pelo seu pecado. A casa mantida pela aparência da tranquilidade pela falta de repreensão caiu no luto súbito. O pai omisso era conivente com o pecado dos filhos.
Samuel, grande profeta de Deus, não corrigiu os filhos. Colocou-os como juízes, mesmo sendo desonestos os manteve na posição. Como resultado, o povo os rejeitou e pediu um rei. Eles caíram em desgraça. Seguindo com o último e o mais forte exemplo do mal da omissão na Bíblia, Davi teve um filho que estuprou a irmã e a Lei de Deus não foi obedecida na sua casa quanto a isso. Não houve sequer um gesto de Davi em correção do filho ou defesa da filha. O resultado foi uma casa em destruição: o estuprador foi morto por outro irmão, que se revoltou contra o pai omisso e procurou fazer uma rebelião no reino. Para desonrar o pai que se omitiu na desonra da sua irmã, Absalão, filho de Davi teve relações com todas as esposas e concubinas de Davi em público. Davi viu uma filha estuprada, dois filhos mortos, todas as suas esposas e concubinas desonradas e sua casa em total caos e ódio entre os irmãos (imagine como ficaram os irmãos quando o mais velho violentou suas mães) como resultado da sua omissão, além de um problema de insurreição grave no reino.

A repreensão da restauração

Não existe um evangelho do reino sem restauração do pecado. Fazer silêncio e esperar que tudo se conserte não trará a Paz e nem agredir o pecador. Como Jesus diz através de Mateus: “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.” (Mateus 18:15). O objetivo precisa ser ganhar. Trazer de volta para a casa do amor, que é a santidade de Deus.  Não há como uma casa que não tem princípios estabelecidos de certo e errado, aceitável ou inaceitável ou sequer repreensão e limites ter Paz. E, principalmente, a Paz do Senhor. Muitos esquecem o que Jesus disse:

Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (João 15:9-12).

O amor de Deus tem limites de amor. Onde vai parar o conceito de reino sem a ordem do rei? Reino de Deus é onde as regras são de amor, mas são regras, mandamentos. O amor não exclui os mandamentos, só os direciona e aplica. Quando o amor é o centro, a lei do Senhor se cumpre:

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Gálatas 5:13-14)

Quem ama, não mata, rouba ou destrói, seja nos pensamentos, indução da vontade ou emoção ou atos e práticas contrárias à vontade do Senhor. Porque quem ama quer que o outro continue na presença do Senhor, quem ama traz ao reino e, no reino, não subsiste o pecado como estilo de vida. O pecado só gera morte. Se você permitir o pecado na sua vida ou na sua área de influência, ele vai gerar a morte e não vai se resolver positivamente por si mesmo da mesma forma que uma semente de limão nunca produzirá uma árvore de lindos e doces caquis.
Tenho visto famílias se perderem porque o pecado não tem sido freado, pois “o inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.” (Provérbios 27:20). Sem freio, o pecado não tem fim. Se a mágoa permanece, lhe derrotará, se enraizará e dará frutos (Hebreus 12:15). Se a inveja permanece fará o mesmo que fez com Caim e Abel. É impossível que a semente do mal regada e cuidada não frutifique. Repreenda, ame, chame para a Paz. Posicione-se na sua vida e na sua área de influência contra o pecado e a injustiça.
Timóteo estava em posição de autoridade na igreja e tinha um pouco de receio de se colocar. Paulo lhe disse que

“[...] aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.” (Tito 2:13-15).

Mas, se alguém anda desordenadamente e depois de repreendido deseja se manter assim, você precisa ser capaz de agir como alguém que sabe o caminho e a companhia que quer seguir. No reino, seguimos ao rei.

Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes; pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, (2 Tessalonicenses 3:6-7)

Há tempo para todas as coisas, para abraçar e apartar-se. É preciso ter coragem de fazer o que Jesus fez quando sua mãe e seus irmãos foram prendê-lo pensando que estava louco, no início do ministério (veja Marcos 3: 21):

Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. (Marcos 3:33-35)

Precisamos estar do lado da vontade de Deus. Este é o único lado digno de se estar. Pode nos custar relacionamentos caros e preciosos. Mas, estar bem com pessoas, mesmo que queridas e estar contra a vontade de Deus não trará Paz nem a nós e nem a eles. Não faça essa concessão para evitar trazer à tona assuntos desagradáveis e possíveis discussões enfrentar opiniões e assuntos difíceis. Peça sabedoria à Deus e discernimento para separar a palha e o trigo e colocar o machado na raiz das árvores, que não derem bom fruto. Só assim o reino do refrigério e da renovação vão iniciar na sua vida e do seu círculo de influência.

Autoridade e força da carne

Também é preciso dizer que usar de autoridade não é gritar ou falar com raiva, pela carne ou ser parcial e injusto. Não é diminuindo os erros cometidos ou os ressaltando que os corrigiremos. Muito menos corrigindo só aquilo que nos interessa que vamos estabelecer a Paz. Vejamos alguns princípios importantes:
·         Nunca fale com raiva ou por causa dela (Tiago 1:20)
·         Lembre-se de que, do ponto de vista de Deus, todos os pecados são iguais (Tiago 2: 10-11). Então, não há mais errado e menos errado. Só certo e errado. Se reconhecer o erro, está perdoado (1 João 1: 9-10). Senão, a condenação permanece (Provérbios 28:13). As consequências são mais graves, mas os pecados não. Deus mede pecados pela nossa capacidade de quebrar a lei dele e a capacidade dele de nos restaurar se nos arrependermos;
·         Lembre-se de que, do ponto de vista de Deus, todas as pessoas são igualmente falhas (Romanos 3:23) está errado, é para ser consertado; não importa quem seja. É preciso saber o que realmente aconteceu e discernir pela palavra. Inguém pode estar previamente certo ou errado devido ao relacionamento que temos com essa pessoa. Isto é injusto.
·         Lembre-se de que todos são resolvidos na cruz de Jesus pelo arrependimento e perdão: “ Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.” (Gálatas 3:22).
 Então, vamos ter equilíbrio: se está errado precisa ser admitido que está errado e buscado concerto. Se admitiu o erro é restaurado. Se não admite que está errado, é preciso deixá-lo para o Senhor tratar, para não estarmos sujeitos aos respingos das consequências dos atos dessa pessoa. Mas em nenhum momento isso nos permite desejar vingança ou outra coisa que não seja a proteção de Deus para nós e a reconciliação com Deus para o outro. Quem distingue o que é certo do que é errado, o momento e a forma de falar com a pessoa? O Espírito Santo de Deus.

O Descanso e o refrigério


Desde Isaías o Senhor dá uma Palavra aos que buscam um lugar de restauração e como todas as promessas do Velho Testamento são cumpridas em Jesus, assim se está cansada ou cansado da pesada jornada,

[...] desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2)

O nosso lugar de descanso é Aquele que está assentado à destra do trono do Pai. O centro é Ele, não nós. Não é o que queremos ou não queremos; não é o que somos ou não somos; o que podemos ou não podemos; o que temos ou deixamos de ter que nos define a Paz. A Paz é o próprio Príncipe da Paz, que nos deu em si a Paz por herança. Aquele que disse Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27).
Receba a Paz, que está no reino e derrame o descanso desse reino sobre a sua casa e sua vida estabelecendo-o como princípio nela. Receba abrigo, seja abrigo. Assim, sua vida estará submissa aos princípios da Paz e Ele reinará soberano sobre ela, colocando sobre você todos os parâmetros na medida correta da harmonia e da Vida de Deus. E da forma como Deus sonhou desde o princípio, estaremos vivendo em um micro céu, uma embaixada do Reino celestial na terra. Por isso ele chamou a nação de Israel para esta visão missionária de ser luz para as nações e Abraão para abençoar todas as nações da terra. Tudo se cumpre no reino de Jesus. Ele é o Cristo, o Messsias, o rei salvador que estabelece o reino da Paz.

Que a Paz de Cristo, a Paz do Reino de Cristo Jesus esteja sobre sua vida, em nome de Jesus.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics