segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tornando-se um vencedor : o nosso gênesis



Algo ou alguém que pode passar desapercebido para qualquer pessoa, não o será para Deus. Deus tomou vidas simples, desprezadas, sem relevância social, cultural ou política e as tornou uma bênção não só para si ou sua família, mas para toda a nação de Israel. Assim foi o caso de Gideão.  Ele foi tomado do último lugar, da última posição de expectativa e construído por Deus como solução para todo o seu povo. Deus forjou nele um vencedor. E essa história que me serve de inspiração para fortalecer e estimular os filhos de Deus a serem tudo o que podem ser no Senhor.

Começando do zero...


A história de Gideão é contada em Juízes, do capítulo 6 até o 8:33. O povo de Deus se afastara do seu Deus, então, enfraqueceu e os inimigos os oprimiram. Após sete anos sendo atacados e espoliados por inimigos poderosos, cujos guerreiros, camelos e armamentos eram incontáveis, o povo de Israel clamou ao Senhor e o Senhor enviou um anjo para falar com aquele que Deus via como solução para Israel.

Talvez esse fosse o grande problema a ser resolvido: somente Deus via em Gideão uma solução. Veja como aconteceu o encontro do anjo de Deus com Gideão :

(11) Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas.  (12)  Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente.  (13)  Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. (Juízes 6:11-13).

Um homem assustado, preparando-se para esconder-se em algum buraco na rocha para não morrer de fome e pronto para fugir do inimigo... Um homem que se considerava desamparado por Deus, invisível... Foi deste homem que Deus estava falando. Você pode não ver qualidades em você, mas Deus verá. Porque Ele não lhe fez para sobreviver e viver escondido apenas garantindo ter o que comer e continuar empurrando a vida para frente. O Senhor nos fez para com o propósito de revelar a sua glória em nós e é assim que Ele nos vê. Mas, para que Ele possa realizar seu plano em nós é preciso que Ele transforme a nossa visão de nós mesmos. É preciso mudarmos o nosso referencial de identidade e aprendermos que somente Ele deve ter a autorização de dizer quem somos, o que podemos e o que temos.
                             
             

O desafio de Deus: Não te mandei eu?


Web Analytics