quarta-feira, 10 de julho de 2013

A idade e a maturidade em Cristo




A idade é uma colega de apartamento, que muda de roupa todo ano. A maturidade é uma escolha que se faz de tornar-se parecido ou não com Cristo, cada momento do dia. O produto da idade é a velhice. O produto da maturidade é o equilíbrio dinâmico. A idade tem data. A maturidade tem resultados a cada oportunidade.  A medida da idade é em anos. A medida da maturidade em atos.

O caminho de Cristo nos chama a amadurecer:

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. (Efésios 4:11-16)

A igreja foi estruturada em função de proporcionar um ambiente de desenvolvimento da maturidade cristã. Funções de sustentação da estrutura fortalecem e nutrem um organismo único e direcionado a alvos comuns, com um propósito e ideal comum, sob um líder, Jesus, que direciona a contribuição de cada parte.

Há algo essencial na maturidade, que é a escolha. A idade não é escolhida. A escolha da maturidade implicará em decisões de qualidade. Decisões provocam resultados conforme a sua semente. A idade pode lhe surpreender, chegando de repente, mas a amizade da maturidade lhe acompanhará a cada dia, tornando-se uma íntima conhecida, a ponto de fazer a idade uma estranha completa. A idade, em si, não traz lição, mas a maturidade faz aprender a aprender. Não há alegria e nem tristeza na idade, mas a maturidade traz serenidade e contentamento, sem acomodação.
 
A maturidade vem da prática da palavra:  “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hebreus 5:14). E a prática é um exercício de disciplina: Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” (Hebreus 12:11). A disciplina produz frutos. Logo, a maturidade é frutífera. A idade não depende de frutos, assim como o tempo não depende de resultados.
  
Jesus morreu e ressuscitou por uma igreja que não acumula apenas passado e tradição, mas prática da Palavra, em uma ação unida, contínua e disciplinada, direcionada pela cabeça, e coordenada por aqueles que Ele escolheu para este fim na terra. A igreja que acorda todos os dias para ser como Jesus, à sua imagem, deixando para trás o juízo de criança (1 Coríntios 14:20), que deixa que qualquer empecilho a desanime, e assumindo a missão que o Senhor nos deu aqui na terra, com firmeza e destemor.

Crianças não recebem cargos na embaixada


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Deus constrói até com sonhos



Uma das perguntas mais tolas que fazemos é: como Deus vai resolver isso? E pior é que completamos com um “se” com um check list de impossibilidades. Para Deus, até os sonhos são matéria-prima. Observe na história de José. José soube o que Deus tinha para ele em sonho Sonhou também José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso, o aborreciam ainda mais.” (Gênesis 37:5). José assumiu o sonho de Deus para a sua vida e foi o sonho que incomodou seu pai (Gênesis 37:9-10) e a seus irmãos a ponto de pensarem e se prepararem para matá-lo :

E viram-no de longe [José] e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele, para o matarem. E disseram uns aos outros: Eis lá vem o sonhador-mor! Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma besta-fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. (Gênesis 37:18-20)

Terminaram por desistir do assassinato direto e o mataram (pensavam eles) pelas mãos de mercadores de escravos, vendendo-o. Você imagina que José via seu sonho ser guiado como escravo numa caravana sombria, acompanhado de pessoas que perderam tudo o que tinham, levados para um mercado, para serem vendidos? Sim, ele via, e foi isso que o manteve. Imagine que ele ficasse pensando: Que chance terei eu agora, sou um escravo... Nunca vou estar em posição de autoridade como sonhei um dia. Mas, a situação em que ele estava preso não lhe roubou o seu sonho porque José nunca atribuiu a homens as suas possibilidades de ascensão.

Todos nós precisamos e precisaremos de conexões para chegarmos a posições de autoridade. As autoridades são constituídas por pessoas. José havia perdido todo o apoio humano a que estava acostumado, o do seu pai. Mas, o seu apoio e seu gerador de ascensão jamais o abandonou. A bíblia registra em cada momento da vida de José:

José não estava sozinho na casa de Potifar, nem quando teve sucesso e prosperou e mesmo quando foi difamado e acusado falsamente: Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em sua mão,” (Gênesis 39:3);

José também não estava sozinho na prisão de Faraó: E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele; e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.” (Gênesis 39:23).

Você não precisa comprar nenhum tipo de adesão, bajular, abrir mão de princípios para progredir em nenhuma situação, Deus abre portas que ninguém fecha e fecha portas que ninguém abre. Que essa palavra seja para você: “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” (Apocalipse 3:8). José era um homem íntegro e reto, temente a Deus. Deus gerou as suas conexões até faraó através do seu mover espiritual, independente de QUALQUER PESSOA. José não poderia sequer saber que seria interessante conhecer um padeiro e um copeiro condenados na prisão... Na casa do seu pai, ele nem imaginaria isso, na casa de Potifar, ele jamais desejaria isso, mas Deus abriu essa porta de promoção e ascensão, onde só existiam portas de prisão. É assim que Ele fará com você para cumprir as suas promessas. Deus não precisa do que existe. Ele é o Deus que [...] vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Romanos 4:17).
  
Se você não conhece a história de José, ele foi levado como escravo para a casa de Potifar, oficial do rei. Lá, Deus fez Potifar prosperar. Mas a esposa de seu amo o desejou e, como ele a recusou, ela o acusou de estupro, causando a prisão de José. Injustiçado, José foi para a prisão vitalícia do rei do Egito. Não havia expectativa de saída para um escravo estrangeiro acusado de estupro da mulher de seu amo. Não havia portas para José. Mas, havia um sonho de Deus para ele. Não importa que não haja portas na sua vida onde você está, o que importa é o sonho que Deus tem para realizar na sua vida. As portas da prisão não sustentaram o sonho de Deus para José e as portas do inferno não impedirão a igreja de Jesus de viver o sonho de Deus para ela! (Mateus 16:18).

Deus começou a incomodar... Começou a se mover sobre a vida de quem José jamais imaginara. Dois presos foram a porta da saída de José daquela prisão, a que os homens haviam condenado perpetuamente José: um era o padeiro chefe do rei e outro era o provador de comida do rei. Cada um teve um sonho e José os interpretou. Veio a interpretação de Deus. Veio o sonho de Deus. E estes sonhos se tornaram a porta que Deus abriria, quando dois anos adiante, outra pessoa foi incomodada por sonhos e este, sim, estava em posição não só de libertar José, mas de colocá-lo exatamente no lugar onde Deus sonhara. O sonho é de Deus, o plano é de Deus, a oportunidade é de Deus, nos resta estar aptos a aproveitá-los e vivê-los o mais intensa e confiantemente possível.

Deus não precisa de bajuladores. Deus não precisa de medrosos. Deus não precisa de arrogantes. Deus precisa de servos operantes, fiéis ao sonho que Ele sonhou. Nós não precisamos de usar as portas do diabo. Nós não estamos presos pelas oportunidades não concedidas ainda. Não há porta que possa reter o nosso prêmio ou impedir o nosso sucesso porque o Senhor dos Exércitos é o dono dos sonhos e o seu provedor em cada detalhe.  Procure a porta aberta. Aproveite a porta que Deus abre. Não fique embirrado porque não foi como você desejava. Siga para a plenitude do sonho de Deus. Pois Ele é “[...] poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20).

O favor do Senhor é a fonte da promoção


segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que constrói Vida


Muitas vezes, estamos enfrentando um momento difícil e cada vez que tentamos levantar somos novamente atingidos por outra dificuldade. Mas, imagine se: Seus negócios de toda a vida fossem à falência e você vendesse o que sobrou e mudasse do campo para a cidade. Então, ao chegar, fosse assaltado e ficasse sem dinheiro e sem documentos, virando morador de rua. Sua mulher e filhos levariam um tempo para encontrá-lo, mas finalmente conseguem. Mas, ao virem lhe encontrar na rua, morressem todos num acidente de carro. Desesperado tentando telefonar para saber informações sobre eles, não conseguisse porque ao tentar dar um telefonema, você foi fosse impedido de entrar em um prédio público? Além de ficar revoltado, o que faria? Pois saiba que essa história tem um presente feliz... Então, querido leitor e leitora, há esperança.


Leia o relato de Robson Mendonça, ex-agropecuarista de Alegrete (RS) publicado na Revista Época (CZECH, 2004, p. 1):

Eu era agropecuarista em Alegrete (RS) e, há dez anos, decidi vender tudo e vir para São Paulo. Logo que cheguei, fui assaltado. Sem dinheiro ou documentos, virei morador de rua. Minha mulher e filhos vieram pouco depois, mas morreram num acidente de carro. Por causa da emergência, pedi para dar um telefonema num prédio público e fui proibido de entrar. Fiquei revoltado, juntei um pessoal de albergues e formamos um grupo para lutar pelos nossos direitos. Surgiu o Movimento Estadual da População em Situação de Rua, que ajuda a encaminhar os sem-teto a cursos e empregos. Só em 2011 tiramos 242 pessoas da rua.


Robson Mendonça
Robson Mendonça descobriu algumas verdades que pessoas em melhores situações não se dão conta:

1a. Lição preciosa: O valor do investimento em sabedoria

No meio da adversidade, procurando uma saída, ele encontrou o conhecimento como aliado dos que nada possuem de material, nem um teto sobre a cabeça ou comida para suas necessidades diárias:

Descobri que não conseguiria nada sem estudo. Tentava pegar livros em bibliotecas, mas não podia, porque não tinha comprovante de residência. Decidi que um dia criaria uma biblioteca itinerante que não exigisse nenhum cadastro. Quando conheci o Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde, enviei o projeto e eles viabilizaram a “bicicloteca”. Levo até 200 quilos de livros pelo Centro todos os dias, quase 300 obras! Temos cerca de 18 mil livros para ser emprestados e 90% dos leitores são moradores de rua. (CZECH, 2011, p. 1)

Esse abençoado, em meio ao seu sofrimento, descobriu o que todo pai quer que seu filho adolescente em escola particular entenda, e o que a Bíblia diz a três mil anos:  


13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 14  porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. 15  Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. (Provérbios 3:13-15).

As bases de um investimento fundamental

Mas, ainda que o conhecimento seja muito precioso, é o fato de ele levar à sabedoria que o tornará realmente precioso. A sabedoria é preciosa pois é a aplicação do conhecimento para a solução dos problemas. Entretanto, a sabedoria de Deus possui uma base e características especiais que valem à pena serem conhecidas. Porque não basta resolver os problemas, é preciso que os frutos dessa solução sejam bons, pois a sabedoria se reconhece pelos seus frutos (Mateus 11:19): Observe quais são as características da sabedoria de Deus: "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento." (Tiago 3:17). Por isso, precisamos buscar um tipo de conhecimento que nos leve a ações em concordância com esses princípios de sabedoria, pois de conhecimento e informação, o mundo está abarrotado: "Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras." (Tiago 3:13).

 
Web Analytics