domingo, 28 de abril de 2013

Se fosse no sertão era assim: A talha que Jesus fez por mim

[Talha Nordestina]
Caçuá sem burra é uma cesta.
Estrada na roça, é picada.
E eu sem Jesus não sou é nada,
ignoro que só coice de besta.
Das coisas que não se dá  jeito ,
Do mal terrível, Deus  fez perfeito,
fazendo uma obra de artista.


O Pai cortou a formosa talha:
 a chave do céu  feita em tora cruzada.
Três pregos usou na empreitada.
Gravando tudo sem uma falha.
Escreveu sua assinatura
cravando uma lança da mais dura, 
em seu peito atravessada.



Mas, foi abrindo a madrugada,
 três dias depois da escultura,
Jesus saiu da cova escura,
abrindo a porta abençoada.
E eu pulei lá dentro ligeira, 
agarrei a mão do Pai de primeira
e não solto nem com chibatada.

E se você é de boa ciência 
e de sabedoria diplomado,
aprume a sua consciência  
e se assunte bem na maravilha
que faz, de ruma, filho e filha, 
Pois o que era morto esturricado
ficou vivo e, cheio de glória, brilha.
.

* - * - *

Há uma fonte preparada pelo Amor que Jesus demonstrou por nós na cruz. 

O que Ele levou, você e nem eu precisamos mais levar. Naqueles três pregos escreveu-se o último capítulo do domínio do mal sobre as nossas vidas, do desalento, da distância de Deus. Assinatura com sangue garante que encontremos descanso nEle e uma nova vida, pois se a sentença de morte foi cumprida, também a nova vida da ressurreição se estabelece. Creia em um novo começo. Deixe que Deus faça em você a sua obra de arte e amor. Você pode orar assim:

Querido Deus, eu aceito que o Senhor enterrou na cruz o mal sobre a minha vida e desejo de todo o meu coração que a sua ressurreição se manifeste em mim, em nome de Jesus.

Amém, as coisas entre você e Deus mudarão radicalmente a partir de agora, creia somente e procure conhecer o que o Senhor quer.



sábado, 27 de abril de 2013

As três conquistas da integridade




Nós conseguimos conquistar a integridade quando distinguimos o verdadeiro, nos tornamos sinceros e percebemos o mentiroso. Como você pode imaginar é uma batalha diária e contínua de conhecimento, sabedoria, prudência e, acima de tudo, coerência. Inclui conhecimento e prática nos relacionamentos.

A palavra "sincera" é de origem latina, nasceu no comércio de cerâmica na Espanha, quando se usava largamente a prática dos negociantes desonestos de preencher as rachaduras das panelas de cerâmica com cera de abelha para ocultá-las dos olhos dos fregueses. Ao colocar a panela no fogo, a cera se derretia e a panela se rachava, tornando-se imprestável. Isso fez com que os fregueses começassem a pedir e procurar panelas “sin cera”, sem cera, sem disfarces, que ocultassem que estavam sendo vendidas pelo preço de uma panela boa para o uso, mas que na realidade não tinham valor algum. A sinceridade está ligada diretamente à confiabilidade para um investimento.

Paulo desafiava os cristãos a serem sinceros: “quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,” (Efésios 6:5). Essa palavra no grego significa: “singeleza, simplicidade, honestidade mental; a virtude daquele que é livre de pretensão e hipocrisia; não é egoísta, coração aberto demonstrado pela generosidade.” (THAYER, 2012, p.1).

Mas podemos questionar o seguinte:

O que é a verdade?
Todo aquele que é sincero é também verdadeiro?
Existem mentiras sinceras?
O que distingue uma pessoa mentirosa de uma sincera?
Alguém consegue dizer somente a verdade o tempo todo?

Há muitas questões que precisamos resolver antes de seguir em frente dizendo que somos ou não somos sinceros como pessoas, cristãos, ou em qualquer papel social. Há também um modelo ideal de que a sinceridade por si só resolva tudo, mas será assim mesmo? E se estivermos sinceramente enganados ou enganadas?

Vale uma reflexão...




sexta-feira, 26 de abril de 2013

Deuses de hoje e o Deus da Eternidade




Desde o final da 2ª. Guerra mundial até o triunfo do capitalismo industrial, no início dos anos 90, ou a partir da queda do muro de Berlim, houve uma explosão científico-tecnológica e informacional que nunca havia sido vista antes. O mundo se conectou de uma forma jamais conhecida. Culturas começaram a se aproximar e a se alterar mutuamente, levadas por uma onda de ocidentalização crescente, mas com apenas um fim, a expansão de mercado.  Por exemplo, a consciência de classe dos operários americanos não foi compartilhada com os operários chineses, apenas as calças jeans e a moda.

Enquanto a Revolução francesa foi a revolução pelo conhecimento para a libertação dos homens, enfatizando a apropriação do conhecimento pelo povo; essa revolução tecnológica apartou o homem de valores fundamentais para tornar, através da tecnologia, o homem e sua criatividade um instrumento da prosperidade de poucos privilegiados, lhe dando em troca apenas o propósito de produzir e consumir. Agora,  a maior fonte de valor para os produtos, a ciência. ganhou um novo status. Transformou-se no Deus dessa civilização.

Como herança da revolução francesa e da ciência moderna de Decartes, ficou a necessidade de encontrar-se uma explicação lógica para cada coisa sobre a terra. E aquilo que é inexplicável perdeu seu valor imitando a raposa da fábula da raposa e as uvas. Nietsche e alguns filósofos proclamaram a morte de Deus. Aquilo que não pudesse ser dominado pelos intelectuais e a ciência, basicamente medido e quantificado, estava fora de cogitação, era um absurdo.

O vazio tem preenchido as necessidades espirituais dessa nova geração sem consolo. Então, começou a importação para o ocidente das crenças orientais. A ciência se acomoda bem à idéia do homem ser seu próprio deus. Afinal, se ela mesma pode proclamar a si mesma onisciente e como a única apta a explicar os segredos do universo... Entretanto, como resultado, só consegue que o homem que “é deus” se esvazie de Deus e se isole em fragmentos de identidades que não consegue coordenar: pai, mãe, profissional, cidadão, aprendiz, professor, homem, mulher, etc. Hoje, com a chamada consciência pós-moderna a ciência tenta digerir e compreender que sempre haverá algo fora do seu alcance, mas sua maioria ainda acredita que para ser ciência precisa ser cética sobre as coisas que não se vêem.

A instância humana que se relaciona com o sobrenatural é o espírito. Na dimensão da alma, a mente, a vontade e as emoções podem até ser supridas por respostas racionais, mas a necessidade espiritual não se sacia disso. Afinal, veja que junto a todo esse avanço, ainda encontramos pessoas que são guiadas por astros e se identificam por signos. Isso não é novo, só recebeu uma nova capa de ciência astrológica.

Na realidade, nós convivemos com estranhamentos interessantes: a ciência se incomoda com simplicidade da entrega do cristianismo e chama de alienação, mas não entra em choque, com a mesma força, por exemplo, com a base da astrologia, que é a de ser guiado pelos astros. Vejamos que, cientificamente, os astros, como os vemos, não estão mais na posição em que são vistos nos mapas astrológicos. Eles estão a anos luz de distância de onde os vemos agora. O que faria qualquer predição, no mínimo, questionável. Mas, não se vê a ciência questionando a astrologia como ao cristianismo. A bíblia é clara quanto a evitar esse tipo de guia: “Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.” (Deuteronômio 4:19). Dar culto é assumir como guia, como deus. O que quero dizer, é que a ciência só acha pernicioso adorar e cultuar ao Deus da Bíblia, que deve “morrer”, mas parece que todos os outros deuses têm permissão de continuar “vivos”. Porque esses deuses que permanecem no nível da filosofia, são dominados pelas pessoas e não ameaçam o status de deus que a ciência pretende assumir.

A luta pelo poder, suas polaridades e igualdades



quarta-feira, 24 de abril de 2013

A vitória dos pacientes




Você já observou isso? Cliente de advogado é réu ou vítima; cliente de feirante é freguês; cliente do mercado de ações é investidor; mas cliente de médico, não é um substantivo, é um adjetivo substantivado: paciente. Uma das maiores dificuldades do ser humano é deparar-se com a fraqueza, com a impotência, com a limitação e com a dor. A doença é uma experiência que traz tudo isso. É difícil lidar com isso, seja de forma temporária, durante o período de recuperação, seja de forma prolongada, no caso de alguma limitação duradoura. Mas, há um aspecto que vai determinar o seu sucesso na luta contra a enfermidade: o espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?”(Provérbios 18:14). Não podemos deixar a doença nos vencer por dentro, mudar quem somos, derrubar as nossas emoções e nos arrastar para ela.

Patch Adams utilizou-se de um princípio bíblico para apoiar pacientes em recuperação, que multiplicou-se em ministérios e grupos de apoio pelo mundo: “o coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” (Provérbios 17:22). Hoje, existem os doutores da alegria e vários tipos de trabalhos e ministérios que são desenvolvidos nos hospitais em direção a um movimento de humanização, no sentido de levar alegria a esses ambientes. A maior preocupação em um momento difícil assim deve ser evitar a depressão e, principalmente, o elogio da doença.

Não sabe o que é o elogio da doença? Sente-se numa sala de espera de uma clínica e espere a primeira pessoa contar o que sente ou o que foi diagnosticado... Fatalmente alguém sairá de algum lugar da sala, levantando sua capa preta estilo Drácula e contando alguma doença maior ou mais dolorida que ele passou. Instintivamente, você vai tentar provar, por A + B, que a sua é pior e como você tem passado mal. Então, quando acabar o estoque de mazelas, de todos na sala, porque os que estão próximos também se sentiram compelidos a entrarem na competição (afinal estão ali sofrendo e merecem atenção), começará a recuperação de fatos do histórico médico terrível dos familiares e amigos, incluindo todos os obituários... Isso é o elogio da doença.  

Quem não conhece aquela pessoa que você não quer que lhe visite no hospital porque a conversa dela vai da sala de cirurgia para o necrotério, passando por todos os sofrimentos possíveis, não só dela, mas ela tem uma memória impressionante e é PhD em detalhes escabrosos sobre as doenças alheias... Essa é uma competição que você deve perder. Quanto menor e menos importante, menos dolorosa sua doença, melhor, não é? Então, para quê debater procurando provar que sofre mais? Quanto mais você olha para a doença, mais atenção lhe dá, mais ela cresce aos seus olhos, mais você se angustia e a percepção de dor aumenta, por dentro e por fora. Olhe para o Senhor, onde há cura, esperança e amor. Se você está doente, procure a alegria. Se você visita um doente ou alguém que está triste, leve alegria e amor. Isso sim sustenta e direciona para a recuperação.  

Todos nós vamos ficar doentes em algum momento e vamos viver o que pensamos sobre os doentes, os limitados, os impossibilitados. Vamos ter a oportunidade de desenvolver compaixão pelos enfermos sabendo como a experiência é difícil ou nos enterrar na autocompaixão e ficarmos presos na imagem de derrota que a doença tenta nos impor. É como ter que passar num lugar sombrio para chegar ao lugar de descanso e alegria:

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. (Salmos 23:4-6)

Olhe para a mesa sendo preparada lá na frente e não para o caminho sombrio. Não importa o caminho, apenas saiba que o Senhor está com você e não lhe abandonará em momento nenhum. Toda doença é uma forma de morte, mais forte ou mais fraca. A morte e o sofrimento podem até pairar como uma sombra sobre a nossa vida por um momento, mas  “(4)  a vida estava nele [em Jesus] e a vida era a luz dos homens. (5)  A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (João 1:4-5). Então, não tema, lembre-se que o Senhor que gerou a Vida no universo está com você, para lhe guiar, com sua vara e seu cajado, para lhe corrigir e consolar, colocando-lhe no caminho da vitória. E todos verão a glória de Deus, pois você andará na presença dEle.

Liberando a alegria


terça-feira, 23 de abril de 2013

Sem medo de voar!


Você deseja ir além do que qualquer pessoa que você conhece já foi e fazer coisas extraordinárias que ninguém fez? Para isso, tem que aprender a voar. Muitas coisas precisam mudar para que nós vençamos os desafios e mudanças balançam a nossa vida como numa viagem de avião.

Essa ilustração vai nos ajudar a compreender :


O menino estava sozinho na sala de espera do aeroporto, aguardando seu vôo.

Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos. O menino foi simpático quando puxaram conversa com ele, e em seguida começou a passar o tempo colorindo um livro. Não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estavam sendo feitas.

Durante o vôo a aeronave entrou numa tempestade muito forte, o que fez com que balançasse como uma pena ao vento. A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns dos passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade.

Uma das passageiras sentada do outro lado do corredor, ficou preocupada com ele e perguntou:

- Você não está com medo?

- Não, senhora,... -  respondeu ele, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir e piscando um dos olhos,... - meu pai é o piloto!


Se nós vendarmos os olhos nada vai mudar, apenas não estaremos vendo. Então, onde não vemos precisaremos que alguém nos guie. O futuro está assim na esfera do invisível. Por isso, precisamos da fé, da certeza de algo que não vemos para nos firmar e nos fazer continuar o caminho com confiança. Por isso, a Palavra de Deus define fé como: "[...] a certeza das coisas que se esperam e a convicção dos fatos que não são vistos." (Hebreus 11:1).

Mas, não vamos acreditar em qualquer pessoa para nos guiar quando nós não estivermos vendo. Só acreditaremos nas pessoas que sabemos que nos amam e por isso não nos levariam para o mal caminho ou o caminho do mau. É preciso ter também uma instrução, um braço, uma voz amorosa para nos guiar e na qual confiarmos. E é assim que a "[...] fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Cristo." (Romanos 10:17). 

Se você conhecer a Palavra de Deus, que mostra a vontade de Deus e o caminho de Deus, você estará sentado na nave e Ele será o piloto, seu Pai, celestial. O que você conhecer da Palavra e confiar nela, vai ser a medida da sua tranquilidade no meio das turbulências dessa longa viagem que é a vida. Você estará tranquilo por conhecer as qualidades e a competência desse maravilhoso Piloto.

Seja abençoado(a) em nome de Jesus!




segunda-feira, 22 de abril de 2013

Durma bem, viva bem!



O sono se tornou um assunto tão importante que surgiu uma especialidade em neurologia chamada neurossonologia. O sono tem uma fisiologia própria, apesar de que, até bem pouco tempo, se achava que o cérebro entrava  em modo de espera como o Windows, enquanto dormíamos  Mas, o cérebro não pára, simplesmente muda o tipo e a freqüência de atividades. Os ciclos de sono indicam níveis de profundidamente, cada um com sua utilidade em relação à renovação do corpo e da mente. Este ciclo está relacionado à saúde, à idade de cada pessoa, às suas interações e relações sociais e intra-pessoais e às suas  responsabilidades.

Desde que me entendo de gente luto com dificuldades para dormir, que estou vencendo agora, depois que conheci a Palavra. Aos nove meses já falava, andava e queria aprender tudo. Estimulava tanto a mente, que não conseguia dormir até que o cérebro desligasse o corpo, literalmente. Então, caía sobre a Enciclopédia (acho que a) Barsa, meu brinquedo favorito para construir casinhas na sala.  Assim conta a minha mãe.

O médico dizia que era porque recebia muita informação, então, meu cérebro ativava e não conseguia desligar até descarregar tudo. O conselho que ele deu foi esperar eu desligar por mim mesma e me dar atividades para descarregar, falando tudo o que tinha visto e ouvido. Minha mãe simplesmente me dava uma montanha de brinquedos e mais umas duas enciclopédias e esperava que eu desligasse antes dela.

Outra estratégia era contar estórias, mas depois de um tempo ela pedia para eu contar para ela porque o sono a deixava confundindo o fim de Chapeuzinho Vermelho com o da Branca de Neve. Como eu decorava uma história em quadrinhos facilmente na primeira vez que ela lia para mim aos dois anos, não era problema. O problema era conseguir não dormir antes de mim.

Lembranças boas à parte, não dormir bem, depois de adulto, tendo que trabalhar no outro dia é muito complicado, e pode se tornar perigoso. Mas Deus tem promessas e princípios com relação a isso:

3  Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. 4  Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. 5  Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. 6  Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. (Salmo 3:3-6)

Veja a seguir porque esse tema é importante o suficiente para se tornar uma postagem e o que podemos trazer da Bíblia como proposta de melhoria da qualidade do sono para a nossa vida física e espiritual...


Por quê esse assunto é importante

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Você realmente conhece Jesus?




É uma pergunta válida, uma vez que o próprio Jesus a fez aos discípulos no final do seu ministério. Você já observou que ninguém se perturba ao falarmos de Deus, mas falar em Jesus deixa as pessoas incomodadas? Isso não acontece quando se fala de Buda, Maomé ou Confúcio. Hoje em dia, dá até status de cultura falar de sábios do Oriente. O mais difícil para as pessoas lidarem com Jesus é que Ele se declarava Deus e dizia que era a única via de ligação entre Deus e os homens, o único que poderia perdoar os pecados e que era o caminho da salvação.

Nossa sociedade atual que não aceita a ideia de um Salvador único, mas diz-se, muitas vezes, deísta. O deísmo “[...] ensina que Deus é uma pessoa e que o universo foi planejado e criado por ele. E, atualmente, Deus o governa e sustenta.” (McDowell, 1977, p. 13). O cristianismo acrescenta à definição anterior, que Deus se manifestou em carne humana, na pessoa de Jesus de Nazaré.

Jesus tinha características próprias de Deus. Jesus sempre afirmou ter a mesma natureza de Deus. Ele disse que se o conhecêssemos, conheceríamos o Pai (João 8:19); quem o visse veria o Pai (João 12:45); quem o odiasse odiaria o Pai (João 15:23); quem o honrasse honraria o Pai (João 5:23). Jesus nunca se apresentou apenas como um homem. Ele sempre se apresentou como Deus feito homem.

Na realidade, Jesus Cristo é um nome seguido de um título. Jesus significa “Jeová salva”. Cristo significa Messias, o Ungido, aquele que une os ofícios de rei e sacerdote. O prometido sacerdote e rei das profecias do Velho Testamento. O Novo Testamento apresenta Jesus como alguém maior do que um líder político, um filósofo, um pensador, um moralista ou um louco desvairado, que gerou um mito. Os nomes aplicados a ele no Novo Testamento indicavam atributos de Deus:

[...]aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. (Tito 2:13-14) 

As escrituras atribuem a Jesus características de Deus, como: Auto-existente (Hebreus 7:3); Onipresente (Mateus 28:20); Onisciente (Mateus 11:27); e Onipotente (Filipenses 2:9-11).

Jesus foi adorado como Deus


quinta-feira, 18 de abril de 2013

O lírio dos campos no seu olhar!



Depois da fama repentina da canção “Galhos secos”, reconhecida agora como “Para nossa alegria”, fiquei interessada em entender melhor a mensagem do versículo que a originou:

28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? (Mateus 6:28-30).

Encontrei entre os cultivadores de lírios três características sobre essas flores que me chamaram a atenção:

(1) Os lírios são flores de casamento por excelência. Nos casamentos da Grécia Antiga, as noivas utilizavam lírios brancos para adornar seus cabelos e vestido. Na China, sonhar com Lírios significa casamento próximo.

(2) Os lírios juntamente com as rosas, tem no seu perfume uma substância chamada feniletilamina – essa substância é capaz de estimular a produção de endorfinas pelo organismo humano, o que acarreta em uma sensação de relaxamento e bem-estar.

(3) O único ponto negativo dessas flores plantadas é que, assim como as tulipas, os lírios florescem apenas por um curto período de tempo – sendo necessários vários cuidados e o uso de técnicas específicas para que os bulbos brotem novamente. Se você quer manter seu vaso de lírios bonito por mais tempo, lembre-se de que os lírios gostam de locais bem iluminados e arejados – e a terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada. Assim, os galhos secos de uma árvore caída são ideais para expor e manter a sua beleza e perfume.

Jesus trouxe os lírios para nos exortar contra a ansiedade. Como o olfato é a nossa memória mais poderosa, o fato de lembrar dos lírios, traz aos ouvintes do ensino o odor e a sensação de bem estar que ele exala, além da memória visual agradável. A sua associação cultural com o casamento pode estar ligada à alegria que esse momento representa, o encantamento do amor entre dois jovens que irão constituir uma nova família.

Entretanto, todo esse jorro de alegria da endorfina, apesar de intenso, tem pouca duração. O que diferencia as alegrias que estão na terra da que vem do céu.  O lírio traz alegria para os olhos, para a alma e é só uma parte do cuidado de Deus, que deixa a marca do seu amor nas coisas simples e belas que nos alegram diariamente e inesperadamente. Precisamos aproveitá-las e sorvê-las a seu tempo, pois, para um lírio florir de novo dos mesmos bulbos é necessário um cuidado de 10 meses seguidos.

Mas apesar de ser tão difícil para nós cultivá-los e fazê-los brotar novamente em nossos vasos, o Senhor os traz aos campos renovando-os sempre e sequer sabemos como. Para a nossa alegria certamente, pois Ele quer que tenhamos uma boa jornada. É o que diz a palavra usada no versículo a seguir traduzida para prosperidade e próspera: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1:2). Os lírios dizem: Calma, Deus cuida de tudo, Ele quer lhe ver feliz. Não se torture com a ansiedade, se alegre na fé e na bênção do dia de hoje.


Deus está interessado em que sua jornada seja alegre.



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pensar é o chamado do coração



Muitas vezes, estamos sendo chamados à ação e permanecemos como observadores. A cultura da TV nos transforma em não participantes da vida que se constrói ao nosso redor. Facilmente, passamos a assistir um documentário, onde as cenas são reais, da mesma forma como assistimos um filme, que é ficção. Somos ensinados a estar na passividade todos os dias.

O meio em que recebemos a mensagem influencia a mensagem. Enquanto você está sentado à frente da TV, você é passivo observador daquilo que alguém escolheu para você ver e da forma como essas pessoas escolheram lhe apresentar um conteúdo. “Pacotes audiovisuais que são condensados, simplificados e adocicados de modo a se adequarem às limitações do tempo de atenção do meio.” (ALBRECHT, 2008, p. 8). O nosso cérebro, nossa unidade pensante precisa ser exercitado por pensamento crítico, comparativo, curiosidade, imaginação, julgamento e lógica, senão corre o risco de atrofiar. Receber informações sem julgá-las, discuti-las, analisá-las e argumentá-las está gerando problemas problemas que precisaremos vencer e lidar em um futuro próximo. Isso vai influenciar diretamente a sua casa, sua relação com seu futuro, sua família e, principalmente, com Deus.

Você sabia que após três minutos de TV a nossa mente entra em estado semelhante ao da hipnose? Diminui-se a freqüência das ondas cerebrais. Daí porque algumas pessoas cochilam na frente da TV.  Além disso, as mensagens são muito breves, sem muitas explicações ou chance para rever o que foi apresentado, porque é contínua. Se você quer exercitar seu cérebro deve procurar uma boa leitura, ainda que assista TV um pouco. 

Como essa mídia é altamente difundida, ela influencia a forma como a sociedade acessa o conhecimento. O Dr Neil Postman, da Universidade de Nova York, estudioso dos efeitos da mídia eletrônica na cultura e no desenvolvimento da capacidade mental das crianças, escreveu um livro onde dizia que quanto mais se popularizava a TV, mais caia o pensamento racional e a capacidade de discussão na consciência da sociedade americana (POSTMAN, 1985 apud ALBRECHT, 2008).
  
O remédio para isso? Os bons e velhos livros. A leitura nos oferece um trabalho reflexivo que nos permite verificar e reverificar os princípios propostos, nos capacita para a escrita e nos enraíza os conceitos de forma encadeada e lógica. Permite que um conhecimento se torne base de outro e outro e mais outro. Além dos livros, a discussão sobre assuntos com pessoas que possuam e busquem o conhecimento.

Eu amo o conhecimento. Amo a explicação, amo compreender. Não admito respostas concisas e fáceis para questões complexas. Toda resposta rápida demais nos não cabe. Quando perdemos a capacidade de argumentar com a vida, as coisas e a forma como as coisas são apresentadas, perdemos a parte de nós que nos torna únicos.

Cada um de nós tem uma paixão gravada no nosso coração por Deus. Foi para isso que fomos chamados. Essa área nos emociona ou nos indigna, aquilo com que nós realmente nos importamos, foi para isso que nós fomos colocados aqui. É quando encontramos essa área de investimento da nossa vida que podemos nos tornar felizes. Então, faça-se essa pergunta e não aceite a resposta rápida de ninguém para ela: Se todos os salários do mundo fossem iguais, em que decidiria trabalhar? Responda essa pergunta com cautela. Pois é  isso que você foi chamado para fazer na sua vida para Deus . E você precisa investir nisso, senão nunca será realizado.

Não estou dizendo que você deixe tudo para fazer isso, mas que encontre um lugar especial para fazê-lo. Cinco minutos por dia pode ser um começo. Mas, não perca o espaço disso, pois você se perderá de você mesmo. E amanhecerá triste como um pássaro que perdeu o canto.

Eu amo estudar e ensinar. Se eu não estiver fazendo isso, estou infeliz. Se não houvesse escolas, acho que as criaria. Nada me dói mais do que pessoas que não amam ou não querem aprender. Ainda mais as que sofrem por causa da ignorância de todos os tipos, principalmente da Palavra de Deus. Oséias relatou a mesma dor em Deus:

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6).

Não é só o fato de não ter o conhecimento, mas o fato de não buscá-lo. Isso magoa o coração de Deus. Não é só não ter conhecimento é não buscá-lo, é não desejá-lo que causa a destruição. 

Ignorância é a mais destrutiva das experiências

terça-feira, 16 de abril de 2013

E quando conseguir tudo o que sonha?







Nem sempre conseguir o que desejamos é o melhor. Por vários motivos podemos tomar o bonde do desejo para a estação do sofrimento. Essa lenda grega sobre um rei chamado Midas ajuda a ilustrar isso:

O rei Midas amava tanto o ouro, que conseguiu de um "deus" o poder de transformar tudo o que tocava em ouro. A princípio, ele se encantou com o dom... Até que ao tocar a comida, ela se transformou em ouro e ele não pode comê-la. O mesmo sucedeu com sua cama macia, com a água... E, enquanto ele pensava no que fazer para alimentar-se e descansar, sua filha Áurea, a única coisa que ele amava mais do que o ouro, pulou em seus braços para beijá-lo, e transformou-se em uma estátua de ouro.

O rei, no auge da realização dos seus desejos percebeu o abismo em que se encontrava. Então, ele buscou novamente ao seu "deus" e pediu-lhe que lhe tirasse esse poder, e recebeu um antídoto para desfazer o mal que a sua cobiça e avareza haviam causado. Assim, lhe foi concedido e ele pôde recomeçar, refazendo a sua escala de valores.

A nossa escala de valores dá o foco dos nossos esforços e precisa sempre ser revista para evitar o perigo de que o caminho percorrido não se desencontre do destino realmente desejado, afastando-nos do Pai e dos que amamos. Como disse Jesus: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16:26). Portanto, não se apresse tanto em deixar tudo para ir a um lugar, que ainda não sabe se realmente vale à pena chegar ou correr um caminho, que vai lhe transformar em alguém, que você realmente não quer ser. Se você perder a alma no meio do caminho, ninguém chegará ao destino, mesmo que seus pés alcancem o topo da escalada.
 

O que é a alma?

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Por que ressurreição?




A ressurreição é a base da fé cristã: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;” (1 Coríntios 15:14). Mas, pouco se prega e se fala sobre o poder e a ação dessa ressurreição. Há pelo menos ___ bases que a ressurreição de Jesus nos concede: a nossa justificação,  nossa vivificação, a nossa defesa diante do juízo de Deus, a nossa nova vida como filhos de Deus, a esperança no futuro, enfim, a nossa salvação foi conquistada pela ressurreição.

Entretanto, poucos podem compreender isso, e sem compreender, não usufruirão do que tão arduamente foi conquistado para si. Paulo explica o motivo da ressurreição: “[...] nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.” (Romanos 4:24-25). A morte de Cristo levou os nossos pecados. Encerrou uma história de escravidão e maldição (afastamento da presença de Deus) de cada um que creu. Mas, se depois de feridos e sujos tomássemos um banho e estivéssemos num hospital para recuperação, daí voltássemos para uma mata de espinhos... Qual seria a utilidade de todo esse trabalho para tirar o efeito do mal? Para ser eficiente, Jesus tirou a raiz do pecado na morte, mas mais do que isso, deu uma nova vida na ressurreição. As duas se complementam e dão o sentido e força uma à outra. A cruz tira a dívida do mal, que é a morte e a ressurreição injeta uma nova vida, livre do mal. Ele morreu para pagar nossos pecados. Aleluia! Ele ressuscitou para nos dar vida de Deus. Glória a Deus. É pleno. Perfeito.

É o poder da ressurreição que faz manifestar no nosso corpo o poder de vida de Deus, sobre o efeito da natureza corrompida, que gera o pecado e a morte: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” (Romanos 8:11). A ressurreição faz manifestar vida. Vivifica. Ela cancela o poder de domínio que o pecado tinha sobre nós. É impossível um cão saudável não latir, uma vaca comer carne, uma cobra voar. Essas coisas não fazem parte da sua natureza. O Espírito de Deus implanta no nosso espírito uma nova vida que abomina o pecado. Mesmo que o corpo esteja acostumado com os gostos da carne, já não há mais prazer em pecar e há um esforço contínuo para agradar a Deus, que emana de dentro de nós porque temos a Vida de Deus. O Espírito toma do mesmo poder que ressuscitou Jesus depois de três dias morto e coloca em nós para que a mesma Vida que Jesus manifesta, nós manifestemos também. O Espírito nos faz participar da ressurreição de Cristo para Deus.

A ressurreição e a justiça


domingo, 14 de abril de 2013

Sobre a "romântica" vida de cão na rua...





É muito fácil romancear uma ideia de liberdade com a figura de um cão ou gato “livre” nas ruas. Ele não tem ninguém para lhe dizer o que fazer ou não fazer, não tem horário, não tem destino, está sempre descobrindo... Parece realmente romântico. Só que, na realidade, a média de vida de um cão (ou gato) na rua cai para menos do que a metade de um cão ou gato cuidado em casa. O cão de rua parece livre porque não tem ninguém para lhe dar ordens, mas segue o primeiro que passa e lhe faz um afago, porque o amor e cuidado do dono vem no pacote do limite. Ele não tem horário porque passa o dia procurando uma migalha de comida suja, estragada e pouca, que ele tem mais dificuldade de encontrar enquanto a cidade se verticaliza, ele envelhece e fica fraco, sofre frio e calor, foge do Centro de Zoonoses, fica doente e, finalmente, morre. É essa ideia de liberdade que estão vendendo a essa geração.

Dizer não a qualquer limite e regra, abrir mão de determinadas coisas que dão prazer imediato por uma vida com paz e alegria é coisa do passado. Muitas igrejas se tornaram centros de atração: precisam ter eventos com luzes bastantes, reunir muitos jovens muitas pessoas com barulho de festa, muitas canções animadas e as pessoas ouvirem na pregação o que lhes agradam e irem para casa viver a vida como querem. Hoje, igreja que cresce é sinônimo de aumento do número de ouvintes, mas não era assim no início. A igreja não apenas aumentava em número, muito menos pelo propósito de assistir shows encomendados...

Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles. Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados. (Atos 5:12-16)

 Observe o crescimento da igreja em Jerusalém, segundo esse texto acima:

  • ·         A unção do Senhor agia poderosamente em sinais e prodígios;
  • ·         Havia reuniões públicas, em situações tão arriscadas, que eram temidas pelos de fora;
  • ·         Eles eram tão diferentes e mostravam a presença de Jesus na vida deles que os de fora os ADMIRAVAM! Essa palavra no original significa: tornavam grandes! Chamavam atenção pela sua diferença do mundo e semelhança com Cristo.
  • ·         Mesmo diante de todos os riscos as pessoas não eram atraídas pelos shows e sim pela unção, pela presença manifesta do Senhor.


Observe o que se dava como crescimento em Atos dos Apóstolos:

Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários. Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente. (Atos 19:18-20)

O crescimento da igreja era visto em quanto as pessoas abandonavam o pecado, ainda que lhes custasse caro. Ou a igreja causa uma mudança na vida daqueles que lá compartilham ou não é mais do que um clube, que não paga impostos. Não representa Jesus na terra. Não sara, não liberta, não traz paz, não supre e nem traz perfeição. Está morta em seus pecados e pensa que é sã e poderosa. Mas, ninguém apresentará música, dança, refletor, teatro e retórica a Deus. Jesus morreu e ressuscitou “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5:27).

Algumas outras mentiras sobre o cão na rua...


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Escolhendo a vitória


Certa vez, Jesus viu que muitos discípulos se afastaram de Jesus após ouvir alguns dos seus ensinamentos. Então, olhou para os apóstolos e perguntou: "Vocês também querem me deixar?". Mas Pedro respondeu: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (João 6:68). Algo maior do que as consequências imediatas prendia aqueles doze homens a Jesus mesmo diante dos riscos e perigos que os afligiam durante o ministério com Ele na terra e após a sua ascensão aos céus. 

O cristianismo foi semeado pela força dessa convicção de que não havia nada maior ou mais importante do que Jesus aonde devessem investir totalmente suas vidas. Jesus não lhes prometia dinheiro, nem uma carreira de sucesso, mas um reino de paz, alegria e justiça do qual eles participariam.

Imagine o que faz sentido sem paz alegria e justiça... E o que não ganha sentido com essas condições? Por isso, os apóstolos se enraizaram e frutificaram em Cristo ao máximo da entrega, mesmo que não fosse fácil conquistar esse reino em cada área das suas e das nossas vidas. Mas valeu à pena para eles e vale à pena para nós porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente (Hebreus 13:8). Este texto lhe dará apoio a seguir e conquistar essa vitória a cada dia e a cada desafio do dia. 

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.
Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo, as panelas começaram a ferver. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Alguns minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então, colocou o café em uma xícara. Virando-se para ela, perguntou:

- "Querida, o que você está vendo?"
- "Cenouras, ovos e café" - ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Então, ela perguntou:
- "O que isto significa, pai?"
Ele explicou: 
- Cada um deles enfrentou a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagiu de maneira diferente: a cenoura entrou forte, firme e inflexível. Mas depois da água fervendo, ela amoleceu e se tornou frágil. Os ovos entraram frágeis, com sua casca fina e o líquido interior, mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou menos frágil, mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois de colocado na água fervente, ele havia mudado a água.
- Qual deles você quer ser? - ele perguntou a sua filha...

A cenoura enfraqueceu. A cenoura, que parecia forte, mas sob a dor e a adversidade, murchou e perdeu sua força. A palavra diz em Provérbios: "se te mostrares fraco no dia da angústia é que a tua força é pequena."  (Provérbios 24 : 10). Isso não quer dizer que você não pode chorar na angústia, porque está escrito: "bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;"  (Mateus 5 : 4). Quer dizer que você não pode se deixar ficar desanimado e muito menos desistir porque isso seria abandonar a fé no que Jesus disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33). 

É a fé é o que nos traz a vitória sobre as aflições: "porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."  (I João 5 : 4). Você tem a vitória em Cristo, pois Ele garante:"e não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."  (Gálatas 6 : 9). Você vai colher a fé e o bem que plantar. 

O ovo endureceu



Web Analytics