domingo, 30 de setembro de 2012

O melhor espelho




Cada pessoa vê o mundo de uma forma diferente. E cada um o enxerga de acordo com aquilo que conhece e que viveu. Entretanto, nós nem sempre vivemos ou conhecemos a verdade de Deus acerca de Deus, de  nós mesmos ou das pessoas. Essa fábula serve bem como ilustração das consequências de distinguir mal as coisas:

Um ratinho vivia num buraco com sua mãe, depois de sair sozinho pela primeira vez, contou a ela:
- Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei!
Um era bonito e delicado, tinha um pêlo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas.
O outro era um monstro horrível! No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático.
- Ah, meu filho! – respondeu a mãe. – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado.

Jesus foi perseguido por não se dobrar aos princípios de aparência dos religiosos da sua época:

23  E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem? 24  Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça. (João 7:23-24).

A nossa relação com Deus não pode se perder em coisas que fazemos dizendo ser para Ele, mas que não levam a sua presença. A circuncisão realizada como ritual é a retirada de um pedaço de pele. O significado e o motivo pelo qual se a faz é que lhe dão o caráter de relacionamento com Deus. A circuncisão ganhou com o tempo outros significados, além de marcar o povo que traria a descendência do Cristo. Começou a ser utilizada para diferenciar povos. E quando começamos a fazer a mesma coisa por motivos diferentes, perdemos a conexão com Deus, mas não percebemos.

Fazer a circuncisão é o mesmo que batizar. Tem o sentido de entregar a vida. Jesus se batizou, foi imerso, para que assumisse o compromisso de morrer em nosso lugar. Mas, havia pessoas que vinham para o batismo sem conhecer ou estar convencido de que ele não era um mero gesto e por isso João Batista os repreendia severamente:

7 Então, ele [João Batista] disse às multidões que vieram para serem batizadas por ele: “Vocês, descendência de víboras! Quem secretamente os alertou para fugirem da ira vindoura? 8 Carreguem frutos que são merecedores e consistentes com [seu] arrependimento [isto é, conduta digna de um coração transformado, um coração que abomina o pecado]. E não comecem a dizer para si mesmos: Nós temos por pai Abraão; pois eu lhes digo que Deus é capaz de levantar descendentes de Abraão dessas pedras.” (Lucas 3:7-8 – Bíblia Amplificada).

O que Deus procura é adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4:24). Não leve a Deus menos que um coração em contrição, isto é, o “ sentimento pungente de arrependimento por pecados cometidos e pela ofensa a Deus,” mais pelo amor e gratidão a Deus, do que pelo receio dos prejuízos que possa obter.

A bênção é sua


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Suba na torre e vigie! Fique alerta!





Você costuma se abalar muito em conversas? Todos nós somos afetados por elas, com as conversas que os outros têm a nosso respeito e com as que nós temos com os outros e às vezes, a respeito dos outros. Por isso, uma postura que permita equilíbrio em meio às palavras e ofertas de sentido é essencial. Reflita sobre isso hoje...

Uma das piores coisas que pode acontecer conosco é sermos acusados do que não fizemos. Concorda comigo? Mas, isso tem origem e nome. A acusação é ainda pior quando não é clara e nem direta. Por exemplo, quando você fala bem de uma pessoa e alguém diz:
- É porque você não sabe bem das coisas... Você não a conhece direito.
Isso é pior do que dizer: “Ela costuma não ser  honesta.” Ou “Ela tem uma cárie enorme no dente de trás! E não toma banho!”. Seja lá o que for insinuado é pior do que o que é deixado claro porque qualquer pessoa pode se defender-se de uma acusação direta, mas não de uma insinuação.

Há ainda aquela pessoa que insinua sem ser convidada. É o tipo de pessoa que chega para você e diz: “Soube de Fulano? Eu nunca esperaria isso dele.” Ou “Você confia em Beltrano?”. Esse tipo de pessoa se nutre de estabelecer desconfiança nos vínculos de amizade, que não sejam com ela ou que não a tenham como líder. No final, a única ou o único em que você poderá confiar será ela, ainda que não apresente nada a não ser suas desconfianças ou suas palavras como provas do “mal” que está nos outros, mas nunca nela.

O tipo de pessoa que tem esse tipo de colocação é o que os estudos de liderança chamam de líder negativo. Ele é rebelde e infiel por natureza, tenta desestabilizar qualquer tipo de autoridade e é absolutamente invejoso de qualquer tipo de sucesso. Você precisa ter cuidado com esse tipo de pessoa e com esse tipo de comentário.  Levam a mesma marca da serpente no éden, que disse: 4  Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gênesis 3:4-5). Ela colocou uma semente de desconfiança entre a mulher e Deus. No final, conseguiu fazer com que a mulher e o homem ficassem a seu serviço.

Um pouco de astúcia da serpente, um pouco de cobiça e bastante ingenuidade da mulher e a criação estava perdida. Mas, podemos ir um pouco mais além nessa compreensão e levantar remédios para esses problemas de saúde relacional para não estarmos sendo abalados pelo que falam de nós e nem falarmos dos outros coisas que possamos nos arrepender amargamente depois.



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Não deixe a ansiedade tirar a cor da sua vida


A ansiedade e o medo têm se tornado um lugar comum na nova sociedade. O dicionário a define como um:

Estado de ansiedade - angústia e de preocupação exageradas (neste caso fala-se de neurose de ansiedade) geralmente sem objecto [sic] definido, ao contrário de fobia. A ansiedade está, no entanto, ligada ao medo, tensão, e pode apresentar sintomas como dispneia e taquicardia. Todas as neuroses apresentam formas de ansiedade. As crianças podem passar por estados de ansiedade quando se sentem isoladas e desprotegidas. Fala-se de ansiedade objectiva [sic] sempre que existem causas reais, objectivas [sic] para a mesma - não é, neste caso, uma forma de neurose. (MESQUITA,DUARTE, 1996, p. 17).

A ansiedade envolve, então, uma relação com o querer e a proteção. Já o medo é mais agressivo: “estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência; [...] temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio [...] apreensão em relação a (algo desagradável).” (HOUAISS, 2009.


Observe o peso de tensão que esses dois estados provocam. Infelizmente, temos que conviver com eles enquanto as ameaças forem reais. Mas viver ansioso é diferente e Jesus nos diz para não viver permanentemente assim: “não se queixem ou tenham nenhuma ansiedade sobre nada, mas em todas as circunstâncias e em tudo, pela oração e petição (pedidos definidos), com ações de graças, continuem a fazer seu querer conhecido a Deus.” (Filipenses 4:6).

Precisamos aprender a lidar com essas duas fontes básicas de ansiedade e medo: o medo da perda e o medo de ataques. Está tudo relacionado a posse, controle e proteção. Uma pessoa pode ser treinada para ser ansiosa quando ela precisa ter a posse e o controle de tudo à sua volta tendo medo de perder as coisas e as pessoas que são importantes para ela. O novo assusta porque é uma mudança naquilo que estava sob controle e era esperado. O assunto novo, o professor novo, o patrão ou chefe novos, o relacionamento novo, o novo amigo ou amiga, tudo é assustador para o ansioso e lhe leva ao seu mundo de previsões desastrosas.

Se faz um exame, lê o resultado e o interpreta da pior forma; se aparece um problema ele é rapidamente promovido a uma catástrofe de proporções mundiais (e pode terminar nem sendo nada porque o medo cria monstros onde não existem). Quanto mais segura e protegida uma pessoa, menos ansiosa.   A ansiedade é tão grade quando se torna em medo que existe uma categoria de doenças no código internacional de doenças (CID) para esses medos incontroláveis, as fobias.

A ansiedade fóbica geralmente se associa a uma depressão. Há pessoas com vários medos estranhos que as dominam e escravizam: medo de lugares abertos (não saem de casa) – agorafobia; síndrome de pânico (ansiedade paroxística episódica), mal cada vez mais comum na nossa sociedade. Ela tem sintomas que afetam não só a mente e as emoções, mas o corpo, tais como medo fobias, angústia, medo de enlouquecer, falta de ar, palpitações, tonturas, sensações de desmaios, choro… Essas podem ser algumas das sensações da doença. A lista é grande, mas precisamos entender que o medo é um comportamento aprendido, ninguém nasce com medo. Uma pessoa escravizada pela ansiedade é seu próprio carrasco, torturando-se com as piores possibilidades, antes mesmo que elas sejam possibilidades. A ansiedade, então, vai do comportamento de defesa natural até a fantasia, que pode levar ao pânico e às fobias.

Jesus ministrou muito sobre a ansiedade. A ansiedade em relação ao sustento, ao medo da rejeição e da perseguição. Além disso, Ele lidava com os apóstolos de forma que não desenvolvessem medo de errar e aprendessem a perdoar uns aos outros e estarem sempre dispostos ao novo. A grande solução de Jesus sempre foi o amor e o cuidado de Deus. Quando a proteção de Deus entra no circuito, a ansiedade sai e a paz reina.

A ansiedade quanto ao sustento


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A questão do ponto de vista



Você já ficou parado em um semáforo e indignou-se pela demora, ou por ter pegado todos eles vermelhos quando você estava com pressa? Certamente, do seu ponto de vista individual, o semáforo é um aborrecimento. Mas, imagine se todos os carros passassem livremente... Os maiores iriam se impor, a demora ia ser ainda maior para alguns, outros iriam imaginar que “dava para passar” e iam bater uns nos outros. Desordem, caos e prejuízos iriam substituir seus minutos de espera na frente do semáforo.

A regra tem esses dois pontos de vista: o do grupo que é liderado por ela e a do indivíduo que lida com ela. Deus nos deu a responsabilidade de gerar regras sociais que nos levem a Ele, desde Noé, quando estabeleceu: “se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem.” (Gênesis 9:6, ver Gênesis 9:7-17). Quando você lidera, você vê do ponto de vista geral, quando você é liderado, vê do ponto de vista individual.

Sempre estou atenta ao efeito da regra no grupo que lidero. Sempre que organizo alguma atividade ou procuro desencorajar alguma atitude, estou com o foco no geral de forma que cada indivíduo seja abençoado, de forma que não perturbe o direito dos outros, os princípios de Deus ou a ordem do culto. Coisas que se pensarmos pelo princípio individual, podem nos custar alguns minutos a mais, mas nos poupam de aborrecimentos e choques entre pessoas na igreja ou deixam de dar oportunidade de surgirem comportamentos que provoquem conflitos.

É uma questão de maturidade. As crianças choram e batem o pé quando você lhes tira o doce. Os adultos maduros e conscientes evitam por si mesmo o exagero nos doces para investir em alimentação de qualidade, sem que precise ninguém coagi-los. A sua consciência conhece o princípio de vida e o assume como próprio. Paulo fala dessa relação proposta pela graça de Cristo:

1 Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2  Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3  Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4  vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5  para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6  E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7  De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. 8  Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são; 9 mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? (Gálatas 4:1-3)

Observe o texto: há uma regra meramente externa até que a maturidade traz a consciência da necessidade dos princípios, então, o nosso coração clama por eles como forma de ordenar o relacionamento com o Pai. O que seria uma prisão para uma criança, torna-se libertação pela maturidade do relacionamento que Cristo propõe, hoje, conosco.

A pergunta é: quando o sinal fechar na sua vida, você vai agradecer pela proteção que isso representa, olhar para ver se há um vigia e transgredir, ou obedecer constrangido e murmurando por existirem sinais vermelhos na sua estrada? A primeira resposta é de um cristão maduro, a segunda de alguém que não reconhece que os princípios de  Deus são de vida e está em sério risco de uma batida , a terceira é de alguém que precisa crescer espiritualmente e entender que todos nós fomos feitos para termos vida nos canais da vida de Deus: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19). 


A ilusão do eterno sinal verde

Há pessoas que acham que Deus é tão bom que não vai lhe atribuir a responsabilidade de seus atos. Isso não é verdade. Deus é Justo. Um sinal que sempre fica em um estado só está quebrado. Se sua concepção de Deus é de alguém que faz tudo o que você quer, comece a suspeitar que está sofrendo de inversão de papéis. Desse jeito, seu Deus seria você.

Deus não só não faz tudo que queremos, como também não concorda muitas vezes com o que fazemos e queremos. Ai, de nós se não houvesse um Deus maior do que nós para discordar das nossas tolices:
- Ai, eu vou guardar essa mágoa até à morte... E não vou pagar essa conta... Eu sou melhor do que Fulano... E Ciclano, aquele que eu nunca vi, não vai com a minha cara e eu não vou com a cara dele.
Deus realmente não concordaria conosco, pois:

8  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9  porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8-9).

Não há sinal sempre verde. E graças a Deus por isso. Mas, há pessoas que mesmo vendo o sinal vermelho, o cortam, desafiando a sorte, mas lembre-se, que até para fazer aquilo que você não tem impedimento, você tem que ter sabedoria e disciplina: “todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” (1 Coríntios 10:23).

A mentira do sinal sempre vermelho

Há pessoas que vivem como se o fluxo da vida devesse estar entravado em um grande e eterno sinal vermelho. Mas a palavra é taxativa com esses:

18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. 20  Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: 21  não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22  segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. 23  Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade. (Colossenses 2:18-23).

Não é possível relacionar-se com uma pessoa cumprindo apenas obrigações, normas e tarefas. Imagine se o namorado dissesse à namorada:
- Já cumpri com todas as minhas obrigações: trouxe flores, bombons, fiz um cartão romântico e estou cheiroso e arrumado. Agora, me dê um beijo como pagamento... Já sinto as pétalas voando junto com o cidadão desavisado portão afora.
Você não pode relacionar-se com Deus cumprindo um conjunto de regras e desobrigando-se de amá-lo e lhe dar valor. Deus é uma pessoa. É uma pessoa, porque tem uma personalidade. Ele não é um ser humano, mas é alguém que existe e busca um relacionamento profundo de amor, chamado adoração: “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24).

A palavra ‘importa’ significa, nesse contexto, o mesmo que ‘é necessário’.  Há condições na adoração: 1. o reconhecimento que Deus é espírito, 2. que você deseje ser um adorador dEle, 3. que você faça isso em espírito, a partir do seu espírito, seu coração (Romanos 2:29) e não de rituais físicos, e 4. É preciso fazer isso em verdade. Para você que anda procurando a verdade, Jesus esclarece: “[...] a tua palavra [, Deus,] é a verdade.” (João 17:17). 

O sinal da expectativa

O sinal amarelo é uma fase de tensão. Aquele sentimento de que não devia ser por ali. Uma pulga atrás da orelha, aquele momento em que o Espírito quer nos orientar e diz: “Preste atenção! Pare! Quero falar com você!”.  Quando “o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”  (Romanos 8:16).  A hora de parar e escutar... Diminuir a velocidade porque de repente pode não se tornar seguro atravessar o cruzamento.

Isso não vai acontecer se você acha que o sinal é sempre verde ou sempre vermelho. Não há liberação total e nem impedimento total, mas um guiar num relacionamento amoroso contínuo e diário.

14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. (Romanos 8:14-15).

 No reino do espírito, o sinal amarelo também precede o verde. O Senhor está conosco em todo o tempo, cuidando de nós. Dizendo sim e não. Ele é um pai responsável:

É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8  Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 9  Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? 10  Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11  Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. (Hebreus 12:7-11).


O fluxo seguro segue a orientação do departamento de trânsito celestial. Por isso, aprenda a alegrar-se com os sinais vermelhos, eles são o timer de Deus para sincronizar a nossa bênção (essa lição ainda estou treinando...). O sinal verde é para avançar na direção dos seus princípios, ainda que você queira ficar estacionado antes da faixa de segurança tranquilamente admirando a paisagem. O sinal amarelo necessita de treino e sensibilidade à voz do Espírito, que foi enviado para nos guiar à manifestação da Vida de Deus.

Você pode orar assim:

Senhor, ensina-me a amar os teus limites e ter sensibilidade ao teu guiar, seja para avançar ou para parar, em nome de Jesus.






domingo, 23 de setembro de 2012

Rumo à vitória: O destino e bagagem





O que mudar, fala de ousadia; o que manter, fala de disciplina. O equilíbrio entre os dois é responsabilidade da camada permeável chamada sabedoria, que é alimentada pelo conhecimento. Algumas coisas são boas ou inadequadas por um tempo e depois necessitam de alteração; outras, nunca são positivas ou aceitáveis; e ainda há as que sempre serão positivas. Vivemos entre essas escolhas: o que mudar e o que manter. Por isso, o Senhor nos deixou a sua Palavra para nos dar o conhecimento, que através do temor do Senhor e da obediência, gera a sabedoria e a capacidade de decidir o que mudar e o que manter na nossa vida.

O plantio e o cultivo sempre são difíceis, mas a colheita é o alvo. Em cada objetivo há um caminho que deve ser trilhado. Em alguns, a jornada é menos difícil, mas quanto mais precioso e bom o resultado, mais é preciso investir para alcançá-lo. Você imagina quantos milhões de reais custa uma pesquisa por petróleo no subsolo ou no pré-sal? Pode chegar a bilhões... Toda busca tem um preço, toda vitória é fruto de um tempo de luta.

Há uma estória que, para mim, ilustra bem as dificuldades de manter uma tradição sem revisão:

Uma senhora estava ensinado à filha a assar perus. Então, ela cortou as duas pontas do peru e temperou-o. A filha achando aquele peru muito sem estética, perguntou:
- Mãe, porque a gente corta as duas pontas do peru? Fica tão feio...
A mãe percebeu que nunca tinha feito a mesma pergunta à sua mãe, dona da receita. Ligou para a sua mãe, avó da menina e perguntou:
- Mãe, uma coisa que nunca entendi, porque na nossa família sempre cortamos as pontas do peru para assar?
A mãe do outro lado da linha deu uma larga risada e respondeu:
- Minha filha, é porque o nosso forno era pequeno quando eu lhe ensinei a cozinhar!

Há costumes que são apenas locais e temporais. É preciso discerni-los dos que são eternos e imutáveis, para isso, temos a Palavra de Deus. Há outros, que são nocivos, mesmo que haja muita gente os praticando. Imagine se aquela filha da ilustração tivesse sido educada num ambiente em que o correto era entornar todas as garrafas de bebida alcoólica possíveis e entrar em todas as contendas... Ou se houvesse o costume da promiscuidade... Logo me vêm à mente: alcoolismo, violência e DST. Seria preciso repensar nesses conceitos.

É raro chegar-se ao novo podendo manter o antigo intacto, assim, toda mudança tem um preço. Abrir mão dos costumes e tradições, da aceitação dos outros, do apoio de alguns, e de tudo isso dentro de nós. Quando nós pertencemos a uma comunidade, os costumes dela são nossos. Quebrá-los, significa também nos quebrar. Mas, se a Palavra de Deus sugere esse caminho, não podemos temer a mudança. O lucro em todos os sentidos validará o investimento.  “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).

Davi foi contra as expectativas do rei Saul simplesmente por ser um vitorioso. Daniel foi contra a lei por ser fiel a Deus, além de ser contrário aos outros governantes da Pérsia por ser excelente (Daniel 6:3). Ana, mãe do profeta Samuel, foi tida como viciada porque estava orando com fervor. José foi rejeitado pelos irmãos e repreendido pelo pai por causa dos sonhos proféticos que Deus lhe deu. E quantos outros foram chamados de loucos e expulsos ou perseguidos:

19  Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. 20  E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos. 21  ¶ Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: (1 Coríntios 3:19).

Mas não comece a jogar tudo fora, tão rápido...


sábado, 22 de setembro de 2012

Quebrando o galho




Há uma grande diferença entre discernir e julgar, condenar e exortar, mas acima de tudo, para compreender bem essa diferença, é preciso estar na postura correta. A estória a seguir  vai nos dar um ponto para prestarmos bastante atenção...

- Qual o problema de sua esposa?
- Surdez. Não ouve quase nada.
- Então o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, faça um teste para facilitar o diagnóstico. Sem ela olhar, o senhor, a certa distância, fala em tom normal, até que perceba a que distância ela consegue ouvi-lo. E quando vier - diz o médico - dirá a que distância o senhor estava quando ela o ouviu. Está certo?
- Certo, combinado então.
À noite, quando a mulher preparava o jantar, o marido decidiu fazer o teste.
Mediu a distância que estava em relação à mulher. E pensou: "Estou a 15 metros..."
- Maria, o que temos para jantar? - não ouviu nada. Então aproximou-se ...
E repetiu o teste até que enfim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar:
- Maria! O que temos para jantar?
- Frango, (irritada) ..... É a quarta vez que te respondo!

Por isso, a bíblia diz:

41  Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 42  Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. (Lucas 6:41-42).

Muitas vezes achamos que o problema ocorre com os outros, quando na realidade o problema é nosso... O argueiro é um pequeno ramo secundário de uma árvore, um graveto, que vem do ramo principal, esse, mais grosso e ligado ao tronco. A trave, no original, é referente ao ramo principal. O graveto é do outro, mas o galho é do exortador. A palavra no original para hipócrita significa um ator desempenhando um papel. É um culto religioso para os outros verem. Cobrando dos outros, parecemos ser mais sérios. Sempre escuto que a melhor defesa é o ataque. Esse tipo de atitude é comum. Olhando os erros dos outros, não só tiramos a nossa atenção dos nossos, mas também a dos outros.

A hipocrisia é solucionada pelo auto-exame e correção, seguida de compaixão em cuidar dos outros. Mostrando que há duas formas de incomodar-se com o pecado alheio: por nossa causa e por causa do outro. Quando o pecado do outro nos incomoda por nós mesmos, isso alimenta a nossa vaidade. Veja a ilustração de Jesus:

9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10  Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. 11  O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; (Lucas 18:9-11).

Os fariseus faziam grandes performances de religiosidade, usavam as franjas mais compridas (símbolo de santidade ao Senhor, obrigatório na vestimenta do judeu da antiga aliança) e usavam outros símbolos visíveis (Mateus 23:5), faziam alarde nas suas orações no meio das igrejas e pelas esquinas (Mates 6:5), etc. Tudo o que se faz para Deus, deve ser feito para que Ele saiba. Se os homens souberem é um efeito secundário, mas o nosso coração deve estar buscando o Senhor. A prática de procurar defeitos nos outros para encobrir os nossos e abominável diante de Deus. É preciso tirar a trave do nosso olho primeiro. E isso é uma tarefa árdua, mas vale à pena. Mas ela se tornará impossível se o nosso foco for manter a nossa imagem, negar os nossos erros e não abrir mão de voltar atrás nos erros e consertá-los. Se quisermos realmente ajudar alguém a mudar, primeiro, temos que mudar a nós mesmos. Assim, até sem palavras, mostraremos que há outro caminho. Senão, nossos atos ensurdecerão os ouvidos de todos à nossa volta.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aprendendo a criar oásis no deserto




Vivemos acumulando coisas na nossa sociedade "acumulista" por natureza, mas é essencial escolher bem do que vamos encher a nossa vida porque vai ser necessário viver dentro dela. A ilustração a seguir é muito abençoada e ajuda a refletir sobre isso:

Era uma vez uma cidade habitada por Buracos. Nenhuma pessoa. Só Buracos. Os Buracos mais ricos possuíam casas ricas. Havia muita competição entre eles, até que um certo dia um Buraco-Pensador lhes ensinou: O IMPORTANTE É O INTERIOR E NÃO O EXTERIOR!! E os Buracos começaram a se encher de tesouros, a tal ponto que não cabia mais nada. 
Então, começaram a se alargar, mas se todos fizessem o mesmo, a cidade iria entrar em guerra civil, pois nenhum buraco queria ser engolido por outro. 
Foi quando, ocorreu a um deles uma solução de como aumentar a capacidade dos Buracos, se tornando mais profundos. No entanto, os Buracos teriam primeiro que se livrar de suas quinquilharias. Um deles decidiu tentar. A princípio teve medo, mas decidiu abrir mão.
Uma surpresa: depois da chuva, aquele Buraco foi capaz de armazenar muita água, ao passo que os demais, por serem muito rasos, não conseguiam.
Então, o Buraco com água começou a ser chamado de Poço. Ele era o único Poço numa terra de Buracos secos. Logo, muitos também queriam ter água. Quando outros Buracos também conseguiram se aprofundar e armazenar água, o local foi apelidado de OÁSIS.
Os Buracos que não queriam se livrar de seus bens partiram para a zombaria contra os Poços, dizendo que eles tinham água na cabeça, mas, em toda a cidade, somente lá no OÁSIS havia árvores, bichos e passarinhos.

Quando nos esvaziamos de nós mesmos, podemos nos encher de algo que nada nessa terra pode pagar: o amor de Deus. Esse elemento precioso dá vida a tudo o que toca. Mas ele também exige uma condição para ser carregado, que é a renúncia ao desamor. A Palavra define o amor dessa forma: " o amor resiste muito tempo e é paciente e terno; o amor nunca é invejoso; não se vangloria, nem se mostra superior," (1 Coríntios 13:4 – Bíblia Amplificada).

O amor é paciente, então, para se encher dele, é preciso abandonar a pressa de que o outro diga, faça ou pense no nosso tempo;
O amor é terno, deseja sempre o bem, então, é preciso abandonar toda a forma de desejo mau em relação aos outros (mesmo que os outros sejam maus);
O amor é generoso, por isso, se alegra com as conquistas alheias e abandona a cobiça do que é dos outros ou a sensação de ser menor ou pior porque não possui o que eles têm;
O amor não fala de si mesmo como melhor do que os outros, nem vive em competição para se sobrepor ou diminuir o outro e mostrar-se maior ou mais poderoso. O amor  abandona o desejo de dominar e serve.

E continua o desafio do amor:


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fé é mais do que pensamos





Fé pode ser um assunto do tamanho de um grão de mostarda, mas ela é a base do nosso relacionamento com Deus e o mundo invisível. Já atendi muitas pessoas que diziam que sempre tiveram muita fé, mesmo antes de ler a Bíblia. Bom, era exatamente onde estava o problema. Dizer isso é como dizer que sempre confiou em uma pessoa de quem nunca ouviu falar.

Não tome isso como crítica. Eu mesmo pensava assim, até que tomei conhecimento sobre o que Deus considera fé. A Palavra de Deus define fé como o “[...] o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1).

Mas, será que podemos dizer que fé é um sentimento? Até a leitura desse conceito, nada impede de que digamos ter fé antes de conhecer a Palavra. Você pode ter certeza de coisas que não se viram e até provar coisas que não se vêem na aula de filosofia, por exemplo. Discuta com algum filósofo sobre a importância desses assuntos e você terá um furacão de convicções. Eles também assumem que o fato de eles acreditarem é prova suficiente de que a sua explicação é a melhor sobre a vida e as pessoas. Mas, se entendermos de onde vem a fé, segundo a bíblia, vamos ver onde está o ponto, que torna impossível crer antes de conhecer a Palavra: “como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? [...] E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:14,17).

Observe no versículo acima, ele deixa claro que é preciso ouvir algo prometido para ter fé de que aquilo será cumprido. Quando a Bíblia fala de fé, não fala apenas de um sentimento ou de uma argumentação lógica convincente, fala de manter-se firme em esperar algo que Deus prometeu, a despeito de qualquer coisa. Deus disse: “[...]porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. ” (Jeremias 1:12). Jesus é a garantia do cumprimento das promessas de Deus: “porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, [...] sempre nele houve o sim. Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” (1 Coríntios 1:20-21). Então, fé não é um sentimento, ela é fruto do conhecimento e da confiança no que foi prometido por Deus.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Siga os sinais de amor





Muitas pessoas procuram respostas para a paz no lugar onde ela não está ou no tempo errado. No lugar errado, a paz se apaga e no tempo errado ela sempre vai estar no futuro. A simplicidade no coração facilita alcançar a Paz que excede todo o entendimento. Quando você simplifica, consegue entender que a presença de Deus está se oferecendo a você de modo muito mais próximo do que imagina.

Conta-se que um velho analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que certa vez, o seu patrão chamou-o e lhe perguntou:
- Por que você ora com tanta fé? Como sabe que Deus existe quando nem ao menos sabe ler?
O crente respondeu:
- Senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele.
- Como assim? – indagou admirado. O velho explicou-se:
- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?
- Pela letra. – Quando o senhor recebe uma jóia, como é sabe quem é o autor dela?
- Pela marca do ourives. O empregado sorriu e acrescentou:
- Quando ouve passos de animais, ao redor do acampamento, como sabe, depois se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?
- Pelos rastros – respondeu o chefe.
Então, o velho crente convidou-o para fora da barraca e mostrando-lhe o céu, onde a Lua brilhava cercada por multidões de estrelas exclamou, respeitoso:
- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!
Nesse momento, o orgulhoso empresário, com os olhos molhados, começou a orar também porque Deus, que mesmo sendo invisível aos nossos olhos deixa-nos sinais em todos os lugares… 

O iletrado viu escrito no céu e conseguiu ler perfeitamente: "os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos."  (Salmos 19 : 1).

Seu coração se encantou com a verdade aprendida: "vinde, e vede as obras de Deus: é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens."  (Salmos 66 : 5).

E pôde se ver como resultado de todo aquele poder e cuidado criador: "eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem."  (Salmos 139 : 14).

O Pai está enviando sinais quando alguém se lembra de você, quando alguém lhe considera importante… Quando alguém lembra de lhe enviar uma mensagem e diz a você o que de melhor poderia dizer, como eu digo agora: Deus te abençoe e te guarde faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te dê a paz!
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O tamanho de cada um




Às vezes, estamos na contramão e não sabemos. Existem princípios que nos abrem as portas no céu e na terra e princípios que nos fazem cair. Veja essa ilustração que pode ensinar com uma bela risada:

Um oficial da Polícia Federal vai a uma fazenda, em Formiga, MG, e diz ao dono, um velho fazendeiro:
- Preciso inspecionar sua fazenda por suspeita de plantação ilegal de maconha!
O fazendeiro diz:
 - Sim senhor, mas não vá naquele campo ali - e aponta para uma certa área.
O oficial, enfurecido e cheio de arrogância, grita indignado:
- O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?
E tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro:
- Este crachá me dá a autoridade de ir onde quero e entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro? Me fiz entender?
O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.
Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do governo federal correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo Francelino, o "Santa Gertrudis", o maior touro da fazenda.

Touro Santa Gertrudis

A cada passo o touro vai chegando mais perto do oficial, que parece que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O oficial está apavorado!
O fazendeiro,  mineirinho muito educado e solícito, larga suas ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões:
- O cracháááááá!!!!!! Mostra o crachá pra ele...

Rsrsrs A verdade é que "a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda."  (Provérbios 16 : 18). Por isso, Davi temia a soberba: "Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão."  (Salmos 19 : 13). Não é que ela seja a transgressão apenas, mas ela é um princípio gerador de transgressão porque nos faz desrespeitar a Deus como superior, nos torna donos de todo o conhecimento e derruba imaginariamente todos os limites, nos fazendo correr enganados contra toda espécie de muros. Então, estando estabelecido que vamos desobedecê-lo e a qualquer outro princípio ou pessoa, ela nos coloca no lugar de Deus e nos faz acreditar que somos auto-suficientes e que até Deus deveria nos obedecer.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fonte de vida ou fraude?



Esse fato ocorre em 1892, ... mas ainda permanece contextualizado.

Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do idoso e perguntou: 

- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?


- Sim. Mas não é um livro de crendices é a Palavra de Deus. Estou errado? 
- Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda creem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso. 
- É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia? 
- Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio. 
O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó, e deu o cartão ao universitário.  O cartão dizia: "Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris". Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo se sentindo pior que uma ameba.



Louis Pasteur foi um cientista que fez descobertas que tiveram uma grande importância tanto na área de química quanto na de medicina. Foi ele quem criou a técnica conhecida hoje como pasteurização.  Uma de suas frases célebres diz: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."



Algumas vezes ouvi argumentos contra a Bíblia, que eram conjecturas puramente emocionais, sem instrução lógica ou hist´rica.  Mas, pense um pouco... Quantas vezes você conseguiria reunir 40 pessoas numa sala e decidir entre duas questões simples no estilo: "Vamos à praia ou ao shopping?" e conseguir unanimidade? Ou melhor, quanto mais difícil será se estas pessoas fossem completos desconhecidos entre si? E se fossem de várias gerações diferentes? E também de várias origens sociais, além das  diversas origens geográficas...

A Bíblia foi escrita por mais de 40 autores, durante um período de 1200 anos. A maioria desses autores  não se conheceram ou sequer conviveram na mesma época. Mas todos concordam e apontam para Jesus como o Rei do céu, Salvador, o Messias, o Cristo de Deus, sem erros históricos ou geográficos...

A bíblia é o texto antigo mais preservado do mundo. O Novo Testamento possui 2653 manuscritos que comprovam sua fidelidade ao original e o velho testamento teve sua comprovação pelos manuscritos de mais de 1.000 anos encontrados em 1947, em Qmram, Israel. Onde se encontraram 930 manuscritos que comprovam a autenticidade do Velho Testamento.

A bíblia é o livro mais vendido, mais traduzido, mais lido e mais perseguido em todo o mnndo. Se não fosse importante não incomodaria e não atrairia tanto a atenção das pessoas em todo o mundo. E todo ele está em uma direção: proclamar que o Salvador que havia de vir ao mundo é Jesus.

Acho que vc deveria considerar essas coisas, não? E, se considerar, entenderá que é por isso que Jesus diz:  "Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mateus 22:29)  e Paulo alerta a Timóteo: "16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16-17).

Qualquer ensino, fé ou doutrina que desconsidera a Palavra de Deus contradiz a base de todo o ensino de Jesus. Qualquer um que não a lê, não conhece perfeitamente aquele que por ela se revelou e desobedece o próprio Cristo, que a ratificou com sua vida, dando-a para pagar os seus pecados porque estava escrito que deveria ser assim.



Medite nessas coisas e considere em seu coração sua disposição para com a leitura e a prática da Palavra de Deus. 

Tenha um dia abençoado.


domingo, 16 de setembro de 2012

Para colher vida...




A dor tem efeitos sobre nós. Ela tenderá a nos tornar egoístas e nos fazer desvalorizar a vida. Quando direcionamos o fluxo das nossas forças em direção da dor as lançamos num abismo sem fim, que nos arrastará junto. Mas há outra opção. Essa estória nos dará uma forma de olhar que poderá reverter tudo em bênção:

Um grande carro de luxo parou diante do pequeno escritório à entrada do cemitério e o chofer, uniformizado, dirigiu-se ao vigia.
- Você pode acompanhar-me, por favor? É que minha patroa está doente e não pode andar, explicou. Quer ter a bondade de vir falar com ela? Uma senhora de idade, cujos olhos fundos não podiam ocultar o profundo sofrimento, esperava no carro.
- Nestes últimos dois anos mandei-lhe cinco dólares por semana.
- Para as flores, lembrou o vigia.
- Justamente. Para que fossem colocadas na sepultura de meu filho.
- Vim aqui hoje, disse um tanto consternada, porque os médicos me avisaram que tenho pouco tempo de vida. Então quis vir até aqui para uma última visita e para lhe agradecer.
O funcionário teve um momento de hesitação, mas depois falou com delicadeza:
- Sabe, minha senhora, eu sempre lamentei que continuasse mandando o dinheiro para as flores.
- Como assim? Perguntou a senhora.
- É que... A senhora sabe... As flores duram tão pouco tempo, e afinal, aqui, ninguém as vê...
- O senhor sabe o que está dizendo? Retrucou a senhora.
- Sei, sim minha senhora. Pertenço a uma associação de serviço social, cujos membros visitam os hospitais e os asilos. Lá, sim, é que as flores fazem muita falta. Os internados podem vê-las e apreciar seu perfume.
A senhora deixou-se ficar em silêncio por alguns segundos. Depois, sem dizer uma palavra, fez um sinal ao chofer para que partissem.
Apenas alguns meses depois, o vigia foi surpreendido por outra visita. Duplamente surpreendido porque, desta vez, era a própria senhora que vinha guiando o carro.
- Agora eu mesma levo as flores aos doentes, explicou-lhe, com um sorriso amável. O senhor tem razão. Os enfermos ficam radiantes e faz com que eu me sinta feliz. Os médicos não sabem a razão da minha cura, mas eu sei: é que eu reencontrei motivos para viver. Não esqueci meu filho, pelo contrário, dou as flores em seu nome e isso me dá forças.

Aquilo que você alimenta é o que prevalecerá na sua vida. O que você plantar, você colherá. Se cultivarmos a morte, morreremos; se cultivarmos a dor, sofreremos; se cultivarmos a Vida, Viveremos; se cultivarmos a alegria, seremos e faremos pessoas alegres. Na mesma direção e intensidade, aquilo a que direcionarmos a nossa vida voltará para nós, não importa em que solo semearmos:

[se é para o mal] Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8  Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; [se é para o bem] mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9  E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. (Gálatas 6:7-9)

Web Analytics