quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O segredo de Davi




O Senhor me inquietou profundamente com essa frase no coração: O segredo de Davi. A princípio, eu não sabia se tratava de alguma coisa que Davi havia feito escondido ou algo que impulsionasse seu sucesso. Orando, decidi ler os salmos de Davi. E segui até o salmo 19, quando o Senhor começou a me revelar o segredo de Davi. O que havia de especial em Davi que o tornou reconhecido como um homem segundo o coração de Deus, um ascendente do Salvador.

A primeira coisa a observar nesse salmo é que Davi procura mostrar Deus na criação. Ele intencionalmente atrai os nossos olhos para ver o reflexo do Criador na criação. Na grandeza insondável da criação: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras [de arte] das suas mãos.” (Salmo 19:1). Então, Davi começa a nos guiar por uma seção de figuras, conceitos e mensagens, como é próprio de uma poeta e mestre como ele.

A primeira figura é o céu que brilha sobre nós.
Das nuvens



Do ar, das tempestades...



... e calmarias...


 
Do sol, do dia



Das estrelas e da noite, da ordem perfeita das órbitas e das estrelas

 

O céu dos céus onde habita o Senhor dos Senhores

O conceito apresentado é que os céus são uma obra de arte para nós apreciarmos, ainda assim, trabalho de arte é uma metáfora terrena do que é celestial, pois obra de glória seria mais apropriado. O sol a lua e as estrelas são pregadores itinerantes da glória de Deus. Hoje, temos um certo conhecimento sobre os astros, mas na época de Davi eles não eram mais do que mistérios de beleza incomparável para o qual os seus olhos eram atraídos e seu coração se elevava para perceber a grandeza do Deus, que os criara.

As mensagens são várias. Podemos perceber que a natureza não contradiz o que é celestial, pelo contrário, o afirma. As obras de Deus confirmam a palavra e não a contradizem. A ciência e a fé possuem fundamentos no mesmo Criador. Além disso, essa mesma criação em sua perfeição é a prova de um Criador consciente, inteligente, planejador, controlador e presidente no universo. Centímetros, segundos de variação na órbita dos planetas em torno de si ou do sol extinguiriam a vida na terra. O que torna a luz geradora de tudo a mais importante de todas. Deus, o Deus Santo deve nos iluminar ou todos os sóis na via láctea nunca irão fazê-lo.




terça-feira, 28 de agosto de 2012

E agora, Deus?





Quantas vezes queremos fazer essa pergunta, mas nem sabemos se podemos fazê-la ou a fazemos com a atitude errada. Está acontecendo alguma coisa na sua vida e você não está satisfeito, você precisa de ajuda para saber como resolver ou precisa de direção correta sobre algum assunto e não sabe como ir a Deus? O segredo está na atitude do coração.
Basicamente, podemos falar de duas atitudes diferentes no momento da ausência de entendimento: a atitude de dúvida e a de busca de sabedoria.

A atitude de incredulidade vem em pessoas que, diante de uma situação ruim, inesperada, sentem-se traídos por Deus, ofendidos por Ele. E vão a Ele com um sentimento de desconfiança, oposição e desrespeito, como se Deus lhes devesse uma explicação para o que acontece. A dúvida os leva a dizer coisas como: “E você não é bom, porque deixa isso acontecer?”; “O que foi que eu fiz? Fiz tudo certo e é isso que recebo?” Está implícita uma crítica em cada pergunta. Há uma desconfiança de Deus e de sua intenção para com o ser humano.

Essa pessoa sente-se no mesmo patamar que Deus e pensa poder julgá-lo de igual para igual ou de uma posição superior. Realmente, ela não entende Deus como Senhor. Está mais para Deus ser seu servo, que o desagradou com os acontecimentos. Mas, Deus é Deus. Se Ele não estiver acima de você é porque você é seu próprio deus. Você é o centro e o comandante de tudo. Logo, se está nessa posição, tem que arcar com as responsabilidades dela. Tem que resolver sozinho. Se não quer a responsabilidade por tudo na sua vida, precisa ceder o centro de comando e passar a pedir ajuda para compreender as coisas e ajustá-las: “6  [...] pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7  Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8  homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:6-8)


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Por que eu nasci?




Será que perdemos o sentido da existência se não nos conhecermos? Penso que o problema real seja perceber por quem somos conhecidos. Perguntas mal formuladas levarão a uma  busca sem frutos e desperdício de vida.

O salmista diz: "SENHOR, tu me sondas e me conheces.... de longe penetras os meus pensamentos. .. .conheces todos os meus caminhos " (Salmo 139:1 -3), e exclama: "[...] Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem". A ideia de alguém conhecer seus pensamentos mais íntimos poderia chegar a ser assustadora, mas não vemos no salmista a menor expectativa de sofrimento a menor sombra de medo. O nosso salmista estava totalmente à vontade com o fato deser conhecido por Deus.

Essa sensação é a ideia inicial de Deus para com o homem. No princípio, tudo estava para ser revelado, a criação esperava ansiosa até que o filho fosse colocado no Éden, então, o jardim desabrocharia, "...a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda... não havia homem para lavrar a terra” (Gênesis 2:5). Éden, no original significa: "jardim cercado pela presença de Deus". O homem foi criado e colocado na presença de Deus. Logo depois, a mulher foi criada já naquele lugar epecial. Tudo ali era muito bom. O Pai vinha encontrá-los no final do dia para acolhê-los e estar com eles. Como o pai que chega do trabalho e corre para o abraço dos filhos ou a mãe que pára um instante o que está fazendo para ver como estão as crianças e sorri ao vê-los brincarem. Mas, o prazer de todos esses abraços que buscamos não se compara a esta Presença. O homem foi formado para o cuidado de Deus, para a sua presença, para sermos amados. Se encontrarmos isso, achamos o sentido da VIDA.

A consciência de ser conhecido pelo Pai nas nossas fraquezas é de tanto aconchego quanto a daquela criança cuja mãe que sabe onde está o seu machucado. O saber dEle é nossa garantia de socorro. A ação e a intenção de Deus a nosso respeito é de nos acolher, ainda que ninguém mais possa ou queira fazê-lo: "porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá." (Salmo 27:10).

Nós perdemos muitas coisas: pai, mãe,... Casamentos e amizades se vão,... Tantas perdas doloridas... Mas, o que agrava tudo isso ainda mais é a perda desta Presença. Isso cristaliza a Solidão. Não uma solidão qualquer, mas a solidão de ser. A solidão filha da Rejeição e irmã do Abandono. Aquele vento frio que atravessa o peito rasgando o que está no caminho. Sem o cuidado para o qual nascemos, somos como uma criança perdida que mantém a aparência de quem sabe o que faz, mas no fundo, luta contra o medo de que alguém descubra a sua Solidão e seu Medo. Por isso temos medo de sermos descobertos como realmente somos...

Escute-me, há uma verdade diferente para viver: O Pai disse: "nunca te deixarei." (Hb 13:5b) Jesus disse: "eis que estou convosco até à consumação dos séculos" (Mateus 28:20b) e o Espírito Santo foi enviado para estar sempre conosco (Jo 16:14). Não há outro desejo no coração de Deus que não seja estar com você. Você é amado ou amada como filho ou filha, com amor e intensidade igual ao amor do Pai por Jesus. Jesus disse isso:"[...] os tens amado a eles como me tens amado a mim." (João 17:23b). Você nasceu para estar com o Pai, em sua maravilhosa presença, sempre.

Segure nas mãos do Senhor Jesus e entre pela sala do trono para estar com o Pai como filho ou filha amada. O olhar dEle lhe transpassará, mas não o ferirá, pelo contrário trará cura para a sua vida como uma torrente de cuidado, amor e compaixão.

Coloque diante de Deus as suas mágoas e problemas especificamente e peça ajuda. Você sentirá imediatamente o efeito dessa confissão de fé. Ore comigo agora:

Querido Deus, eu aceito que nasci para estar contigo como filho(a). Eu quero provar disso. Eu quero que Jesus me leve à tua presença. Eu preciso de ajuda para deixar de lado todas as mágoas e medos, amarguras e maus hábitos pela Tua paz e aconchego. Eu prefiro estar contigo Senhor. No meu desejo, deixo tudo isso por Ti. Vem em meu socorro em nome de Jesus.
A graça e paz de Jesus estejam com você. Escreva-me, ficarei feliz em responder.




quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A agenda da Constância (II Parte)





Há muitas coisas que você pode fazer para gerenciar os recursos de sua vida de forma a conseguir objetivos maiores do que os óbvios. Essa construção não se fará da noite para o dia e Deus constrói a nossa vida de dentro para fora, um dia após o outro. Do que somos para o que fazemos e o que temos. No texto anterior, citei vários pontos importantes, agora, acrescento os últimos quatro, que não estendi  anteriormente:

·         A administração das ações, recursos e pensamentos;
·         A busca de inovação e excelência
·         A autodisciplina
·         Assumir o apoio das tecnologias

Planos são fundamentais

Qualquer livro de introdução à administração vai dizer que o princípio fundamental da administração é o ciclo da administração: o planejamento, a organização, a direção e o controle. Podemos administrar coisas, pessoas, e até pensamentos com base nesse ciclo.

A bíblia concorda com esses princípios. Deus é o Arquiteto do Universo, toda a sua criação seguiu um plano e Ele continua com planos para nós (Jeremias 29:11). Jesus também apoiou o fato de uma pessoa fazer planos antes de iniciar um empreendimento quando usou como exemplo as pessoas que fazem orçamento antes de construir uma torre (Lucas 14:28-30).

Tenho ouvido pessoas dizerem que não se deve planejar porque basta a cada dia seu próprio mal, mas esquecem que Jesus está falando de ansiedade no contexto e não de falta de planejamento. Então, levante informações sobre todos os aspectos passados, presente e futuro daquele sonho que deseja construir. Verifique o que é necessário para chegar lá. Levante os recursos de tempo, espaço, equipamentos, pessoas, financiamento, contatos e o que for necessário para realizar a tarefa.

Organização é o começo da ação

Organizar é dispor os recursos de toda espécie, inclusive tempo e espaço para estarem na melhor posição possível para ajudá-lo a obter o que deseja. No momento da organização, você já está agindo e não apenas pensando no que tem para fazer. Mas ainda é parte da preparação para atingir o alvo.

Não há vida na desordem. No princípio, era caos total e desordem e Deus criou luz e foi colocando ordem em tudo: separou a escuridão da luz, o dia da noite, a água da terra, com esse ambiente ordenado, ele começou a criar vida: plantas, animais e, por fim o homem. Basta observar a ordem na natureza os ciclos que sincronizam-se na manutenção da vida, no universo, as órbitas, tudo está em ordem dinâmica de vida. A ordem é um princípio de Deus. Não pense que vai chegar muito longe sem ordem.

Observe a sua vida e seus espaços. Se está tudo em desordem você não vai chegar muito longe porque vai perder tempo sem saber onde está o que você precisa, o que deve ser feito, o que pode utilizar, etc... Seus recursos todos precisam ser postos em ordem, tempo, espaço, finanças, relacionamentos, etc.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

A agenda da Constância




Logo se vê que Constância é uma pessoa ocupada, pois só quem tem variadas responsabilidades precisa de uma agenda. Responsabilidades indicam capacidade de gerenciá-las para resolvê-las de uma forma bem elaborada e inteligente. A sua agenda controla as suas atividades em função do tempo, o que é outro aspecto importante na vida de alguém que deseja realizar alguma coisa. Constância é a gerência do nosso cotidiano. Aquelas atividades que precisamos executar todos os dias para avançar e não apenas para manter o nosso status é que constroem o caráter da constância. Colocar o nosso fazer na temporalidade correta é uma arte e uma ciência. Arte porque precisa de compreensão do que realmente é importante e isso está no nível do espírito e ciência porque precisa de entendimento. 

Tempo é um recurso único, esgotável, irrecuperável e precioso. Sem tempo, o dinheiro de nada vale. Imagine uma pessoa com milhões de reais nas mãos, mas com dez minutos de vida... Mas, o conhecimento pode diminuir o tempo gasto nas tarefas e assim, você pode aumentar sua disponibilidade de tempo.

Por exemplo, para aumentar a disponibilidade de tempo, você pode terceirizar um trabalho ou parte dele, como se faz contratando uma diarista, por exemplo. Ao invés de empregar seu tempo fazendo faxina, você se dedicará a fazer aquilo que somente você pode fazer ou que você faz de forma mais rápida ou eficiente. Pessoas centralizadoras sempre estarão presas ao mesmo patamar porque não abrem mão de fazer tudo sozinhas e não trabalham em grupo. Esse é um tipo de perda de tempo que esgota muitas pessoas.

Prioridades para formar a agenda da constância: o caminho até o alvo

A relação com Deus vem sempre em primeiro lugar. Três coisas que lhe sustentam não podem ser substituídas ou diminuídas: “oração, leitura da Palavra e congregação”. Se você desmontar esse alicerce, vai se ver em apuros. O primeiro mandamento é “Ama a Deus sobre todas as coisas...” (Mateus 22: 38) e a promessa é: “Buscai em primeiro lugar o reino dos céus...”. “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).

Depois, não abandone a assistência à família e amigos. Primeiro as pessoas, depois as coisas. Sem as pessoas, as coisas conquistadas perdem o sentido. “Ama ao teu próximo como a ti mesmo...” (Mateus 22:39).

Respeite sua paixão. Faça-se essa pergunta: “o que eu mais gosto e desejo?” Descubra qual é a área da sua paixão. Sabe aquele assunto que lhe interessa? Aquilo que você faz e que quanto mais faz, mais melhora e tem vontade de melhorar e fazer mais ainda? Aquilo sobre o que você gosta de se informar e discutir? Essa é a paixão que Deus colocou no seu coração. Invista nela. É uma consequência das anteriores: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Salmo 37:4) 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O heroísmo nosso de cada dia



Se você for ao dicionário, como o Michaelis, por exemplo, vai encontrar  a seguinte definição para herói: "1. Mit. gr. Denominação dada aos descendentes de divindades e seres humanos da era pré-homérica (semideuses). 2. Homem que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo. 3. O protagonista de qualquer aventura histórica ou drama real." A primeira definição torna impossível a figura para seres comuns e a terceira o torna ficção. A segunda, foca a essência do heroísmo, que seria a coragem.

Estive pensando, esses dias, que atribuímos aos outros o título de heróis, mas na realidade, a maioria das pessoas que são consideradas heróis e heroínas são pessoas que simplesmente enfrentaram aquilo que a vida lhes estava impondo. Na maioria dos casos, ou enfrentavam o desafio ou lhes restava a morte. Outros heróis foram desprendidos, isto é, consideraram as necessidades dos outros mais importantes do que as suas. Mas, o que parece, é que a maioria dessas pessoas tinha uma incrível consciência de que algo precisava ser feito, de que eles podiam fazê-lo e então esforçaram-se e chegaram até a se arriscar para fazer o que precisava ser feito.

Nenhum deles saiu de casa pensando: hoje vou ser um herói! Jesus não desceu do céu para que ser chamado de herói, foi um grande ato de desprendimento e bravura enfrentar tudo o que enfrentou para nos salvar, mas foi o resultado que o fez um herói para nós. A fama nem foi tanta assim, não é, ainda hoje há quem não o considere um herói.

Quantas vezes levantar da cama e preparar os filhos para a escola e o esposo para o trabalho requer um ato de bravura contra dores e cansaço? Ou equilibrar o orçamento e pagar as contas requer sacrifícios enormes? Ou estudar aquela matéria horrível ? Ou mesmo falar a verdade quando é mais fácil mentir? Ou fazer a coisa certa quando todo mundo faz errado? Quando Jesus disse que somos o sal da terra (Mateus 5:13), Ele disse que mudássemos o gosto dela. Isso requer muita coragem. Quando Ele disse que somos a luz do mundo (Mateus 5:14), Ele nos enviou a incomodar todos os que estavam na escuridão. É preciso bravura e altruísmo para fazer isso. 

Jesus nos chamou para sermos heróis. Aqueles que têm coragem de por sabor no tempero alheio. Aqueles que mostram o que está oculto, mas que é belo, apesar de ofuscante. Jesus nos chamou para sermos VALENTES E ALTRUÍSTAS. Se você fizer a vontade dEle, um dia, você vai acordar e perceber que as pessoas olham para você com admiração, você mesmo vai se admirar do que conseguiu realizar e vai somente ter certeza de que fez o que devia ter feito e foi muito bom fazê-lo.

Parabéns herói ou heroína do dia! Salve o dia de alguém, envie essa mensagem para ele ou ela e agradeça a Deus poder fazê-lo por tê-lo recebido de graça.

Deus te abençoe, em nome de Jesus, valente de Deus! Agora, fortaleça outros valentes e agradeça pela vida daqueles que tem trazido de Deus todos  dias para você. Todas as pessoas que são bênçãos heróicas continuamente na sua vida! Esse é o heroísmo dos constantes no cuidado, os verdadeiros heróis são os que conhecem o segredo da constância, do qual tratamos hoje nesse texto.


Web Analytics